i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Parlamentares

O que o Planalto perde ao “terceirizar” solução para compra de vacinas ao Congresso

  • Brasília
  • 23/02/2021 19:11
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), propôs soluções para um impasse que o governo não conseguiu solucionar
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), propôs soluções para um impasse que o governo não conseguiu solucionar| Foto: Roque de Sá/Agência Senado

A vacinação contra a Covid-19 se apresenta para o presidente Jair Bolsonaro como um dos principais desafios políticos pós-eleições do Congresso. Pressionado por manifestações populares e governadores que sinalizam esforços para comprar vacinas por conta própria, o governo federal enfrenta um desgaste cada vez maior. A ponto de o próprio ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, pedir ajuda ao Palácio do Planalto para destravar a compra das vacinas da Janssen — braço farmacêutico da Johnson & Johnson — e da Pfizer.

Diante da fragilidade do governo em conseguir capitanear a missão sanitária de ampliar a oferta de vacinas no país, o Congresso assumiu para si esse desafio. Na segunda-feira (22), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), se reuniu por videoconferência com representantes da Pfizer e Janssen para identificar quais os entraves que impedem o Brasil de adquirir os imunizantes de ambos os laboratórios.

Após a reunião com os laboratórios, ocorrido pela manhã, Pacheco se reuniu à tarde com Pazuello. Do encontro ficou acertado que o Senado apresentaria um projeto de lei capaz de autorizar a União, estados e municípios a assumirem os riscos da compra das vacinas de ambos os laboratórios, com a viabilização de garantias, cauções e seguros para cobrir eventuais indenizações que o Estado tenha que pagar por ações contra possíveis efeitos colaterais.

Nesta terça-feira (23), Pacheco protocolou o projeto de lei do Senado (PLS) nº 534/2021, que permite a compra de vacinas por empresas e regulamenta a contratação de seguro privado contra efeitos adversos de imunizantes contra Covid-19. E o líder da oposição ao governo na Casa, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), será o relator, conforme antecipou a Gazeta do Povo e foi confirmado pelo próprio senador.

O contrato da venda de vacinas da Pfizer e Janssen tem cláusulas uniformes. No caso da Pfizer, segundo o próprio laboratório, aplicadas a todos os demais 69 países que já assinaram contratos com condições semelhantes às apresentadas ao Brasil. Entre elas, o de imunidade em relação a possíveis efeitos colaterais da vacina. Outra exigência da empresa é de que só seja processada e julgada em tribunal internacional. Por conta disso, o governo ainda não assinou contrato para a compra dos imunizantes.

Também nesta terça-feira, o plenário da Câmara dos Deputados aprovou o texto-base da medida provisória 1.026/20, que facilita a compra de vacinas, insumos e serviços necessários à vacinação contra a Covid-19. De acordo com o parecer do relator, deputado Pedro Westphalen (PP-RS), os estados e os municípios poderão comprar e aplicar as vacinas se a União não adquirir doses suficientes para a vacinação dos grupos previstos no plano de vacinação.

Inércia do Planalto entrega bônus políticos da vacina ao Congresso

A intermediação de Rodrigo Pacheco no impasse sobre as vacinas é motivo para os brasileiros comemorarem a perspectiva de ampliação da oferta de vacinas no Brasil. Mas, politicamente, o governo terá pouco o que usufruir desse capital político. Pazuello procurou o Planalto para obter soluções para a compra da Pfizer e da Janssen, mas foi o presidente do Senado quem apresentou as respostas.

O governo vem sofrendo críticas de opositores. O senador Randolfe Rodrigues é um dos que não poupou críticas. Nesta terça, disse que o processo de imunização da população está em ritmo "lentíssimo" e destacou que o PLS 534/21 atua no sentido de dar respostas à população.

"Na política, não existe vácuo de poder e isso traz impactos. Quando um poder não apresentar respostas para uma demanda, outro irá", destaca o cientista político Márcio Coimbra, coordenador de pós-graduação do curso de Relações Institucionais e Governamentais do Mackenzie.

Isso significa que Bolsonaro terá menos capital político para usufruir do que o Congresso. Contudo, para o especialista, a articulação de Pacheco entrega todos os bônus políticos ao Congresso, e não ao governo. "O Parlamento age numa frente unindo situação e oposição. Se o Rodrigo Pacheco está perto do governo, o Randolfe não está; mas os dois se mostram perto do Brasil, unindo tanto situação quanto oposição", destaca. "Então, na verdade, o Congresso está assumindo essa frente e não acredito que isso deixe louros para o governo", emenda Coimbra.

O cientista político Enrico Ribeiro, coordenador legislativo da Queiroz Assessoria em Relações Institucionais e Governamentais, entende que o governo usufrui do capital político do movimento de Pacheco, mas em menor volume.

“Nesse primeiro momento, os esforços do Rodrigo Pacheco se mostram como complementares ao governo. A posição dele é de apoio. Agora, se o governo não se movimentar, aí vai passar a ser um movimento isolado do Rodrigo e ele poderá capitanear para si os movimentos e ser o grande protagonista”, analisa o especialista.

