• Carregando...
Moro lança lista de 30 criminosos mais procurados do país
Moro lança lista de 30 criminosos mais procurados do país| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, lançou nesta quinta-feira (30) uma lista com os criminosos mais procurados do país. A lista foi organizada pela Secretaria de Operações Integradas (Seopi), vinculada ao ministério, e inclui criminosos procurados pela Justiça Federal e Estadual em todo o país, cuja prisão é estratégica para o combate ao crime organizado no Brasil. A lista pode ser consultada no site na pasta.

“São indivíduos extremamente perigosos, todos eles com mandados de prisão, seja decorrente de condenações ou seja decorrente de prisões cautelares. Alguns deles, inclusive, não se exclui a possibilidade de que estejam foragidos no exterior, eventualmente até no Paraguai, e a divulgação dessa lista tem a virtude de facilitar que esses indivíduos sejam encontrados, os mandados de prisão sejam cumpridos e que eles sejam levados às cortes de julgamento ou para que as condenações sejam cumpridas e eles possam responder por seus crimes”, disse Moro.

“Esse projeto segue nosso propósito, juntamente ao presidente Jair Bolsonaro, de sermos firmes, na forma da lei, contra o crime organizado e a criminalidade violenta”, disse Moro.

Para que o nome conste na lista do Ministério da Justiça, os criminosos passaram pela avaliação de quatro pré-requisitos: ter mandado de prisão aguardando cumprimento; ter envolvimento em crimes graves e violentos; ter participação direta ou indireta em facção criminosa; e não estar na lista de procurados da Interpol.

A análise do perfil dos procurados que integram a lista seguiu 11 critérios, entre os quais estão a atuação interestadual e transnacional; rede de relacionamento; posição de liderança em organização criminosa violenta; capacidade financeira, entre outros.

Para fechar a seleção, foram ouvidos profissionais com experiência e atuação no enfrentamento a crimes violentos em diversas unidades federativas, além de agentes policiais estaduais e federal. O projeto não leva em conta os criminosos com atuação local, bem como eventuais crimes que, embora graves, não possuam vínculo com organizações criminosas.

A lista será atualizada mensalmente pelo ministério e tem como objetivo contribuir com mais uma ferramenta na localização de criminosos para estados e Distrito Federal.

A população também poderá colaborar com denúncias e informações através dos números do Disque-Denúncia das Secretarias de Segurança Pública dos estados. Por contemplar nomes de criminosos de alta periculosidade, o ministério recomenda que as abordagens sejam realizadas apenas pelas forças policiais.

"A advertência que faz o Ministério da Justiça e Segurança Pública é que os cidadãos comuns que tiverem informações sobre esses indivíduos entrem em contato com a Ministério da Justiça pelos canais indicados e não tentem, eles mesmos, qualquer espécie de contato com esses indivíduos porque são pessoas extremamente perigosas", afirmou Moro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]