• Carregando...
Quinta edição do congresso Pacto pelo Brasil irá discutir gestão inteligente para cidades
Quinta edição do congresso Pacto pelo Brasil irá discutir gestão inteligente para cidades| Foto: Divulgação

Começa nesta terça-feira (24), a quinta edição do congresso Pacto Pelo Brasil, organizado pelo Observatório Social do Brasil (OSB) e que conta com o apoio de diversas instituições, incluindo a Gazeta do Povo. Por causa da pandemia, o encontro será de forma virtual e os debates terão como tema a gestão inteligente para cidades – compromisso com o cidadão.

A programação será composta por especialistas que são referência em suas áreas de atuação, nos temas Inovação, Tecnologia, Cidades Inteligentes, Fomento à Transformação Digital, Economia 5.0, Desenvolvimento de Territórios, Integridade e Compliance. Ao todo, serão cinco semanas de debates com transmissão sempre ao vivo pelo canal do YouTube do Observatório Social do Brasil.

"A gestão das cidades inteligentes se faz com pessoas que praticam a cidadania consciente, acompanhando o dia a dia de seus governantes eleitos", explica Francisco Soeltl, presidente do Instituto MicroPower e parceiro do evento.

De acordo com os organizadores, o congresso trará à pauta a discussão sobre o que esperar do Brasil e de nossas cidades em relação ao uso inteligente de recursos, ferramentas de eficiência nos governos municipais, estaduais e federal. Além de como o compartilhamento dessas ideias e também das boas práticas poderá elevar nossa posição em busca de um futuro melhor.

“A ideia, desde então, é que os cidadãos e as organizações públicas ou privadas desenvolvam ações de cidadania com o objetivo de se transformar em um exemplo de área livre de corrupção”, afirma Ney Ribas, ex-presidente do Sistema OSB e mentor do Pacto Pelo Brasil.

Entre os debatedores, estão a promotora do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT Luciana Asper, Esaú Mendes Siqueira, da secretaria de Gestão do Ministério da Economia, José Antônio Neto, da plataforma Mais Brasil, entre outros. Os painelistas irão debater serviços de qualidade, desde a educação até o saneamento básico, do transporte público à atenção básica em saúde.

"Somente com Gestão Inteligente os governos podem evoluir e ser efetivos no cumprimento da sua missão: servir ao cidadão! Com a pessoa ao centro, tecnologia e transformação digital podem gerar Negócios Inovadores e Economia Próspera para uma Sociedade 5.0, garantindo Qualidade de Vida, Inclusão e Sustentabilidade: Econômica, Social e Ambiental", diz o manifesto da OSB.

Como foi a edição passada

O Congresso Pacto Pelo Brasil teve sua primeira edição em 2017 e desde então reúne integrantes de observatórios sociais do país inteiro, especialistas, agentes governamentais, empresários, academia e organizações sociais em painéis temáticos para abordar assuntos relacionados à qualidade na aplicação dos recursos públicos, transparência, inovação, negócios, participação e controle social. Na última edição o tema proposto foi “Transformando pela Integridade” e contou com a participação do Instituto ARC – Auditoria, Riscos & Compliance e a ESENI – Escola Superior de Ética Corporativa Negócios & Inovação.

O Instituto ARC propôs com a união, mostrar que a área de compliance não é somente um espaço para networking, de uma técnica ou um serviço para ser comercializado, mas uma forma de vida. Para os organizadores, a última edição serviu para contribuir na implementação da cultura da integridade, tanto na iniciativa privada quando na esfera pública, abrindo portas para uma nova era.

"Cada brasileiro também pode fazer algo pela sua rua, no seu bairro, no seu trabalho, no Observatório mais próximo ou até mesmo ajudando a criar um novo, desde que seja com o mesmo propósito: tornar o Brasil uma área livre de corrupção”, defende Roni Enara, diretora-executiva do OSB.

Serviço

5º Congresso Pacto Pelo Brasil; de 24 de até 23 de setembro, com transmissão online pelo canal do Observatório Social do Brasil no YouTube. Confira a programação completa em: pactopelobrasil.org.br/

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]