i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Conservador nos costumes

“Partido da Universal” muda de nome, abraça liberalismo e quer o voto da direita

  • PorOlavo Soares
  • Brasília
  • 31/08/2019 11:33
Partido também alterou a marca
Mudança foi autorizada pelo TSE nesta quinta-feira (15)| Foto: Reprodução

O slogan “conservador nos costumes e liberal na economia” passou a fazer parte do cotidiano da política nacional nos últimos anos e vive seu ápice na gestão de Jair Bolsonaro (PSL), com a agenda do presidente e de ministros como Damares Alves e Paulo Guedes. Mas é um partido que não integra o governo que alterou a sua imagem para tentar ser uma espécie de “legenda oficial” dos conservadores e liberais, e assim buscar algum domínio dentro da centro-direita.

Trata-se do Republicanos, o novo nome do PRB. O partido teve a alteração de sua denominação confirmada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no último dia 15. A legenda alega que a modificação não se resume ao nome, e sim trata-se de uma “reformulação completa” nas estruturas do partido. O Republicanos incorporou o “conservador nos costumes e liberal na economia” como sua diretriz e passa a se apresentar, em todas as instâncias possíveis, como um partido de centro-direita.

O vice-presidente da sigla, deputado federal Márcio Marinho (BA), define a readequação como um “processo de transformação do pensamento e do comportamento partidário”. “Estamos também enfatizando nossa ideologia política, nosso compromisso com a família - a família ao modo pelo qual a sociedade foi formada”, reforçou o deputado Aroldo Martins (PR).

Briga na direita

A requalificação ou a busca por uma marca mais forte é essencial para um partido ainda relacionado à Igreja Universal do Reino de Deus e que quer buscar destaque em um cenário cada vez mais “congestionado”. A ascensão do conservadorismo brasileiro nos últimos anos abriu caminho para partidos de novos expoentes políticos, como o Novo e o PSL (que era um nanico sem viés ideológico definido até a chegada de Jair Bolsonaro, em 2018), e também fortaleceu lideranças que se identificam com valores tradicionais e estão dispersas em diferentes legendas, como Patriota, PL, PSD, PSDB e DEM.

Marinho confirma que o Republicanos almeja um protagonismo na centro-direita, “buscando sempre pela preservação das instituições políticas e sociais”.

“Nós temos crescido, de maneira firme e sustentável. E mais importante do que avançar é consolidar posições. Estamos crescendo com conteúdo. Podemos ter, sim, protagonismo nessa agenda [de centro-direita]”, acrescentou o deputado federal Lafayette de Andrada (MG).

Mas ao mesmo tempo que enfatiza o discurso conservador, o Republicanos almeja passar uma imagem mais estável e de mais diálogo do que outro partido do mesmo campo, o PSL. “Não somos pelo radicalismo”, declarou a deputada federal Rosângela Gomes (RJ), que comanda o secretariado de mulheres do partido. A parlamentar integra o partido desde sua fundação e define o Republicanos como um espaço “onde as mulheres negras podem sonhar”. Uma das “provas” do pouco radicalismo do Republicanos vem do fato de a legenda valorizar, até hoje, a figura de seu filiado mais ilustre - o ex-vice-presidente José Alencar, que ocupou o cargo durante a gestão de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), maior expoente da esquerda nacional.

A vice-presidência exercida por Alencar foi o mais perto que o Republicanos esteve de chegar ao comando do país. Ao longo de seus 14 anos, o partido não chegou a apresentar candidato a presidente em nenhuma ocasião. Em 2018, lançou o empresário Flávio Rocha como pré-candidato, mas desistiu do projeto após o nome não registrar bom desempenho nas pesquisas.

Se é Universal é Republicanos; recíproca que não é verdadeira

Com 14 anos de existência e um novo nome, ainda é correto relacionar o Republicanos com a Igreja Universal do Reino de Deus? O vice-presidente Márcio Marinho afirma que a Universal não tem “nenhuma influência” sobre o partido. “Existem no Republicanos pessoas da Universal e também de outras igrejas. Metade da bancada [da Câmara dos Deputados] é laica. Há católicos, há ateus. É um partido plural, que respeita a diversidade religiosa”, destacou o deputado Lafayette de Andrada.

