i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Muda, Senado

“Cavaleiros” da Lava Toga: quem são os senadores que tentam encarnar a nova política

  • PorOlavo Soares
  • Brasília
  • 06/10/2019 15:11
Membros do Muda, Senado indo do Congresso à Praça dos Três Poderes para manifestação no último dia 25.
Membros do Muda, Senado indo do Congresso à Praça dos Três Poderes para manifestação no último dia 25.| Foto: Divulgação

Uma manifestação que pediu a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o Poder Judiciário levou à Praça dos Três Poderes, há dez dias, apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PSL), críticos da atuação do Supremo Tribunal Federal (STF) e até mesmo defensores de uma intervenção militar. Mas um dos principais resultados do protesto foi se tornar uma demonstração de força do grupo "Muda, Senado", um conjunto de parlamentares que tem incomodado as forças mais tradicionais da Casa.

O bloco, formado por 21 senadores, tem se destacado a despeito de não possuir membros de três dos partidos de maior relevância no Senado – o MDB, dono da maior bancada; o DEM, do presidente Davi Alcolumbre (AP); e o PT, principal força de oposição a Bolsonaro. Ou talvez o destaque ocorra justamente por não reunir integrantes destas legendas. Distante dos nomes habituais, o "Muda, Senado" puxa para si o discurso da "nova política", em alta desde as eleições do ano passado.

A instalação da CPI sobre o Judiciário, a "Lava Toga", é a principal bandeira do grupo. Outras causas do bloco são a derrubada do foro privilegiado, a redução dos custos do Legislativo, a abertura de processos de impeachment de ministros do STF e a defesa da operação Lava Jato. Mas com o fortalecimento do "Muda, Senado", já se especula que o grupo pode vislumbrar a presidência da Casa, nas eleições internas de 2021. "A eleição está muito longe. Mas certamente essa nossa forma de posicionamento poderá influenciar a disputa", declarou Alessandro Vieira (Cidadania-SE), um dos líderes do grupo.

Quem faz parte e quem pôde fazer parte

Integram o "Muda, Senado" parlamentares que ingressaram na Casa em 2019 e também alguns veteranos:

  • Alessandro Vieira (Cidadania-SE)
  • Styvenson Valentim (Podemos-RN)
  • Major Olímpio (PSL-SP)
  • Arolde de Oliveira (PSD-RJ)
  • Carlos Viana (PSD-MG)
  • Soraya Thronicke (PSL-MS)
  • Marcos do Val (Podemos-ES)
  • Eduardo Girão (Podemos-CE)
  • Selma Arruda (Podemos-MT)
  • Fabiano Contarato (Rede-ES)
  • Rodrigo Cunha (PSDB-AL)
  • Flávio Arns (Rede-PR)
  • Plínio Valério (PSDB-AM)
  • Jorge Kajuru (Cidadania-GO)
  • Oriovisto Guimarães (Podemos-PR)
  • Leila Barros (PSB-DF)
  • Luiz Carlos Heinze (PP-RS)
  • Alvaro Dias (Podemos-PR)
  • Randolfe Rodrigues (Rede-AP)
  • Reguffe (Podemos-DF)
  • Lasier Martins (Podemos-RS)

Segundo Alessandro Vieira, até o momento não houve nenhum descompasso entre convite e participação: ou seja, todos os senadores que foram convidados a integrar no bloco aceitaram a sugestão, e nenhum parlamentar que quis se juntar ao grupo teve a requisição recusada. "E acho que isso não irá acontecer", destacou.

O grande número de senadores e a variação de partidos dos membros do bloco faz com que o Muda, Senado tenha desde membros do PSL até os filiados à Rede Fabiano Contarato (ES) e Randolfe Rodrigues (AP), que têm batido constantemente no governo Bolsonaro.

Governista e membro do bloco, Arolde de Oliveira (PSD-RJ) minimiza o peso das contradições do grupo: "o bloco é do Senado, nós estamos pensando no Senado. Não é um bloco criado para apoiar ou deixar de apoiar alguém, e sim para tentar moralizar o Senado da República". Arolde também relata que não existe, no Muda, Senado, um "veto" a priori a membros de partidos que hoje não fazem parte do bloco. "Não há nenhuma espécie de veto. O bloco é aberto a todos os que se identificarem com nossos ideais", disse.

Tudo começou lá atrás

O "Muda, Senado" foi apresentado publicamente por Lasier Martins (Podemos-RS) em 13 de agosto, com um discurso no plenário da Casa. Mas o grupo se articula desde o início da atual legislatura. Grande parte dos senadores que hoje formam o bloco estiveram do lado de Alcolumbre na eleição para a presidência do Senado, vencida pelo democrata contra Renan Calheiros (MDB-AL), em fevereiro último.

