• Carregando...

# Este episódio do podcast 15 Minutos fala sobre o agravamento da pandemia em todo o país, detalhando especialmente a situação do Paraná, estado que tem neste momento a transmissão mais acelerada do vírus no país

***1) O Paraná é um exemplo claro do agravamento da situação da pandemia do novo coronavírus no Brasil. O estado é disparado o que tem a transmissão mais acelerada da Covid-19.

Mesmo assim, nesta quarta-feira (10), o governo do estado vai permitir a flexibilização de medidas de restrição.

Os hospitais sofrem com a superlotação. Nesta semana, pela primeira vez o estado ultrapassou a marca de mil pacientes na espera por um leito. Na segunda-feira (8), 1.071 pacientes com Covid-19 aguardavam por uma vaga de internamento nos hospitais do Paraná, sendo que praticamente metade, 519, estava em estado grave precisando de leito de UTI.

O editor de Paraná da Gazeta do Povo, Marcos Xavier Vicente, fala sobre a situação do estado neste momento e comenta as declarações de Vinicius Filipak, gestor em Saúde da Secretaria Estadual da Saúde.

Filipak afirmou que, devido à disseminação da nova variante brasileira do coronavírus, o Paraná está "com uma nova doença". Segundo ele, "não é a mesma Covid, é um primo dela muito pior".

Pacto de governadores contra a Covid-19

***2) Mais uma vez, durante a pandemia do novo coronavírus, governadores e o presidente da República, Jair Bolsonaro, não falam a mesma língua.

Desta vez, o que coloca os chefes dos executivos estaduais em lado contrário ao comandante do Executivo federal é a tentativa de firmar um pacto nacional para combater o pior momento da pandemia de Covid-19 no país.

Este grupo de governadores, que é liderado pelo governador do Piauí, Wellington Dias (PT), é composto por 22 chefes de Executivos estaduais. Eles defendem que este pacto tenha a participação do Congresso e do governo federal para a adoção de políticas conjuntas contra o coronavírus – dentre as quais, medidas restritivas à circulação de pessoas.

Mas, já nesta segunda-feira (8), em conversa com apoiadores, o presidente Jair Bolsonaro descartou a possibilidade de aderir ao pacto e disse que não vai decretar lockdown no país.

Este episódio do podcast 15 Minutos também discute a postura oposta de governadores e o presidente da República. Quem acompanha esse assunto na Gazeta do Povo é o repórter Jean Pecharki.

***
O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda. O programa é publicado no Spotify, Google Podcast, Deezer e no iTunes.

***
Ficha técnica: ‘15 minutos’, podcast de notícias da Gazeta do Povo #Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Maria Eduarda Scroccaro, Jenifer Ribeiro e Durval Ramos; montagem: Leonardo Bechtloff; identidade visual: Gabriela Salazar; estratégia de distribuição: Gladson Angeli e Marcus Ayres.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]