• Carregando...

#63 - O mandato de duas semanas que rendeu o plano de saúde do Senado para a vida inteira. Greves no Brasil: parou por quê?

*** 1) Em janeiro de 2003, Ulisses Riedel (PDT-DF) assumiu como senador para ficar apenas 16 dias no cargo, na vaga aberta pela morte de Lauro Campos, do mesmo partido. O breve mandato assegurou ao pedetista o direito de filiação ao plano de saúde do Senado, que oferece atendimento nos melhores e mais caros hospitais do país, além de UTI aérea e atendimento no exterior. Vários outros ex-senadores garantiram os mesmos privilégios com apenas poucos meses de mandato. Advogado, o ex-senador foi fundador e presidente do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). Procurado pela reportagem, não se manifestou. O colunista da Gazeta do Povo, Lúcio Vaz, comenta sobre o assunto.

*** 2) O levantamento semestral do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese) sobre o número de greves no Brasil revelou uma redução de mais de 40% no primeiro semestre de 2019, em comparação com igual período do ano passado – quando o número de paralisações já havia diminuído, tanto no serviço público quanto na iniciativa privada. A situação do emprego no país e o enfraquecimento de sindicatos por dificuldades de arrecadação são apontados como as principais causas para essa diminuição. O editor de República Roger Pereira explica o estudo.

***
O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da
equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, e forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia a dia, um resumo de temas relevantes. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda. O programa é publicado às 17h30 no streaming do Spotify, Google Podcast, Deezer e no iTunes.

***
Ficha técnica: o ‘15 minutos’, podcast de notícias, é gravado no estúdio da Gazeta do Povo, em Curitiba # Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Fernando Rudnick, Vivaldo de Sousa Neto e Jenifer Ribeiro; montagem: Leonardo Bechtloff; identidade visual: Gabriela Salazar; estratégia de distribuição: Gladson Angeli e Marcus Ayres.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]