Vice-líder do governo minimiza vácuo de poder deixado pelo Planalto

A letargia do Planalto em dar respostas para a ampliação da oferta de imunizantes tem um custo político: o de entregar ainda mais a articulação e poderes nas mãos do Centrão. Ficando o governo ou não com parte dos bônus políticos do movimento de Pacheco, na prática, o governo fica ainda mais dependente das forças dos aliados em ambas as Casas.

O deputado Gustinho Ribeiro (Solidariedade-SE), vice-líder do governo na Câmara, reconhece que os movimentos feitos no Senado evidenciam os problemas da articulação política do governo. "A gente percebe uma certa dificuldade de comunicação do ministro Pazuello", comenta. Porém, ele frisa que o governo não está desamparado. "Mas nós, aliados, que querem ajudar o Brasil a resolver essa situação, temos tentado colaborar com o Ministério da Saúde", destaca.

Membro da comissão mista do Congresso que acompanhou a situação fiscal e a execução orçamentária no combate à Covid-19, o vice-líder do governo entende que o governo pode colher os frutos da articulação política pela ampliação da oferta de imunizantes.

"O governo não tinha apoio no Parlamento, estava isolado. Agora, que tem esse apoio, tem diversos parlamentares [na base] tentando ajudar, colaborando, trabalhando junto, seja no Senado ou na Câmara. Isso é um bônus, muito pelo contrário [dos louros ficarem só com o Congresso]", destaca Gustinho Ribeiro.

STF entra no circuito político e amplia a oferta de vacinas para estados

O Congresso não é o único a ter dado respostas a problemas na ampliação de imunizantes ao Brasil. O Supremo Tribunal Federal (STF) também. A Corte formou maioria nesta terça-feira (23) e julgou favoravelmente pela compra de vacinas contra a Covid-19 por estados e municípios, caso as doses ofertadas pelo Ministério da Saúde sejam insuficientes para atender a população local.

A decisão do STF, na prática, também mina os frutos políticos ao governo federal, e vai na linha do PLS 534/21, que permite que estados e municípios possam comprar vacinas. Na segunda-feira, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), sugeriu a Rodrigo Pacheco que os estados possam comprar.

O presidente do Senado se mostrou favorável à ideia, desde que respeitado o Plano Nacional de Imunização (PNI), para que não haja privilégio de um ou outro estado em detrimento de outros estados da federação. De toda forma, a autorização para que entes subnacionais possam comprar a vacina é outro obstáculo para que o Planalto evite a pulverização do capital político potencial sobre a vacinação.

O deputado Felício Laterça (PSL-RJ) reconhece que o ambiente político é desfavorável para o governo, mas ele pondera que foi o próprio STF que deu vazão para o empoderamento dos demais poderes, em detrimento ao governo. "Desde o início [da pandemia], o STF desempoderou [o Executivo], fragmentou o poder. De lá para cá, começou todo mundo querendo ter protagonismo", avalia.

"O próprio Rodrigo Maia [ex-presidente da Câmara] se achava o 'primeiro-ministro' para fazer ações contra a Covid-19. Isso é ação de governo, mas, no Brasil, os nossos poderes estão meio perdidos. Está havendo embates entre eles por um vácuo de poder que se deu em razão da decisão do STF", destaca Laterça.

Relator de MP que amplia lista de vacinas prega menos vaidades e mais união

O deputado Pedro Westphalen (PP-RS) evita fazer críticas ao governo, mas reconhece que o clima é de turbulência política. “Acho que há uma tensão mundial, todos estão tensos e querem ter soluções. As pessoas estão tensas, nervosas, existe falta de vacina no mundo inteiro”, diz. O parlamentar defende que o momento é de facilitar a criação de mecanismos para a compra de vacinas com segurança. “Onde estiver, quando tiver”, pondera.

Relator da medida provisória 1.026/20, que flexibiliza regras para uso emergencial de vacinas contra a Covid-19 e amplia a lista de imunizantes a ser adquirida pelo governo federal, Westphalen defende a união para o momento e acredita que seu próprio parecer ajuda a construir essa unidade. “É momento de distensionar, ter racionalidade e procurar fazer as coisas com segurança”, comenta. O texto-base da MP foi aprovado nesta terça-feira pelo plenário da Câmara.

“O que temos que fazer é nos despir de quaisquer ideologias, mas senti nessa MP 1.026, que teve 156 emendas, a responsabilidade dos deputados e senadores em fazer emendas pertinentes, sem 'jabutis'”, destaca Westphalen. A permissão da compra de vacinas por empresas e a regulamentação da contratação de seguro privado contra efeitos adversos de imunizantes à Covid-19 chegou a ser aventado para ser incluído na matéria relatada por ele, mas Pacheco optou por propor isso em projeto de lei à parte.

O parlamentar concorda com a permissão de o Estado contratar uma seguradora privada para cobrir eventuais indenizações de efeitos adversos, mas entende que a ampliação da oferta de imunizantes é uma discussão entre governo e empresas. "Mas, se for dessa maneira [regulamentação pela aprovação do PLS 534], tudo bem, não vejo nenhum problema nisso aí", analisa.

