• Carregando...

O governo federal apresentou um grande conjunto de reformas para revolucionar a forma como o poder público gasta o seu dinheiro. Em apenas um dia, o presidente Jair Bolsonaro e o ministro Paulo Guedes entregaram ao Senado três propostas de emendas à Constituição, com dezenas de regras em cada uma.

As três PECs apresentadas nesta semana criam mecanismos para ajustar as contas públicas da União, dos estados e municípios. E também distribuir melhor o dinheiro, mandando mais para os governos regionais. Há medidas para o curto prazo, contidas na chamada PEC Emergencial, e outras que devem ter mais impacto nos próximos anos e décadas.

A PEC mais importante do megapacote de Paulo Guedes é a do Pacto Federativo. Ela busca dar mais autonomia e dinheiro aos estados e municípios. Dentro dessa PEC está o plano dos 3 Ds, para desvincular, desindexar e desobrigar despesas. Ou, em outras palavras, tirar as amarras do orçamento e dar mais liberdade para os governantes usarem o dinheiro público.

Outra PEC apresentada por Bolsonaro e Paulo Guedes é a dos Fundos Públicos. Hoje existem 281 fundos desse tipo, e o dinheiro público depositado lá só pode ser aplicado em projetos muito específicos. Com isso, segundo o governo, nada menos que R$ 220 bilhões estão parados nesses fundos enquanto falta dinheiro para áreas que estão precisando.

Para entrar em vigor, no entanto, tudo isso depende do Congresso. Emendas à Constituição precisam dos votos de 60% dos deputados e senadores, com dois turnos de votação na Câmara e no Senado. E parlamentares já avisaram que pretendem fazer mudanças no texto. Quer dizer: a discussão ainda vai longe.

-------------------------

Ficha técnica

  • Apresentação: Fernando Jasper
  • Imagens: Alisson Martins
  • Edição: Vitor Ferraz
  • Roteiro: Fernando Jasper
  • Arte: João Pedro

-------------------------

RECEBA NOTÍCIAS PELO CELULAR: Escolha seu aplicativo favorito e receba o editorial da Gazeta do Povo e uma seleção com as notícias mais importantes da manhã e da noite de segunda a sexta-feira: https://leia.gp/noticiaswhatsapp

Acompanhe a Gazeta do Povo nas redes sociais:

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]