i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
General Rêgo Barros

Poder, influência… o que está por trás da “fritura” do porta-voz de Bolsonaro

  • PorMonica Gugliano, especial para a Gazeta do Povo
  • São Paulo
  • 22/07/2019 21:12
(Brasília - DF, 15/07/2019) Briefing do Porta-voz da Presidência da República, Otávio Rêgo Barros.rFoto: José Dias/PR
Porta-voz da Presidência da República, Otávio Rêgo Barros foi duramente criticado no fim de semana pela ala ideológica do governo.| Foto: José Dias/PR

O porta-voz da Presidência, general Otávio do Rêgo Barros, virou o novo alvo da "frigideira" de Carlos Bolsonaro, o filho "02" de Jair Bolsonaro. O vereador já conseguiu "fritar" dois ministros palacianos em sete meses de governo: Gustavo Bebianno e Santos Cruz, este último general do Exército. O desgaste de Rêgo Barros se acentuou após o desastroso café da manhã com jornalistas estrangeiros, na última sexta-feira (19).

Carlos culpa o general pelos problemas na comunicação de Bolsonaro que, segundo ele, expõe o pai desnecessariamente. Desta vez, as críticas contaram com a ajuda do deputado pastor Marcos Feliciano (Pode–SP), vice-líder do governo no Congresso, que chegou a chamar Rêgo Barros de "mal intencionado e incompetente".

Militares próximos ao presidente se mobilizaram durante o fim de semana para defender o porta-voz. Alguns viram nos ataques nas redes sociais uma tentativa de atingir também o chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Augusto Heleno, que também sofreu críticas recentes do filho de Bolsonaro.

A mais recente disputa territorial no Planalto envolve muito mais do que o cargo do porta-voz e os cafés da manhã com a imprensa que ele vem organizando. Aparentando sempre a paciência e a calma de um monge budista, Rêgo Barros tem mantido um bom relacionamento com os jornalistas desde que chegou ao cargo pelas mãos de Augusto Heleno, e do ex-comandante do Exército, Villas Bôas, de quem foi chefe da Comunicação Social.

Atualmente assessor especial do GSI, Villas Bôas se tornou um dos principais defensores do ex-subordinado nessa crise. E isso não apenas pelo enorme apreço e amizade que existe entre ambos, mas também porque o ex-comandante, hoje uma das vozes mais importantes no Exército, discorda e combate a forma de agir de Carlos. O general vê nos ataques muito mais do que um desrespeito aos colegas de farda, mas uma afronta à instituição que comandou. “Consideramos um absurdo que esses ataques se perpetuem e atinjam agora o porta-voz”, observou um influente militar do Planalto.

Em jogo, o controle da Secretaria de Comunicação

Ao atacar Rêgo Barros, Carlos Bolsonaro retoma os motivos que, de certa forma, o levaram a "fritar" o então ministro da Secretaria de Governo, Santos Cruz: o poder sobre a estrutura de comunicação social do Palácio do Planalto. Desde a posse do presidente, nunca se conseguiu chegar a um consenso sobre como deveria funcionar a Secretaria de Comunicação (Secom), um dos mais importantes instrumentos do governo no relacionamento com a população.

O presidente Jair Bolsonaro nunca quis manter o comando da Secretaria com terceiros – exceto foi quando pensou em nomear Carlos ministro da área – e muito menos seguir os moldes implementados no governos petistas, em que havia um ministro que chefiava a Secom e detinha o poder de decisão sobre a fabulosa verba da publicidade oficial.

Nesse sistema, o titular do ministério era o responsável pela secretaria que, abaixo dele, se dividia em uma área de imprensa propriamente dita (atendendo a mídia regional, nacional e estrangeira), a publicidade e um porta-voz que, diariamente, fazia os briefings (comunicados) com a posição oficial do presidente da República.

Bolsonaro optou por um esquema que subordinou toda a Secom à Secretaria de Governo. Não funcionou com Santos Cruz e o novo titular da pasta, o general Luiz Eduardo Ramos Pereira, cauteloso, ainda estuda como administrará a área. Em princípio, ele vem tentando manter a estrutura e é o responsável pelas verbas de publicidade que, para este ano, passam do R$ 200 milhões.

Entretanto, uma Secom em que o porta-voz tem autonomia e não se subordina ao secretário, neste caso Fábio Wajngarten, nunca existiu. “O porta-voz, do jeito que está, é uma entidade que só tem ligação com o presidente Bolsonaro”, explica um assessor do Planalto.

