• Carregando...
Bolsonaro defendeu a prescrição médica para vacinação da Covid em  crianças em evento junto com o governador de Goiás, Ronaldo Caiado.
Bolsonaro defendeu a prescrição médica para vacinação da Covid em crianças em evento junto com o governador de Goiás, Ronaldo Caiado.| Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta sexta-feira (24) que o número de crianças mortas por Covid-19 no Brasil não justifica a imunização emergencial da população de 5 a 11 anos. O presidente afirmou ter participado da consulta pública proposta pelo Ministério da Saúde que quer saber a opinião dos pais sobre a aplicação da vacina em crianças - Bolsonaro tem uma filha de 11 anos.

"Não está havendo morte de criança que justifique algo emergencial", disse Bolsonaro em um encontro com jornalistas nesta véspera de Natal. "Está morrendo criança de 5 a 11 anos que justifique algo emergencial? É o pai que decide em primeiro lugar", reforçou o presidente.

O posicionamento de Bolsonaro corrobora a declaração do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que quinta-feira (23) já havia defendido que o atual patamar de óbitos infantis por Covid-19 "não implica em decisões emergenciais". A diretriz é uma determinação do presidente, que semana passada pediu a Queiroga a exigência de receita médica e um termo de responsabilidade dos pais para que as crianças fossem vacinadas contra a Covid-19.

Bolsonaro também defendeu nesta quinta que as crianças só sejam vacinadas com prescrição médica. "Eu não sou médio, mas tenho uma filha de 11 anos. Tenho um médico aqui do meu lado. Eu acho que qualquer procedimento tem que passar pelas mãos do médico, tá ok?", declarou o presidente ao lado do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, que é médico.

Na sequência, o presidente confirmou que votou no primeiro dia da consulta público do Ministério da Saúde para ouvir se os pais e responsáveis querem ou não que os filhos sejam vacinados. "Preenchi como cidadão, como pessoa física. Como cidadão, dei minha opinião", disse o chefe do executivo nacional.

Contra o governo

O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) se manifestou contra a obrigatoriedade de prescrição médica para vacinação de crianças de 5 a 11 anos. Em carta, o Conass rebate a necessidade de documento médico e afirma que os estados não não cumprirão a exigência.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) defendeu a vacinação das crianças em suas redes sociais. "Lutamos no Congresso Nacional para que todos os brasileiros tivessem acesso à vacina e fossem imunizados. E parte significativa da população brasileira já se vacinou. Com as crianças não deve ser diferente. Não podemos comprometer o futuro do Brasil", postou Pacheco.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]