Alcolumbre venceu aquela eleição com o apoio de parte do atual grupo e o discurso da "nova política", mas, apesar disso, sua atuação na presidência é um dos principais motores do "Muda, Senado". Os senadores do grupo se queixam de não estarem participando de decisões da Casa, de Alcolumbre ter se aproximado de parlamentares que ele mesmo tratou como adversários e também de o presidente ter engavetado três pedidos de instalação da Lava Toga. "O bloco acabou se formando como uma reação ao desconforto, à decepção que vários senadores passaram a ter quando perceberam que os compromissos de renovação não estavam sendo concretizados", afirmou Alessandro Vieira.

Quem se levanta contra o grupo

A lista de adversários do "Muda, Senado" é grande e diversificada. Não chega a ser formada automaticamente por todos os senadores que não estão no bloco, mas congrega grande parte do restante do Parlamento – em especial membros de partidos mais tradicionais. O próprio Davi Alcolumbre é, hoje, um dos opositores do bloco. Segundo nota do portal O Antagonista, o presidente do Senado estaria montando um dossiê contra alguns integrantes do bloco e também estudando denunciá-los ao Conselho de Ética da Casa.

O senador Chico Rodrigues (DEM-RR) é um dos parlamentares que não foi convidado para o grupo – mesmo também estando em seu primeiro mandato na Casa. Ele disse "reconhecer a legitimidade" do bloco, mas considera o Muda, Senado um "fator para tentar desagregar a condução dos trabalhos".

"Esse grupo cria um constrangimento com a Casa. Se já não bastasse a crítica da sociedade à classe política, temos ainda mais esse fator para tentar desagregar a condução dos trabalhos. E o presidente Davi tem tido uma gestão democrática, parceira. Respeito a decisão do grupo, mas acho que esse não é o momento de se fazer dissidências dentro do Senado", declarou.

50 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 50 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • F

    FERNANDO BITTENCOURT VARGAS

    ± 0 minutos

    Lava Toga é um delírio inconstitucional, que fere a independência dos poderes. Impossível de acontecer, agita as redes e já é campanha eleitoral de senadores. Os alvos são ministros do STF que não se ajoelham à Lava-Jato. Se o STF investigasse o presidente, ou congressistas por iniciativa própria, seria igual absurdo. Tempos estranhos, diria Marco Aurélio, onde a legalidade, e a sanidade, andam em baixa.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Elias Quadros

    ± 3 horas

    São os que se dizem honestos para enganar patos amarelos e lavajatisteiros.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    José Buffo Filho

    ± 23 horas

    Que coisa ridícula! Professor Oriovisto, Arns, vocês foram eleitos para trabalhar - Álvaro a gente nem comenta, a única obra em sua vida foi jogar a cavalaria contra professores. Que vergonha ver o Paraná representado por vocês.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • B

    B.D.Costa

    ± 24 horas

    reacionários, incendiários, verdadeiros populistas de meia tigela. Deviam ser isolados por hipocrisia. Querem proteger um governo que nao para de passar por cima da democracia.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • B

    B.D.Costa

    ± 24 horas

    E há quem acredite que esses aí realmente são o "novo"... afff.. dá uma olhada na raposa mor... o vendedor de suplência...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    CARLOS RF

    ± 24 horas

    Jogo de cena ! Já tiveram oportunidades para um Brasil melhor e nada fizeram !

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    RMSL

    ± 24 horas

    Quando vi o nome do Randolfe já desanimei. Como mudar algo com um Comunista que não apoia as Reformas, é a favor do Lula Livre e é contra tudo que o povo quer de mudanças ???

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • H

    Henrique Medeiros Duarte

    ± 24 horas

    Randolfe, a favor da Lava Toga?? incrivel, se o Lula mandar ele se posicionar contra a Lava Jato?? dá para entender?? = Esses senadores precisam mostrar coragem ir em frente com a LAVA TOGA e se o Alcolumbre não aceitar, TIRA ESSE ALCOLUMBRE, filhote do Renan.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Junior

    ± 1 dias

    A lava jato precisa chegar nos municípios. Precisamos de novos políticos nos municípios. A quadrilha politica é muito mais forte e perigosa nos municípios, matam pessoas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    CARLOS ROBERTO TEIXEIRA

    ± 1 dias

    Nem um senador de Santa Catarina onde a minha família que mora em Mafra -SC. votou neles nunca mais terão os votos de minha família.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    CARLOS ROBERTO TEIXEIRA

    ± 1 dias

    Cade o filho do presidente neste grupo do Muda Senado. Esta com medo ou rabo preso. Que decepção deste cara.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    claudio luiz da cunha

    ± 1 dias

    Álvaro e Arns... são os amigos do Beto Richa o honesto....só novidade agora vai..kkk

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    CARLOS ROBERTO TEIXEIRA

    ± 1 dias

    Parabéns senadores do Muda senado estamos com vocês.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Cecília

    ± 1 dias

    Parabéns Carlos Viana, representante de MG, gosteir de ver o seu nome nesta lista.! O outro candidato que votei para o Senado, um tal de Rodrigo Pacheco, nunca mais terá o meu voto (e de quem mais eu puder convencer).

