• Carregando...
Pazuello
O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello.| Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, fez referências indiretas ao governador João Doria durante a coletiva de imprensa sobre a aprovação das vacinas produzidas pelo Instituto Butantan e pela Fiocruz, que ocorreu neste domingo (17).

“Nós poderíamos, num ato simbólico ou numa jogada de marketing, iniciar a primeira dose em uma pessoa. Mas em respeito a todos os governadores, prefeitos e a todos os brasileiros, o Ministério da Saúde não fará isso. Não faremos uma jogada de marketing”, afirmou Pazuello.

Depois, Pazuello acrescentou um apelo aos governadores. “Senhores governadores, não permitam movimentos político-eleitoreiros se aproveitando da vacinação em seus estados. O nosso único objetivo neste momento tem de ser o de salvar mais vidas, e não o de fazer propaganda própria”, disse o ministro

Risco em cada estado será considerado para definir proporção da distribuição, diz Pazuello

Para definir quantas vacinas cada estado deve receber, o Ministério da Saúde não vai considerar somente o tamanho da população de cada estado, mas também o grau de risco de agravamento da pandemia. “Determinei ao secretário que incluísse uma taxa de risco dentro da proposta de distribuição, justamente para avaliarmos e podermos ter flexibilidade em cima daquele local que está com maior risco”, explicou Pazuello.

O ministro disse que, logo depois da aprovação da Anvisa, determinou ao departamento logístico do Ministério da Saúde que faça a preparação específica dos lotes para cada estado e Distrito Federal, considerando os grupos prioritários e a proporção relativa de cada um.

“As 6 milhões de doses recebidas serão distribuídas de forma proporcional para os estados e entregues simultaneamente, e a partir daí iniciaremos a vacinação de forma igualitária em todos os estados”, afirmou.

Durante a coletiva, Pazuello também convidou governadores para uma reunião a ser realizada na manhã desta segunda-feira (18), para fazer uma “distribuição simbólica” dos 6 milhões de doses da Coronavac. O encontro deve acontecer às 7h, no depósito do Ministério da Saúde localizado no Aeroporto de Guarulhos.

Os estados serão responsáveis pela logística de distribuição das vacinas. Os municípios, com suas salas de vacinação, serão responsáveis pela execução da imunização. A vacinação começará na quarta-feira (20) às 10h da manhã.

As 6 milhões de doses já disponíveis serão direcionadas a 3 milhões de brasileiros, já que a vacina será dada em duas doses. Os grupos prioritários serão os idosos em instituições de longa permanência, a população indígena e os trabalhadores da área da sáude que estão na linha de frente do combate à Covid-19.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]