95 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 95 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • P

    PAULO C F VIANA

    ± 5 minutos

    Seria muito interessante se os criticos da falta de vacina no Brasil dessem uma lida na imprensa internacional para fins de comparacao. O Canada, por exemplo, pais rico e do primeiro mundo, ate ontem havia vacinado apenas 1.7M de seus habitantes. O governo esta fazendo o possivel e o impossivel, apesar das cretinices do stf tentarem atrapalhar o tempo todo. A terceirizacao é exatamente o que quer a oposicao. "dividir para conquistar"

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • F

      Freitas

      ± 15 horas

      IMPRESSIONANTE >>> "Na expectativa de receber do Ministério da Saúde nesta quarta-feira (24) 78 mil doses de vacinas contra a Covid-19, o governo do Amazonas viu chegarem apenas 2.000. A planilha da pasta de Eduardo Pazuello mostra que 78 mil doses teriam sido enviadas para o Amapá, que contava com a chegada de 2.000 —por isso. os secretários de Saúde acreditam ter havido engano entre os estados."

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • F

        Freitas

        ± 17 horas

        O mundo inteiro se vacinando com as vacinas consideradas de "elite" e nós aqui implorando para uma qualquer. Israel vacinando quase 100% da população COM A PFIZER e tudo correndo às mil maravilhas e nós com esses entraves? Leia mais em: gazetadopovo.com.br/repu…o-vacina-pfizer-janssen Copyright © 2021, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        1 Respostas
        • M

          Moraes

          ± 17 horas

          Lá vem ele de novo com Israel.......hahahahahahahaha

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

      • F

        Freitas

        ± 17 horas

        23.02.2021 >>> "Pacheco se reunirá com Pazuello para discutir compra de vacinas da Janssen e Pfizer" - Alguém tem que se mexer...

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        1 Respostas
        • M

          Moraes

          ± 17 horas

          claro. será que essas vacinas chegam até sabado? queria ir pra praia.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

      • F

        Freitas

        ± 17 horas

        22.02.2021 >>> "Pressionado, Ministério da Saúde pede ajuda ao Planalto para comprar vacinas da Pfizer e da Janssen."

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • F

          Freitas

          ± 17 horas

          "Bolsonaro desautoriza Pazuello sobre vacina e entra em atrito com seu terceiro ministro da Saúde seguido. Presidente confirma que não irá comprar a vacina chinesa e critica governador paulista João Doria por “distorção”. Em meio à crise, ministro da Saúde testa positivo para a covid-19."

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          1 Respostas
          • M

            Moraes

            ± 17 horas

            Pazzuello, fale com o FREITAS! Ele sabe onde comprar vacinas!!

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

        • F

          Freitas

          ± 17 horas

          "Saúde contraria Pazuello e recomenda que municípios reservem vacinas para 2ª dose." - O sargento Tainha está perdido. Pudera, ele segue as ordens do recruta Zero. Na semana passada, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse que isso não era mais necessário.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          1 Respostas
          • M

            Moraes

            ± 17 horas

            Ta preocupado com o que meu amigo? você nao acabou de ganhar 28k em ações?

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

        • M

          Moraes

          ± 17 horas

          Doria, o FREITAS sabe como resolver o problema de falta de vacinas do Brasil, afinal segundo ele, Israel já vacinou 90% da população (mesmo tendo apenas 9 milhões de habitantes). Poxa, se até Israel consegue, porque o Brasil não conseguiria? Manda um email para ele que ele vai dar as dicas! Grande abcs!

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          3 Respostas
          • P

            PAULO C F VIANA

            ± 3 minutos

            Conta para ele que o Canada, ate ontem, havia vacinado 1.7M... e olha que é primeiro mundo...

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

          • M

            Moraes

            ± 17 horas

            FONTE: Arial Doria também disse que tinha comprado 46 milhões de vacinas.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

          • F

            Freitas

            ± 17 horas

            Moraes, quando Israel comprou as vacinas? Março ou abril do ano passado? Quem comprou antecipadamente, está recebendo antecipadamente. E comprou da Pfizer, o mesmo laboratório que nos ofereceu, em agosto, 70 milhões de doses iniciais que seriam entregues no começo deste ano.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

        • M

          Moraes

          ± 17 horas

          Aqui pessoal, copiei e colei o post do nosso colega FREITAS onde ele quer comparar BR com Malta, Monaco, San Marino: "Então, Moraes, compare valores absolutos do Brasil com Liechtenstein, Mônaco, San Marino, Malta. >>> Barbaridade. >>>. Israel já vacinou mais de 90% da população e eles não têm um SUS como o nosso, cuja capacidade de vacinação é a melhor do mundo. O Chile já vacinou 4 vezes mais que o Brasil, Os Estados Unidos vacinaram 6 vezes mais. Leia mais em: gazetadopovo.com.br/repu…vacinas-covid-congresso Copyright © 2021, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados." Taí pra todo mundo ver! ele comparando Israel, Monaco, continua...

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          8 Respostas
          • M

            Moraes

            ± 17 horas

            Nossa!!! me admira um cara que trabalhe vendendo e comprando ações ficar nervoso a toa! É amigo, a internet aceita tudo, até essas mentiras suas!!

