• Carregando...

# Mudanças no Código de Trânsito Brasileiro entraram em vigor nesta segunda-feira (12); para especialista, alterações podem passar mensagem de leniência com motoristas infratores

***) Novas e importantes mudanças no Código de Trânsito Brasileiro entraram em vigor nesta segunda-feira, dia 12 de abril.

As principais alterações estão relacionadas à validade da Carteira Nacional de Habilitação e à mudança no sistema de pontos para a suspensão da carteira.

Validade da carteira com o novo Código de Trânsito

Sobre a validade da carteira: motoristas com até 50 anos de idade passam a ter uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) válida por 10 anos. Já os condutores com idades entre 50 e 70 anos mantêm-se com o documento válido por 5 anos, como é atualmente. Aqueles que tiverem acima de 70 anos precisarão renovar a carteira de motorista a cada três anos.

Sistema de pontuação

Em relação à pontuação: a partir de agora, a lei determina um sistema que estabelece 20, 30 ou 40 pontos para a suspensão da CNH, conforme haja infrações gravíssimas cometidas nos últimos 12 meses.

São três classificações: terá a carteira suspensa com 40 pontos o motorista que não tiver nenhuma infração gravíssima; com 30 pontos aquele que tiver uma infração gravíssima e com 20 pontos o condutor que tiver duas ou mais infrações dessa gravidade.

Este episódio do podcast 15 Minutos detalha e analisa as mudanças no Código de Trânsito Brasileiro. O convidado é o engenheiro e especialista em Trânsito, Celso Mariano.

***
O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda. O programa é publicado no Spotify, Google Podcast, Deezer e no iTunes.

***
Ficha técnica: ‘15 minutos’, podcast de notícias da Gazeta do Povo #Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Maria Eduarda Scroccaro, Jenifer Ribeiro e Durval Ramos; montagem: Leonardo Bechtloff; identidade visual: Gabriela Salazar; estratégia de distribuição: Gladson Angeli e Marcus Ayres.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]