Por que cafés da manhã viraram motivo de polêmica

A situação ficou dessa forma porque Rêgo Barros chegou ao cargo muito antes do que Wajngarten. Nesse vácuo, coube a ele, portanto, formular estratégias de comunicação – uma função que seria do secretário – e tentar aproximar o presidente da imprensa.

Foram criados os cafés da manhã, encontros semanais com jornalistas escolhidos por ele e por Augusto Heleno que, dessa forma, tinham oportunidade de se aproximar de Bolsonaro e estabelecer algum relacionamento. Além disso, a relação entre Rêgo Barros e Wajngarten está longe de ser harmoniosa porque um integra a ala militar e o outro representa a família e a ala ideológica do governo.

O estilo informal de Bolsonaro e o fato de ele, na maior parte das vezes, conceder outras entrevistas (o chamado 'quebra-queixo') aos setoristas do Planalto, mesmo nos dias do café, tiraram um pouco do sentido dos encontros porque os jornalistas convidados não tinham informação exclusiva. Por fim, nesse último dedicado aos correspondentes estrangeiros e estopim da crise com Rêgo Barros, o encontro foi transmitido em uma live.

Enquanto era visto por milhares de seguidores, o presidente foi aumentando o tom e sendo mais enfático nas respostas. Disse que não existia fome no Brasil (corrigiu depois), investiu contra a jornalista Miriam Leitão, afirmou que os dados sobre desmatamento na Amazônia divulgados pelo Inpe eram falsos e, o pior dos estragos, fez um comentário pejorativo sobre os governadores do Nordeste sem saber que seu microfone estava aberto, portanto, tudo que dizia era ouvido e transmitido.

No sábado (20), Carlos Bolsonaro tuitou que esses cafés da manhã deviam acabar, pois só servem para prejudicar o presidente. "Sei exatamente o que acontece e por quem, mas não posso falar nada porque senão é fogo amigo", disse, referindo-se aos organizadores dos encontros.

Por enquanto, o café com os jornalistas continua. Nesta segunda-feira (22), Rêgo Barros evitou comentar os ataques de Carlos Bolsonaro contra ele, mas avisou que conversou com o presidente Jair Bolsonaro sobre os cafés da manhã e que eles não irão parar de acontecer. Como se vê, somente o passar dos dias poderá revelar quem, desta vez, venceu a última e mais recente briga no Planalto.

46 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 46 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • C

    Carlos Alberto Moreira

    ± 6 horas

    ATÉ QUANDO O CARLOS BOLSONARO VAI INFERNIZAR O GOVÊRNO DO PAI FAZENDO INTRIGAS E FUXICOS ENTRE MEMBROS DO GOVERNO. ESSE "GAROTO" , COMO DIZ O PAI, É UMA OVELHA NEGRA, UMA EMINÊNCIA PARDA DENTRO DA FAMILIA BOLSONARO.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • C

      CARLOS ADEMAR PURIM

      ± 1 horas

      O melhor mesmo é que todos os filhos dele deixassem de azucrinar e importunar a hierarquia do governo. Fazendo deste jeito, mais atrapalham do que ajudam. Lamentável.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

  • V

    Victor

    ± 8 horas

    A comunicação do governo tem sido amadora porque não cumpre os objetivos primordiais. Passar as ações do governo para um público amplo com a visão do governo sobre essas ações. O café e outras ações tem sido restritas e reportadas com visões deturpadas dos jornalistas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • S

      Simone

      ± 9 horas

      O porta-voz é bastante competente. Mantém a serenidade mesmo diante das perguntas capciosas que lhe são feitas. Infelizmente, caiu no radar do filho invejoso e desequilibrado de Jair Bolsonaro, que parece ter como objetivo minar o governo do pai. Espero que, se isso acontecer, o General Rêgo Barros saia o quanto antes e não permita ser humilhado como já aconteceu com outros integrantes do governo, uma vez que não poderá contar com o Presidente, que apoia o filho de forma incondicional, esse talvez o seu maior erro.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • S

        Sandra Cartier Pyrrho

        ± 10 horas

        O presidente que é “pego de calças curtas”, está mal assessorado!!!!

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • A

          AMAURI

          ± 11 horas

          Nem os bozóides mais fanáticos aguentam mais. O país parado, e a família Bozo brincando de governar.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          2 Respostas
          • C

            claudio renzi

            ± 7 horas

            a pesar das mancadas dos Bolsonaros,que são reais,Amauri,o País está andando,mesmo que vocês não o enxerguem.E mais transformações virão para melhor,a pesar do seu desprezo pessoal ao Presidente.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

          • L

            Luiz Schuwinski

            ± 10 horas

            Desde quando um PTelho o r d i n á r i o como você pensa no país, hein? Vá levar uma "quentinha" pro rei dos pixulecos lá na federal, vai!