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

          • F

            Freitas

            ± 17 horas

            Moraes, antes de você me alertar, estava fazendo a revisão. Estou muito nervoso, pois as ações que comprei ontem e antes de ontem as vendi com um lucrinho de apenas 28 mil reais. Está bom, não?

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

          • F

            Freitas

            ± 17 horas

            Moraes, falei que o nosso sistema de vacinação é considerado o MELHOR DO MUNDO, pois temos instalações capilarizadas e pessoal treinado.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

          • M

            Moraes

            ± 17 horas

            Editou? ta ficando nervoso ai cara?

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

          • M

            Moraes

            ± 17 horas

            Freitas, olha o que voce escreveu: "Falei que não se deve comparar valores absolutos, mas, sim valores absolutos." Tudo isso é nervoso? ta trocando as palavras?

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

          • F

            Freitas

            ± 13 horas

            Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

          • M

            Moraes

            ± 17 horas

            e ele ainda quer comparar o sistema de saúde de Israel com o nosso, mesmo alegando que lá eles não tem sus. obs.: Israel - 9 milhões de habitantes.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

          • M

            Moraes

            ± 17 horas

            Esse comentário foi removido pelo usuário

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

        • M

          Moraes

          ± 18 horas

          Pessoal, o FREITAS quer comparar o percentual de vacinados de Israel (9 milhões de habitantes) com o Brasil (200 milhões de habitantes). Alguém conta pra ele!!!

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          2 Respostas
          • M

            Moraes

            ± 17 horas

            hahahahahahahha......fica nervoso não. ta começando a se contradizer.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

          • F

            Freitas

            ± 18 horas

            Moraes, ponha aqui o que eu disse. Você quer comparar número de vacinados do Brasil com Mônaco, Malta, San Marino. Quer comparar valores absolutos e eu falei simplesmente que o correto é comparar números relativos. Percentagem de vacinados em relação à população. Os Estados Unidos vacinaram quase 20%, Chile uns 12%, o Brasil uns 3%. Só que não temos mais vacinas em estoque. Israel (Pfizer) quase 100%. E eu ainda afirmei que o Brasil tem a melhor rede de vacinação do mundo, só que não temos as vacinas.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

        • M

          Moraes

          ± 18 horas

          Nossa!!!! O Freitas agora vai dar control c + control v nas publicações dele!!!

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          3 Respostas
          • F

            Freitas

            ± 18 horas

            Moraes, eu peço para você colocar o que eu disse e você me fala que eu não tenho argumentos?

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

          • M

            Moraes

            ± 18 horas

            Ta nervoso Freitas? não tem argumento?

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

          • F

            Freitas

            ± 13 horas

            Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

        • F

          Freitas

          ± 16 horas

          Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          3 Respostas
          • M

            Moraes

            ± 16 horas

            Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

          • F

            Freitas

            ± 16 horas

            Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

          • M

            Moraes

            ± 16 horas

            Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

        • F

          Freitas

          ± 18 horas

          Moraes disse >>> "FREITAS >> Segundo o Freitas todos os países do mundo já vacinaram 100% da população e qualquer pessoa ou país poderia facilmente fazer um contrato de compra de vacina e receber no dia seguinte. No fantástico mundo do Freitas, tem vacina e insumos sobrando em qualquer esquina, só o malvadão do Bolsonaro que não quer comprar por birra! É cada um!" <<< RESPOSTA: Largue mão de ser mentiroso, Moraes, Coloque a minha frase em que disse isso. Como pode uma pessoa ser tão cana-lha? Disse que aqueles que compraram antes receberão as vacinas primeiro. E disse que o Brasil vacinou apenas 3% da população e já não temos mais vacinas. >>>

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • F

            Freitas

            ± 18 horas

            Moraes disse >>> "FREITAS >> Segundo o Freitas todos os países do mundo já vacinaram 100% da população e qualquer pessoa ou país poderia facilmente fazer um contrato de compra de vacina e receber no dia seguinte. No fantástico mundo do Freitas, tem vacina e insumos sobrando em qualquer esquina, só o malvadão do Bolsonaro que não quer comprar por birra! É cada um!" <<< RESPOSTA: Largue mão de ser mentiroso, Moraes, Coloque a minha frase em que disse isso. Como pode uma pessoa ser tão cana-lha? Disse que aqueles que compraram antes receberão as vacinas primeiro. E disse que o Brasil vacinou apenas 3% da população e já não temos mais vacinas.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • F

              Freitas

              ± 18 horas

              Moraes disse >>> "FREITAS >> Segundo o Freitas todos os países do mundo já vacinaram 100% da população e qualquer pessoa ou país poderia facilmente fazer um contrato de compra de vacina e receber no dia seguinte. No fantástico mundo do Freitas, tem vacina e insumos sobrando em qualquer esquina, só o malvadão do Bolsonaro que não quer comprar por birra! É cada um!" <<< RESPOSTA: Largue mão de ser mentiroso, Moraes, Coloque a minha frase em que disse isso. Como pode uma pessoa ser tão cana-lha? Disse que aqueles que compraram antes receberão as vacinas primeiro. E disse que o Brasil vacinou apenas 3% da população e já não temos mais vacinas.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              1 Respostas
              • M

                Moraes

                ± 18 horas

                olhe para os números, não adianta, você não quer entender, só quer atacar! BR é o 7o país com mais doses aplicadas. Deve doer muito na pessoa que só tem um discurso reconhecer isso. Alemanha, Italia, Espanha, Canadá...todos esses países vacinaram menos. Doi né?