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • E

      eneida

      ± 21 horas

      Concordo! Rodrigo Pacheco faz parte da patota do Aécio. Precisa dizer mais?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    José Luiz

    ± 1 dias

    MEUS PARABÉNS A ESTES SENADORES DA CPI DA LAVA TOGA, É SINAL QUE TEM AINDA UNS POLÍTICOS LIMPOS , POIS OS POLÍTICOS SUJO QUE É A MAIORIA NÃO QUEREM ESTA CPI, MAS OS MEIOS DE COMUNICAÇÕES DE HOJE ESTA, SUJEIRA VAI CAIR MUITO NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES, POLÍTICOS SUJOS NÃO APROVAM UMA DA LAVA TOGA, DE MEDO DE IR PRA A CADEIA, QUE O LUGAR CORRETO DELES,E FAZER DEVOLVER TUDO.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • C

      CARLOS FELIX

      ± 1 dias

      O simplismo do senso comum, é a demonstração da submissão à aqueles que gozam de simpatias ou antipatias de eleitores. Associar CPI da Lava Toga a políticos limpos, é acreditar que lula tem dez dedos.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    CARLOS FELIX

    ± 1 dias

    Alvaro Botóx Dias e Noites, sempre em busca de partido para continuar suas narrativas . Foi o "bonitinho' das eleitoras nos anos 70. Depois serviu Collor na Telepar. Tem DR constantes por onde passou. E agora vem com essa papagaiada de Muda Senado. CPI de LAVA TOGA e CPI de VAZA JATO, apenas dis**** política da esquerdalha, aonde uns no Senado atacando os 11 capa pretas e outros na Câmara atacando Moro.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Diz

    ± 1 dias

    Os contra o “Muda Senado“ vão pagar caro nas próximas eleições.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    LUIZ APARECIDO DE CARVALHO

    ± 1 dias

    Só precisamos anotar o nome desses senhores pra que nas próximas eleições , recolocarmos eles lá e excluirmos os oligarcas e seus picaretas que fingem trabalhar para o Brasil e continuam a manter todo o sistema podre funcionando e darmos todo o apoio para ajudar a limpar a sujeira dentro do judiciário encabeçada por alguns do STF.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    andrea silva

    ± 1 dias

    As pessoas cobram a lava toga reelegendo representantes que perpetuam o sistema político atual. É tipo ter câncer no pulmão e fumar 2 maços de cigarro por dia e achar que o tratamento irá salvar. O povo brasileiro só vota em lixo e espera milagre, é para rir mesmo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • M

      mr muscle

      ± 1 dias

      mas vota porque quer, pode anular., ou nem ir votar.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    TOATOA

    ± 1 dias

    Tem todo o meu apoio, fico feliz pelo senadores do Paraná estarem fazendo parte deste Grupo. Trabalho,Emoção e Fé que vcs chegam la.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • K

    Klin

    ± 1 dias

    Instala logo. É necessário mostrar que todos são iguais perante a lei. A propósito, KD o filho do presidente? Está se locupletando com a velha política apostando na impunidade de seus desvios na ALERJ.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JACKSON VIEIRA MACHADO

    ± 1 dias

    Sem dúvidas existe corrupção no STF o que é extremamente vergonhoso, pois é o órgão que não deveria escolher lados e sim aplicar a lei. Mas, essa me parece mais uma iniciativa de autopromoção do que em si por finalidade benéfica ao Brasil. Políticos sendo políticos...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • I

    Itamar Piffer

    ± 1 dias

    Triste é não ter nenhum senador de Santa Catarina???????

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • I

      Itamar Piffer

      ± 1 dias

      No futuro só voltarei em membros do Muda Brasil

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    José Vicente bittencourt

    ± 1 dias

    Infelizmente, o ser humano foi, é e continuará a ser o problema do mundo. Neste comentário, cito que muitos dos seres humanos ficam indignados contra a corrupção, contra a desonestidade em geral, mas, se tiverem chance, oportunidade, fazem o mesmo. Praticam atos fraudulentos, criminosos. Uma vez mais, será usado o exemplo dos políticos. O senado, que deve conter 81 membros, teve uma renovação de 85 %. Nem todos que se elegeram são novatos ou novatas, mas, percebeu-se que o povo votou por uma espécie de meritocracia. Pois bem, uma boa esperança de moralização no senado renasceu na grande maioria do povo brasileiro. Mais uma decepção! Já há uma certa porcentagem de "vendidos e vendidas".