Mas ainda que a igreja não “mande” no partido, existe um vínculo informal entre as instituições que pode ser resumido pela seguinte frase: nem todo republicano é da Universal, mas quase todo membro da Universal que está na política é do Republicanos.

“Políticos apontados pela igreja eram eleitos por outros partidos, até que houve um amadurecimento. Os pastores então pensaram: ‘vamos parar de sermos usados’. Então centralizamos os votos em uma sigla para deixarmos de ser a barriga de aluguel de votos em outros partidos”, declarou o deputado Aroldo Martins, que é bispo licenciado da Universal.

É outro bispo licenciado da igreja o filiado do Republicanos com o mandato de maior visibilidade nos dias atuais: o prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella. Ele foi eleito para o cargo em 2016 numa disputa contra Marcelo Freixo (PSOL) e vinha registrado maus índices de aprovação desde o início do mandato, mas ganhou um reforço em sua imagem após o arquivamento de um pedido de impeachment contra ele. Deve concorrer à reeleição no próximo ano.

Décimo primeiro partido sem sigla iniciada por “P”

A alteração no PRB/Republicanos é mais um exemplo de uma tendência que tem marcado recentemente a política nacional, que é a troca de nome das legendas. Nos últimos anos, alteraram o nome PTN, PTdoB, PSDC, PEN e PMDB, que passaram a se chamar, respectivamente, Podemos, Avante, DC, Patriota e MDB.

O Republicanos será o décimo primeiro partido brasileiro cujo nome não será formado do modo clássico, uma sigla iniciada por P de partido e outras iniciais. Além das já citadas, compõem o rol DEM, Solidariedade, Cidadania, Novo e Rede.

11 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 11 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • C

    claudio luiz da cunha

    ± 29 minutos

    Não faltará trouxas para votar nos pastores.... Templo e Dinheiro.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • H

      Hermes Wessa

      ± 7 horas

      Alguma duvida a quais picaretas estarao aliados nas proximas eleicoes?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • J

        João Mauricio

        ± 8 horas

        Se a IU já arranca o dinheiro dos "fieis", imagine se eles tomarem conta do governo. Se eles tomarem o governo, peço a Deus que aplique no Brasil as 10 pragas do Egito.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • L

          LUIZ APARECIDO DE CARVALHO

          ± 10 horas

          Fazer do Brasil um estado comandado por picaretas de denominações evangélicas , que vem se tornando milionários explorando os mais humildes é um risco e retrocesso muito grande até porque somos um país de maioria católica , mas o estado e seus poderes tem o dever constitucional de serem laicos.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • B

            B.

            ± 12 horas

            Só nas Repúblicas das Bananas ser liberal tem a ver com ser de direita. Que os burros percam tudo, até ficar na miséria. AVANTE GUEDES, DA DITADURA DO PINOCHET. ANTES DOS DESCEREBRADOS VIREM COM : "E O LULA? E O PT?" PENSEM NO AGORA. GENTE B U R RA.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            1 Respostas
            • C

              Carlos Andrade

              ± 59 minutos

              Clã, claro. Ser inteligente é defender o que não deu certo em nenhum lugar do mundo.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

          • M

            Marcos

            ± 19 horas

            Eles querem o teu voto para poder pegar o teu dinheiro. Qualquer um quer for eleito dá no mesmo. Se bobear, piora. Gosto muito do livro "A Revolução dos Bichos", escrito por George Orwell. Quanto percebemos a enganação que existe no mundo, paramos de bater palma para maluco rir. O povo tem feito papel de imbecíl há muitos anos, inclusive insistindo em reeleger as mesmas famílias.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            4 Respostas
            • C

              Carlos Andrade

              ± 58 minutos

              George Orwell: kkk

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

            • G

              George Orwell

              ± 10 horas

              Obrigado

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

            • B

              B.

              ± 12 horas

              OS COCOMINIONS VÃO VOTAR RS ATÉ VOTARAM NO FROTA

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

            • M

              Matheus

              ± 17 horas

              O povo sempre foi *******. Provavelmente sempre será

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

          Fim dos comentários.