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

            • M

              Moraes

              ± 18 horas

              FREITAS >> Segundo o Freitas todos os países do mundo já vacinaram 100% da população e qualquer pessoa ou país poderia facilmente fazer um contrato de compra de vacina e receber no dia seguinte. No fantástico mundo do Freitas, tem vacina e insumos sobrando em qualquer esquina, só o malvadão do Bolsonaro que não quer comprar por birra! É cada um!

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              5 Respostas
              • M

                Moraes

                ± 18 horas

                Ta xingando porque Freitas? não tem argumentos?

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

              • F

                Freitas

                ± 16 horas

                Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

              • M

                Moraes

                ± 16 horas

                Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

              • F

                Freitas

                ± 16 horas

                Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

              • F

                Freitas

                ± 16 horas

                Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

            • R

              Rubens Farias

              ± 18 horas

              O planalto não perde nada o Brasil ganha pois assim os prefeitos e governadores que quiserem salvar seus cidadãos vão comprar vacinas para seus povos e não ficar fazendo bênção de feijão milagroso

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              1 Respostas
              • M

                Moraes

                ± 18 horas

                verdade Rubens, afinal tem vacina sobrando no mundo! Só aqui no BR que o malucão do Bolsonaro não quer comprar! Se um prefeito fizer um acordo de compra hoje, provavelmente amanhã cedo já estará recebendo as doses compradas! Como ninguém pensou nisso antes!!!

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

            • F

              Freitas

              ± 18 horas

              Jair Bolsonaro >>> "Apesar da vacina... Apesar não, né? A Anvisa aprovou, não tem o que discutir mais. Agora, havendo disponibilidade no mercado, a gente vai comprar e vai atrás de contratos que fizemos, que era para ter chegado vacina aqui. Então, está liberada a aplicação no Brasil. A vacina é do Brasil. Não é de nenhum governador, não. É do Brasil", afirmou. >>. Faltou combinar com "mercado", mesmo após o "APESAR". Quem comprou está na fila, quem não comprou está na fila para assinar contrato de compra e aguardar a entrega lá por setembro. >>> Então, que venham as russas sputnick...

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • O

                O Pragmático

                ± 18 horas

                Político faz jogo de cena e jornalista vai na onda, sem questionar. Isso se vê com muita frequência, mesmo aqui na GP. É burro ou mal intencionado?

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • F

                  Freitas

                  ± 18 horas

                  Jair Bolsonaro >>> "Se você virar um jacaré, é problema seu”, disse Bolsonaro, que questionou em várias ocasiões as vacinas e a gravidade da pandemia que já deixou quase 185 mil mortos no Brasil. “Se você virar Super-Homem, se nascer barba em alguma mulher aí, ou algum homem começar a falar fino, eles (Pfizer) não têm nada a ver isso. E, o que é pior, mexer no sistema imunológico das pessoas”, continuou Bolsonaro em evento realizado nesta quinta-feira na Bahia."

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • F

                    Freitas

                    ± 18 horas

                    "Senhores, vamos nos orgulhar da nossa capacidade. Não foi feita por mim, ela já está lá. Nossos antecessores que criaram o SUS, que organizaram o programa nacional de vacinação. Vamos levantar a cabeça. Acreditem. O povo brasileiro tem capacidade de ter o maior sistema único de saúde do mundo, de ter o maior programa de imunização do mundo. Nós somos os maiores fabricantes de vacinas da América Latina. Pra que essa ansiedade, essa angústia?", questionou Pazuello. "

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • F

                      Freitas

                      ± 18 horas

                      "Bolsonaro tem se colocado há meses contra a vacina da fabricante chinesa Sinovac, que será produzida pelo Butantan caso tenham segurança e eficácia asseguradas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Em outubro, cancelou um acordo de cerca de R$ 2 bilhões do Ministério da Saúde para aquisição das doses. "Da China nós não compraremos. É decisão minha. Eu não acredito que ela transmita segurança suficiente para a população pela sua origem. Esse é o pensamento nosso", disse Bolsonaro."

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • F

                        Freitas

                        ± 18 horas

                        Enquanto os governantes de países que não desdenharam as vacinas foram atrás e firmaram contratos de compra desde março do ano passado, o Brasil (adivinhem quem?) ficou tripudiando, criando jacarés, trocas de sexo para os vacinados. Deu no que deu. Agora, estamos na fila da fila para assinar contratos de compras. Temos que pedir arrego para a China nos enviar insumos.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        6 Respostas
                        • M

                          Moraes

                          ± 18 horas

                          Rindo alto aqui. Israel: pouco mais de 9 milhões de habitantes, tecnologia de ponta, primeiro mundo, ainda assim não teve capacidade de vacinar 100% da população. Vacinas aplicadas: 7.68 milhões. BR: terceiro mundo, nenhum fabricante, mais de 200 milhões de habitantes. Aplicou 7.3 milhões de doses. EUA: maior potencia do mundo, várias farmacêuticas, poderio financeiro sem igual, criou lei para proibir que doses fossem exportadas antes que fosse distribuído localmente. Como é que é: Malta? San Marino? Malta? Você disse Malta? Qual a população? Malta: 66334 doses aplicadas. Monaco: 2400 doses aplicadas. Apaga que da tempo!

