• Carregando...

#60 - Quem é e o que pensa o futuro procurador-geral da República, Augusto Aras? E a nova potência do Senado, o Podemos de Alvaro Dias

*** 1) O subprocurador Augusto Aras, indicado pelo presidente Jair Bolsonaro para chefiar a Procuradoria-Geral da República (PGR), será sabatinado pelo Senado na próxima quarta-feira (25), às 9 horas. A avaliação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa é parte obrigatória do processo para que Aras seja confirmado como novo procurador-geral no lugar de Raquel Dodge, cujo mandato termina na última terça-feira (17). Após a sabatina, seu nome é votado pela CCJ e, posteriormente, pelo plenário do Senado. Para ser aprovado, Aras precisa do voto da maioria dos senadores presentes. É possível que as outras duas etapas ocorram também na própria quarta-feira. O novo PGR se comprometeu a encampar em seu mandato a defesa da vida, a valorização da família e a liberdade religiosa. Em agosto, Aras foi um dos signatários de uma carta da Associação Nacional de Juristas Evangélicos (Anajure), com teses e princípios para postulantes ao cargo de PGR. O repórter Leonardo Desideri fala mais sobre o perfil do futuro PGR.

***2) A chegada do senador Reguffe (DF) ao Podemos, consolidada na semana passada, transformou o partido na segunda maior bancada do Senado, com dez representantes. A legenda deve se fortalecer ainda mais nos próximos dias - a senadora Selma Arruda (MT) anunciou que se filiará à sigla na quarta-feira (18). Outros nomes podem também ingressar no partido, como o do senador Flávio Arns (PR), atualmente na Rede. O posicionamento de destaque do Podemos no Senado, à frente de partidos tradicionais como PSDB e PT, não é resultado, entretanto, de um amplo apoio que a legenda conseguiu da população. Afinal, de todos os seus integrantes no Senado, apenas um foi eleito pelo partido, Oriovisto Guimarães (PR). O repórter Olavo Soares explica o crescimento do Podemos.

***

O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, e forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia a dia, um resumo de temas relevantes. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda. O programa é publicado às 17h30 no streaming do Spotify, Google Podcast, Deezer e no iTunes.

***

Ficha técnica: o ‘15 minutos’, podcast de notícias, é gravado no estúdio da Gazeta do Povo, em Curitiba # Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Fernando Rudnick, Vivaldo de Sousa Neto e Jenifer Ribeiro; montagem: Leonardo Bechtloff; identidade visual: Gabriela Salazar; estratégia de distribuição: Gladson Angeli e Marcus Ayres.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]