• Carregando...
A inauguração do Palácio do Planalto, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, ocorreu em 21 de abril de 1960.
A inauguração do Palácio do Planalto, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, ocorreu em 21 de abril de 1960.| Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Palácio do Planalto, local de trabalho do presidente da República, passará por reformas de modernização na próxima semana para abrigar oito novas salas. As obras serão realizadas no quarto andar e terão início na segunda-feira (21), sendo realizadas em três etapas: a primeira com duração de 60 dias, a segunda de 90 dias e a última fase sendo concluída em 30 dias. Os trabalhos acontecerão durante o horário noturno e madrugada, entre 22h e 5h, para não atrapalhar as atividades dos servidores no espaço, que abriga os gabinetes dos ministérios vinculados à presidência, como a Casa Civil, a Secretaria-Geral, Secretaria de Governo e o Gabinete de Segurança Institucional.

De acordo com a Secretaria-Geral da Presidência, os custos da reforma estão estimados em R$ 1,4 milhão. “O projeto foi elaborado atendendo à demanda para a criação de novas salas administrativas, visando a melhor distribuição do espaço em relação da força de trabalho sediada no edifício. Servidores dos quatro Ministérios palacianos ocuparão os novos locais”, diz nota encaminhada pelo governo. Todo o processo de modernização do Palácio do Planalto foi autorizado pelo IPHAN (Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e Corpo de Bombeiros.

Prédio histórico

A inauguração do Palácio do Planalto, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, ocorreu em 21 de abril de 1960. O prédio está localizado na Praça dos Três Poderes e foi um dos primeiros edifícios construídos em Brasília. O local foi palco das comemorações de inauguração da capital federal. A construção do prédio começou em 10 de julho de 1958 e, até a conclusão, a sede do Poder Executivo Federal funcionou no Palácio do Catetinho, um sobrado em madeira, inaugurado em 31 de outubro de 1956, nos arredores de Brasília.

O Palácio do Planalto foi restaurado pela primeira vez em 2010. As obras duraram um ano e custaram R$ 100 milhões. As reformas incluíram a substituição das instalações elétricas, hidráulica e sanitária, além dos sistemas de incêndio e de ar condicionado. A fachada do prédio passou por completa restauração. Foi construído ainda no local um estacionamento para 500 veículos. O Palácio ganhou também um sistema de reaproveitamento de águas.

Veja abaixo as imagens de como ficará o espaço após a reforma:

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]