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                        • F

                          Freitas

                          ± 18 horas

                          Então, Moraes, compare valores absolutos do Brasil com Liechtenstein, Mônaco, San Marino, Malta. >>> Barbaridade. >>>. Israel já vacinou mais de 90% da população e eles não têm um SUS como o nosso, cuja capacidade de vacinação é a melhor do mundo. O Chile já vacinou 4 vezes mais que o Brasil, Os Estados Unidos vacinaram 6 vezes mais.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                        • M

                          Moraes

                          ± 18 horas

                          kkkkkkkk....como não se compara valor absoluto??? comparar um país com 10 milhões de habitantes com um de 200. Se fosse assim, porque nem mesmo Israel, Alemanha, Italia, Espanha vacinaram 100% da população? Para de acreditar na Globo.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                        • F

                          Freitas

                          ± 18 horas

                          Moraes, menos vacinados que o Brasil? Não se compara valores absolutos cara. Mesmo que os países citados vacinem 200% da sua população, no final o Brasil terá vacinado mais. O Brasil vacinou apenas 3% da sua população, e já não temos mais estoque de vacinas.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                        • F

                          Freitas

                          ± 18 horas

                          Aqui, além de desdenhar, JB não comprou quase nada. Nos EUA, tem um Congresso atuante. Além disso, Trump não é bobo, pois lá a Justiça é um "pouquinho" diferente. Se não fossem as vacinas do Butantan, quantos brasileiros já teriam sido vacinados, Moraes?

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                        • M

                          Moraes

                          ± 18 horas

                          EUA: Trump malucão desdenhou da pandemia, resultado: mais de 60 milhões de vacinados. Italia/Alemanha/França/Espanha: trancaram tudo, levaram a sério a pandemia, resultado: menos vacinados que o BR. Desdenhar ou não isso pouco importa. Não tem vacina no mercado. Não é tão dificil entender isso, é só pensar um pouco e parar de se informar com a Globo.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                      • F

                        Freitas

                        ± 18 horas

                        "Eduardo Pazuello nunca se reuniu com representantes da farmacêutica americana (Pfizer),nem de outras.As empresas estranham o fato de o próprio ministro da Saúde não participar diretamente das negociações.No início, Pazuello mandava para as conversas em seu lugar Hélio Angotti Neto,secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos. Depois, passou a dar a missão para o seu secretário-executivo, Élcio Franco.Integrantes da equipe de Pazuello têm dado sinalizações, nos bastidores, de que estão realmente preocupados com os atrasos no cronograma de entrega das vacinas que já estão sendo aplicadas no Brasil." Nunca se interessou em comprar vacinas.Ainda boicotaram as do Butantan.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        2 Respostas
                        • F

                          Freitas

                          ± 18 horas

                          Moraes, você sabe muito bem que a Gazeta deleta notícias com o respectivo link.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                        • M

                          Moraes

                          ± 18 horas

                          Fonte: Time New Roman

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                      • M

                        Marlon Nadal

                        ± 19 horas

                        Matéria tendenciosa, mentirosa e parcial e, portanto, ABSURDA. Vou cancelar a minha assinatura.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • L

                          Luzalvo

                          ± 20 horas

                          O fino do lixo do jornalismo nacional é incapaz e só produz chorume. Ontem, vários órgãos de imprensa do mundo denunciaram as exigências absurdas da Pfizer enquanto o jornalismo Jeca acha que precisa entregar até a mãe para o laboratório. PROCUREM NO GOOGLE: Pfizer bulliyng Latin America.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • I

                            irineu umberto librenza

                            ± 21 horas

                            Estão entregando para o Congresso por que reconheceram que não tem a mínima capacidade de administrar esta falta de vacinas gerando a vacinação a conta gotas que está a colapsar o atendimento hospitalar. Entregaram com medo dos leitores da Gazeta do Povo pois que a falta de atendimento, o medo, sofrimento e eventual morte estão chegando na classe média. Em Parintins, a tortura: ventilação mecânica sem analgesia/sedação/curarização. Então mesmo se v. conseguir uma vaga numa UTI está sujeito a falta de medicação? A este ponto chegamos? Dados todos os descontos, é demais, é demais.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            1 Respostas
                            • M

                              Moraes

                              ± 20 horas

                              Hããã?