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

        • J

          João Mauricio

          ± 11 horas

          Como Presidente o Bolso pai deveria descer do palanque pois a campanha terminou faz tempo, e ele deve assumir a posição de Presidente da República Federativa do Brasil (que não é nenhum quintal de Americanos e Europeus). O Bolso pai mostra a sua fraqueza quando não "enquadra" os seus filhos, que acham que são sub-presidentes, e podem tudo. Se continuar assim a casa cai (já que está ruída).

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • W

            Williams Costa

            ± 11 horas

            Em tempo. Roupa suja se lava em casa. Está dando uma mané. Perdendo credibilidade, decepcionando a galera. Menos presidente, só temos você parará encarar a corja Vermelha. Dê a cara pra bater que eles te derruba.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • A

              ALVARO JOSE JUNQUEIRA NUNES

              ± 12 horas

              Antes de mais nada, o presidente precisa entender a importância de seu cargo e deixar de manifestar suas opiniões particulares da forma publica e desastrada como vem fazendo. Se vai tomar uma decisão que o faça, não precisa ficar apregoando comentários a respeito, dando munição a seus opositores.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              1 Respostas
              • W

                Williams Costa

                ± 11 horas

                Má, beleza, exatamente o que desejamos. Se não sabe ser presidente, aprenda, votei por seus argumentos. Virou bobo da esquerda. Pena.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

            • L

              Luiz Schuwinski

              ± 12 horas

              É o que dá não ter dado uma boa coça de vara de marmelo na buzanfa dos filhos de Bolsonaro quando eles ainda eram pequenos! Esses 'jostas' só detonam com a imagem do pai! O porta-voz da Presidência, general Otávio do Rego Barros, vem cumprindo suas funções de maneira admirável. É sereno, responsável e competente.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              3 Respostas
              • L

                Luiz Schuwinski

                ± 9 horas

                A intenção primordial foi essa, Teixeira!

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

              • F

                Flavio Teixeira

                ± 10 horas

                Luiz Schuwinski: que fique claro: eu votei contra o petê!

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

              • L

                Luiz Schuwinski

                ± 10 horas

                Que fique bem claro: VOTAMOS em Bolsonaro, não em seus filhos!

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

            • C

              Cesar Salles

              ± 12 horas

              Parece que o maior inimigo do presidente não é a ala da esquerda mas o próprio filho. É como se dormisse com o inimigo. Por que o vereador não se preocupa com os problemas municipais que lhe competem e deixa de se meter no governo federal?

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • C

                Cesar Salles

                ± 12 horas

                Parece que o maior inimigo do presidente não é a ala da esquerda mas o próprio filho. É como se dormisse com o inimigo. Por que o vereador não se preocupa com os problemas

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • G

                  Gerônimo Portugal

                  ± 12 horas

                  Gosto desse porta-voz, sempre que assisto o jornal, vejo ele sereno e com respostas pontuais. Seria uma pena se ele caísse por causa da loucura da família Bolsonaro. Os filhos do presidente são os maiores anti-patriotas e os que mais geram fogo amigo.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • J

                    JOSE DO PARANA

                    ± 12 horas

                    Os Generais tem que deixar o " loucão e os louquinhos" se estreparem,caiam fora.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • J

                      Jair Duvale

                      ± 13 horas

                      As criticas e observações são benéficas ao governo ,quando construtivas. Mas do jeito que o Carlos se comporta, só cria desavenças para o governo. Poderia lavar a roupa suja, numa conversa franca e direta, sem que o conteúdo seja divulgado ou deixado vazar à imprensa.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • J

                        Jair Duvale

                        ± 13 horas

                        As criticas e observações são benéficas ao governo ,quando construtivas. Mas do jeito que o Carlos se comporta, só cria desavenças para o governo. Poderia lavar a roupa suja, numa conversa franca e direta, sem que o conteúdo seja divulgado ou deixado vazar à imprensa.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • A

                          André

                          ± 13 horas

                          O Thammy Gretchen, quer dizer Carlos Bolsonaro, deveria se ater ao cargo que lhe é devido: vereador do RJ. Tem muito trabalho lá na cidade do RJ para ele resolver, mas com certeza lhe falta capacidade e cuidar do twitter alheio é mais fácil e mais divertido.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • A

                            Augusto Riezemberg Neto

                            ± 14 horas

                            Este Carlos Bolsonaro pensa que é o dono da verdade, como se o Brasil fosse da família e o resto funcionários deles e tem direito de queimar quem interessar.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • C

                              CARLOS FELIX

                              ± 14 horas

                              Rego Barros é da ala Paz e Bem, muito influente na Igreja católica, tem lá suas prelazias. E tem a ala dos pentecostais, forte e presente e os filosóficos , poucos mas quase fanáticos seguidores de OC.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • E

                                eneida

                                ± 14 horas

                                Bolsonaro tem de parar de falar pelos cotovelos. O porta voz é que tem culpa do falatório descontrolado? E esse Carlos é abominável!!