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Josphin

    ± 1 dias

    Apoio totalmente. Concluo que esse grupo está percebendo que o eleitorado começou a mudar e que não pensa só em futebol ou carnaval.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Antonio Celso Garcia

    ± 1 dias

    "Este movimento é ridículo, oportunista e populista. Deviam nossos senadores se preocuparem em trabalharem de fato pelo país, e não encamparem movimentos que tem apelo popular na intenção de autopromoção. O Brasil está precisando de políticos que pensem o país macro, não demagogos que nada tendo para propor, propõem CPI que serve mais como instrumento de chantagem e promoção pessoal com dinheiro público. No final, como todos sabemos, acaba-se em uma suculenta pizza paga por todos nós.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • P

      PAULO OLIVEIRA

      ± 1 dias

      Concordo com o António, nesse grupo aí tem gente não tem moral para falar em honestidade. É o sujo falando do mal lavado.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • R

      RPM

      ± 1 dias

      Espero que mais senadores entrem para o movimento e provem que não fazem parte da massa podre que existe no senado.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luiz Antonio Halmenschlager

    ± 1 dias

    Finalmente estamos vendo uma AÇÃO PRÁTICA E PÚBLICA de um significante grupo de Senadores em busca das mudanças que nós, população brasileira, tanto anseia. Daqui do Paraná, temos dois representantes: ORIOVISTO GUIMARÃES e ÁLVARO DIAS. É importante destacar que o único a rejeitar esse movimento é FLÁVIO ARNS. Espero que ele tenha a sensibilidade que surge da população e acabe completando os 100% aderindo ao LAVA TOGA!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • W

      WILSON ZETI

      ± 1 dias

      O Flávio esta na lista dos que querem o Muda, senado.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Leonardo

    ± 1 dias

    Dois dos meus senadores do rgs estão aí... há luz no fim do túnel!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    ROBERTO

    ± 1 dias

    A Lava Toga é o meu sonho de consumo!!! O meu e de milhões de brasileiros. Faxina no STF já!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcus Vinicius de Andrade

    ± 1 dias

    É uma boa iniciativa, mas propor uma CPF sobre o Foro de São Paulo também seria uma boa.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • M

      Marcus Vinicius de Andrade

      ± 1 dias

      CPI, aliás.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    ROBERTO

    ± 1 dias

    Muito bom!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Sr. Walker

    ± 2 dias

    Finalmente paranaenses temos senadores que não estão cuidando apenas dos seus interesses, pensei que morreria e não veria este tempo chegar. Obrigado Senhor

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    WILSON LUIZ PILCH

    ± 2 dias

    Todos os senadores do Paraná na lista, excelente! Valorizaram o meu voto.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • Â

    Ângela Petrucci Vasconcelos

    ± 2 dias

    Gostei de ver o nosso senador LASIER MARTINS integrando este movimento.Parabéns.? Maria Helena Petrucci,.Pelotas (RS)

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Rômulo Viel

    ± 2 dias

    Parece ser uma iniciativa salutar.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    claudio luiz da cunha

    ± 2 dias

    Álvaro Dias....kkkkkk..... oportunismo continua...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    5 Respostas
    • A

      Antonio Celso Garcia

      ± 1 dias

      "Este movimento é ridículo, oportunista e populista. Deviam nossos senadores se preocuparem em trabalharem de fato pelo país, e não encamparem movimentos que tem apelo popular na intenção de autopromoção. O Brasil está precisando de políticos que pensem o país macro, não demagogos que nada tendo para propor, propõem CPI que serve mais como instrumento de chantagem e promoção pessoal com dinheiro público. No final, como todos sabemos, acaba-se em uma suculenta pizza paga por todos nós.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • A

      Antonio Celso Garcia

      ± 1 dias

      Este movimento é ridículo, oportunista e populista. Deviam nossos senadores se preocuparem em trabalharem de fato pelo país, e não encamparem movimentos que tem apelo popular na intenção de autopromoção. O Brasil está precisando de políticos que pensem o país macro, não demagogos que nada tendo para propor, propõem CPI que serve mais como instrumento de chantagem e promoção pessoal com dinheiro público. No final, como todos sabemos, acaba-se em uma suculenta pizza paga por todos nós.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • M

      marcos

      ± 1 dias

      ..ou seja, um bando de recruta e alguns papagaios de pirata kkkk

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • R

      Rômulo Viel

      ± 2 dias

      Oportunista ou não, o fato é que a iniciativa é salutar.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • C

      claudio renzi

      ± 2 dias

      ser a favor de um STF transparente e SEM corruptos dentro,é ser oportunista? E os que são CONTRA a Lavatoga seríam o qué,no seu entendimento?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]