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                          • O

                            Osvaldo Souza

                            ± 21 horas

                            O jornalista falta com a verdade. Os entraves são legislativos e é preciso sim que o Congresso dê o aval. Qual o problema? Nenhum. E é bom agora que o Brasil tem dois presidentes nas casas legislativas que pensa para o povo brasileiro. Graças a Deus não temos mais aqueles dois asquerosos que ficavam o tempo todo atrapalhando o Brasil, em especial aquele gordinho do Rio de Janeiro que se achava o primeiro ministro do Brasil Em grande parte incentivado pelas forças obscuras do país, dentre eles, políticos, autoridades de outros poderes de Brasilia, muito noticiado.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • M

                              Miguel Bersano

                              ± 23 horas

                              O fato: o governo, através do ministro da saúde, procurou auxílio do Congresso para destravar o nó que está bloqueando a compra, e que realmente, para ser destravado rápido, só com nova lei e, portanto, é necessário que passe pelo Congresso. O resto é especulação e factoide...

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • O

                                O Pragmático

                                ± 23 horas

                                Quando os governadores e demais trouxerem essas vacinas (tomara) aí poderemos dar crédito. Até lá é só conversa e jogo de cena.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                1 Respostas
                                • M

                                  Moraes

                                  ± 20 horas

                                  Exato. Está faltando vacina no mundo todo. Deixar comprar é uma coisa, comprar e receber é outra. Se os estados receberem, ótimo! Quanto mais melhor.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                              • M

                                Marco Polo

                                ± 19 horas

                                De qualquer forma, é impossível, a essa altura, discutirmos como "adultos" os fatos que levam o País à essas sabotagens, principalmente protagonizadas por cidadãos medíocres e limitados como os da maioria das Comunicações. São, em toda e qualquer análise, pombos no tabuleiro de xadrez! Lê quem tem estomago e/ou é atendido por falácias, ilações e distorções da espécie.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • R

                                  Roberto Fakir

                                  ± 24 horas

                                  Essa situacao está sendo criada para fragilizar e desgastar o governo federal, principalmente o MS. A Pfizer não tem vacinas para entregar nem na Europa imaginem no Brasil. Até os EUA estão desabastecidos. É o tipo de venda do "tem mas acabou". É só para desgaste mesmo. O congresso só está fazendo o que a imprensa precisa. Produção de material para desgaste do governo. Não teremos essa vacina porque "tem mas acabou".

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  1 Respostas
                                  • M

                                    Moraes

                                    ± 20 horas

                                    exatamente. falta vacina no mundo todo. o governador de SP que antes alardeava que já tinha comprado 45 milhoes de vacinas, na hora H não conseguiu entregar. estão entregando a conta gotas. ficar falando que só o BR está atrasado é ser muito desonesto.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                • J

                                  José Luiz A. C.

                                  ± 24 horas

                                  O autor da reportagem revela a sua opção pela visão da politização da pandemia. Enquanto a humanidade vive dramas reais em meio à pandemia, alguns enredos jornalísticos elevam os políticos ao protagonismos. Na realidade, o Legislativo e o Judiciário são moralmente obrigados a ceder parte de seus orçamentos bilionários para adquirirem vacinas para os municípios mais pobres. Este é uma visão jornalística capaz de agregar valor à informação,

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  1 Respostas
                                  • B

                                    Bernardo

                                    ± 21 horas

                                    Olha, impressionado com o jornalista. Fui lendo e não acreditei que se tratava de alguém da Gazeta. Ele gerou problemas inexistentes. Na parte em que diz: "fulano [parlamentar] não nega a tensão política", seguido da fala do parlamentar, vê-se claramente a criação de uma narrativa do autor. A fala após levantar uma tensão política é de que a pandemia é um problema mundial, na qual todos querem resolver o problema. Olha, como disse, estupefato com a "notícia" veiculada. O jornalista é um ideólogo antibolsonarista disfarçado de profissional. Lamentável, GP. Diversidade é diferente de incompetência e má fé.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                • L

                                  Luca

                                  ± 24 horas

                                  Na verdade o congresso deveria agir com mais frequência, não só no caso das vacinas.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • R

                                    Roberto Fakir

                                    ± 24 horas

                                    O STF criou uma aberração retirando do executivo suas funções constitucionais da administracao do MS nessa pandemia. Colocar a culpa no executivo é tentativa de GOLPE. Isso nunca deu certo ou acaba bem. Agora uma pergunta fica no ar. Por quanto tempo teremos que pagar esse "seguro"? Acho que a vida inteira porque vacina que manipula o DNA pode ter efeitos colaterais depois de 10 ou 20 anos. Será que vale a pena? Isdo tem que ser especificado na Medida do congresso e do STF. Se não especificar fica buraco nessa medida. Tem que ser transparente.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • J

                                      JOSMAR PORTUGAL VAZ

                                      ± 24 horas

                                      Vai ser mais uma roubalheira.....vacinas super faturadas. Dinheiro virá dos impostos pagos pelo povo. Como vai ficar ? Os caras só querem tumultuar o Brasil . Esses comunistas......continuam contra o país.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • F

                                        FRANCISCO WELLINGTON FRANCO DE SOUZA

                                        ± 24 horas

                                        O título da matéria é esclarecedor sobre como vem sendo tratada a crise sanitária, que no Brasil virou um oportunismo político. Todos os países do mundo estão tendo problemas com a vacinação, pois as empresas não estão conseguindo entregar aquilo que prometeram. É dever de todos os poderes e da população cobrar as soluções, porém também deve-se lembrar que não existe solução simples para problemas complexos, ainda mais quando se trata de Brasil. Quem vai lucrar politicamente eu não sei, mas quem vai pagar a conta, como sempre, será o povão.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • J