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • M

                                  Maria da Graça Vargas aguiar

                                  ± 14 horas

                                  O que tem por trás é muita mediocridade, falta de patriotismo desse Carlos, não conseguem, ele e a turma dele mensurar a crise em que o Brasil se encontra e o perigo de cairmos novamente na mão dessa esquerda maligna! E Bolsonaro que aprenda a ter decoro e compostura ao falar, ainda que sejam verdadeiras as acusações que ele faça.....não adianta fritar inocentes se a verborragia descontrolada continuar.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • W

                                    Wilson Sales

                                    ± 14 horas

                                    Carlos tem que aprender a assar no forno microondas e parar de usar churrasqueira.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • M

                                      Míriam Malaguti

                                      ± 15 horas

                                      Esse desrespeito de Carlos com os ministros precisa acabar. Ele não foi eleito junto com o pai e Bolsonaro tem que entender isso. Já passou da hora.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • A

                                        Alexandre

                                        ± 15 horas

                                        Comporta-se como menino pirrento com inveja! Vai cuidar dos seus afazeres!

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • C

                                          CARMEM SUELI PAVELSKI DA COSTA

                                          ± 15 horas

                                          Está na hora de o presidente Bolsonaro impor limites ao se filho.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          1 Respostas
                                          • S

                                            Simone

                                            ± 9 horas

                                            Já passou da hora.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                        • F

                                          Flavio Teixeira

                                          ± 15 horas

                                          Somos todos cúmplices de termos levado para o poder uma família inteira, onde o menos retardado é, quem sabe, a mulher do presidente. Filhos mimados, arrogantes, playboyzinhos raivosos. E o pai, infelizmente, um débil mental com poder... brasil, o que fizemos com você?

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          2 Respostas
                                          • S

                                            Simone

                                            ± 9 horas

                                            Concordo plenamente! Difícil vai ser Bolsonaro ficar calado, ou melhor, praticamente impossível!

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                          • M

                                            Maria da Graça Vargas aguiar

                                            ± 14 horas

                                            levamos porque não tínhamos opção, e, a agenda é aquela que queremos, o Presidente é que tem que calar a boca, falar o essencial e cumprir essa difícil agenda!

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                        • F

                                          Freitas

                                          ± 15 horas

                                          Internem essa "bichona"...

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          1 Respostas
                                          • C

                                            CARLOS FELIX

                                            ± 14 horas

                                            Freitas, cuidado! Seu comentário é homofóbico e enquadrado pelo STF como crime. Portanto, fecha sua rosca, porque pode vir cenoura, por aí !

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                        • R

                                          Renato Krupa

                                          ± 16 horas

                                          Faça seu trabalho de vereador no Rio...

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • R

                                            Renata

                                            ± 16 horas

                                            Ah, já que o Presidento gosta de agradar os filhos, deveria colocar o próprio Carluxo nessa função. Ou será que ele só sabe se manifestar pelas redes sociais?

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • W

                                              Wilbur Archibald III

                                              ± 16 horas

                                              Até quando o Tonho da Lua vai atrapalhar?

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • C

                                                Conan

                                                ± 16 horas

                                                Quem governa? Olavo, Guedes, os filhos, Onix? Quem é o poste?

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • C

                                                  Conan

                                                  ± 16 horas

                                                  Isso se chama nova política. Aquela velha política de dis**** de poder a qquer custo não existe mais.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  • H

                                                    HBF

                                                    ± 17 horas

                                                    A culpa não é do General. A culpa é da própria EXISTÊNCIA desse café da manhã com jornalistas. Não tem cabimento isso.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    • M

                                                      MARCELO DE PAOLA

                                                      ± 17 horas

                                                      Carlos Bolsonaro é um moleque mimado. Manda esse cara para a embaixada do Nepal para aprender a virtude do silêncio. Esse a gente apoia.

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      1 Respostas
                                                      • M

                                                        Maria da Graça Vargas aguiar

                                                        ± 14 horas

                                                        Gostei, manda para a embaixada do Nepal !

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                    • M

                                                      Maquiavel

                                                      ± 24 horas

                                                      Então o pimpolho quer mandar mais que o papi...

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      Fim dos comentários.