                                          José Valter Cipolla Aristides

                                          24/02/2021 10:44:45

                                          O governo federal não se mexe e critica governadores e prefeitos que querem. Quer todo o protagonismo, mas não faz por merecer. O nome disso é incompetência.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          1 Respostas
                                          • R

                                            Rubens Farias

                                            ± 24 horas

                                            E o exemplo de que o Brasil é uma mer da e uma pessoa ainda é contra a opinião coerente aqui postada

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                        • S

                                          Sr. Walker

                                          24/02/2021 10:39:41

                                          Mais um furo no currículo do psicopata. Vai terminar o mandato só com 300 votos. Seu lugar no mundo do fogaréu eterno já está assegurado. Desapareça coisa ruim.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          1 Respostas
                                          • R

                                            Rubens Farias

                                            ± 24 horas

                                            Sr. Walker infelizmente existem milhões de comedores de feijão milagroso por aí para votar nele. Só espero que apareça alguém minimamente capaz para concorrer e nos dá opção

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                        • S

                                          Stanislau Surek

                                          24/02/2021 10:09:11

                                          Ao negar vacina e andar a passos de tartaruga Bolsonaro vai perder muito mais votos do que já perdeu.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • F

                                            Freitas

                                            24/02/2021 10:05:41

                                            "Eduardo Pazuello nunca se reuniu com representantes da farmacêutica americana (Pfizer), nem de outras. As empresas estranham o fato de o próprio ministro da Saúde não participar diretamente das negociações. No início, Pazuello mandava para as conversas em seu lugar Hélio Angotti Neto, secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos. Depois, passou a dar a missão para o seu secretário-executivo, Élcio Franco. Integrantes da equipe de Pazuello têm dado sinalizações, nos bastidores, de que estão realmente preocupados com os atrasos no cronograma de entrega das vacinas que já estão sendo aplicadas no Brasil."

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            1 Respostas
                                            • M

                                              Moraes

                                              ± 18 horas

                                              Fonte: Time New Roman

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                          • F

                                            Freitas

                                            24/02/2021 9:57:57

                                            O prefeito de Natal, Álvaro Dias, continua a receitar ivermectina para o tratamento de Covid-19, embora o próprio fabricante do vermífugo tenha negado sua utilidade. Os hospitais públicos de Natal estão lotados, com 92% de seus leitos ocupados, e os pacientes mais graves, que precisam de UTI, estão sendo transferidos para Mossoró, a 300 quilômetros da capital. A infectologista Marise Freitas disse que cerca de 90% dos pacientes atendidos na rede pública confirmaram o uso da ivermectina como medida preventiva: “A maioria dos pacientes usa terapia precoce, seja ivermectina ou azitromicina, por conta própria ou prescrita. Criou-se uma falsa segurança induzida pelo poder público.”

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • E

                                              eneida

                                              24/02/2021 8:38:44

                                              Estamos em uma guerra sem comando. Desde os togados do STF até o prefeito da cidade mais remota do país, todos querem apenas ganhos políticos com a crise. Com corruptos e oportunistas a solta o resultado não será bom para a população.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              2 Respostas
                                              • R

                                                Rubens Farias

                                                ± 24 horas

                                                Vai um feijão milagroso ai dona eneida. O maior responsável pela crise a senhora não citou.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                              • F

                                                Freitas

                                                24/02/2021 10:09:31

                                                eneida, você se esqueceu de mencionar alguns que desdenham das vacinas, que falam que a chinesa não vamos comprar, que vamos virar jacaré, que nasceria pelo nas mulheres. Que fazem propaganda de vermicidas e cloroquina. Agora, quando tudo está indo pro brejo, querem comprar vacinas mil, mas há uma fila imensa no mercado. Fila para entrar na fila para assinar contratos de compra de vacina. Alguém não disse que os "laboratórios é que têm vir correndo para o Brasil'?

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                            • S

                                              Sidnei

                                              24/02/2021 7:58:31

                                              Registre isso: Vai ser uma farra para os corruptos. Vai ter vacina comprada por dez vezes o valor normal.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              1 Respostas
                                              • S

                                                Stanislau Surek

                                                24/02/2021 10:11:15

                                                Tanta coisa que é super faturarada no Brasil... Esta causa porém é muito necessária para ficar fazendo doce.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                            • A

                                              Avlis Sotnas

                                              24/02/2021 3:00:08

                                              bozo precisa de tutor. General Pesadello ainda não sabe o q é vacina e está aprendendo o significa sus.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • W

                                                Walter

                                                24/02/2021 1:18:28

                                                Não é uma disputa, e sim uma parceria. Querer transformar isso em plataforma eleitoral é, no mínimo, desumano.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                1 Respostas
                                                • R

                                                  Rubens Farias

                                                  ± 24 horas

                                                  Vai dizer isso para o Bolsonaro e os comedores de feijão milagroso que defendem ele cegamente

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                              Fim dos comentários.