i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Sem concessão

Bolsonaro revoga decreto das unidades de saúde após polêmica sobre “privatizar” o SUS

  • PorGazeta do Povo, com Estadão Conteúdo
  • 28/10/2020 17:38
  • Atualizado em 28/10/2020 às 20:10
Governo autorizou estudos para incluir unidades básicas de saúde em plano de concessão à iniciativa privada. Gesto foi entendido pela oposição um movimento de privatização do SUS.
Governo autorizou estudos para incluir unidades básicas de saúde em plano de concessão à iniciativa privada. Gesto foi entendido pela oposição um movimento de privatização do SUS.| Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O governo federal publicou um decreto na terça-feira (27) que permitia ao Ministério da Economia realizar estudos para inclusão de unidades básicas de saúde (UBS) do Sistema Único de Saúde (SUS) dentro do Programa de Parcerias de Investimentos da Presidência da República (PPI). O ato, assinado pelo presidente Jair Bolsonaro e pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, foi interpretado como o pontapé inicial de uma tentativa de privatização do SUS. Diante da polêmica, Bolsonaro decidiu revogar o decreto. A formalização do recuo foi publicada nesta quarta-feira (28), em edição especial do Diário Oficial da União.

O presidente anunciou a revogação do decreto em postagem no Facebook, mas defendeu a proposta. "Temos atualmente mais de 4.000 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e 168 Unidades de Pronto Atendimento (UPA) inacabadas. Faltam recursos financeiros para conclusão das obras, aquisição de equipamentos e contratação de pessoal", destacou. Bolsonaro escreveu que o "espírito do Decreto 10.530, já revogado, visava o término dessas obras, bem como permitir aos usuários buscar a rede privada com despesas pagas pela União". Na publicação, ele se referiu ao caso como a "o SUS e sua falsa privatização".

O PPI é o programa que trata da concessão à iniciativa privada de empresas e serviços públicos, em projetos que incluem desde ferrovias até estatais. Segundo o decreto, os estudos avaliariam "alternativas de parcerias com a iniciativa privada para construção, modernização e operação de Unidades Básicas de Saúde dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios".

Antes de Bolsonaro revogar o decreto, o Ministério da Economia havia afirmado, em nota, que o objetivo era “encontrar soluções para a quantidade significativa de unidades básicas de saúde inconclusas ou que não estão em operação no País" que “já consumiram R$ 1,7 bilhão de recursos do Sistema Único de Saúde (SUS)”.

O decreto repercutiu mal entre parlamentares de oposição, entidade representativas do SUS e secretários de Saúde. Na manhã desta quarta-feira (28), o termo #DefendaOSUS ocupou as primeiras posições entre os assuntos mais comentados no Twitter.

O deputado Zeca Dirceu (PT-PR), que bateu-boca com Paulo Guedes em audiência na Câmara para debater a reforma da Previdência, em 2019, escreveu no Twitter: "Para Bolsonaro e Guedes, a saúde do brasileiro agora é um negócio".

Também na rede social, o deputado José Guimarães (CE), líder da Minoria na Câmara e vice-presidente nacional do PT, afirmou: "inaceitável! No meio de uma pandemia, Bolsonaro quer privatizar o SUS". O parlamentar defendeu que "o decreto do presidente abre espaço para entregar as Unidades Básicas de Saúde ao mercado financeiro".

Na mesma linha, a líder do Psol na Câmara, Sâmia Bomfim (SP), disse que a iniciativa "abriu espaço para a privatização do SUS". "Saúde deve ser encarada como direito, não mercadoria", completou a deputada. Do mesmo partido, Marcelo Freixo (RJ) publicou que "Bolsonaro autorizou a equipe econômica a criar um modelo de privatização de unidades básicas de saúde".

O secretário estadual da Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, disse que a possibilidade de privatização deixava o governo paulista "muito preocupado". "Temos medo de que esse tipo de parceria possa desarticular, desfazer algumas tratativas", declarou. "Estamos olhando com muita ressalva, com olhar bastante atento para que não façamos, como sempre, que os mais desvalidos sejam os mais prejudicados."

Inclusão de unidades de saúde no PPI era debatida desde o ano passado, disse governo

Antes da decisão pela revogação, o governo federal se apressou em informar que o decreto autorizava apenas "um estudo para posterior avaliação". Em nota, a Secretaria-Geral da Presidência da República afirmou que a medida não representava qualquer decisão prévia.

Segundo o texto, o objetivo do decreto era "somente permitir que sejam realizados ou contratados estudos multidisciplinares" para analisar a situação atual das unidades básicas de saúde (UBS), controladas pelo SUS, assim como apresentar possíveis alternativas de melhorias e constatar "a viabilidade (ou inviabilidade) de aplicação concreta daquelas alternativas" apresentadas. O Ministério da Economia informou que a população não deveria se preocupar porque “os serviços seguirão sendo 100% gratuitos”.

A medida não era uma iniciativa recente do governo. Em novembro do ano passado, o governo já havia anunciado a intenção de incorporar o setor da saúde no PPI, prevendo estudos de alternativas de parcerias para construção, modernização e operação das UBS. Mas, ganhou repercussão, principalmente nas redes sociais, com a publicação da decisão no Diário Oficial da União desta terça.

Oposição já se articulava para barrar decreto de "privatização" do SUS

Para os partidos de oposição, o decreto do Ministério da Economia era um sinal do início da “privatização” do SUS. Deputados oposicionistas começaram a se articular para barrar a medida do governo via Congresso. Ao menos oito projetos de decreto legislativo (PDL), que podiam anular os efeitos da ação editada pelo governo, foram protocolados na Câmara.

O deputado José Guimarães foi autor de um deles. "Tal retrocesso pretende vender patrimônios do povo brasileiro, acabar com políticas públicas, além de desrespeitar a autonomia dos municípios que cuidam das Unidades de Saúde e de seus profissionais. De fato, esse governo não conhece a Constituição Federal, muito menos a legislação que regulamenta o SUS", disse.

A deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) ressalta que são nessas unidades em que são aplicadas as vacinas distribuídas pelo governo. Há a preocupação com a iminência da aprovação da imunização contra a Covid-19 e com a campanha que o governo precisará organizar na sequência. "Nós queremos anular os efeitos desse decreto", disse ela, autora de outro PDL, juntamente com os colegas de bancada Alice Portugal (SP) e Márcio Jerry (MA), que é também coordenador da Frente Parlamentar do SUS.

País tem 4 mil unidades básicas de saúde inacabadas, diz Ministério da Economia

Em comunicado à imprensa, o Ministério da Economia informou que a decisão de incluir unidades de saúde no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) foi tomada após “pedido do Ministério da Saúde”. A avaliação do governo é que “é preciso incentivar a participação da iniciativa privada no sistema para elevar a qualidade do serviço prestado ao cidadão, racionalizar custos, introduzir mecanismos de remuneração por desempenho, novos critérios de escala e redes integradas de atenção à saúde em um novo modelo de atendimento”.

De acordo com o Ministério da Saúde, o chamamento à iniciativa privada é importante “diante das restrições fiscais e das dificuldades de aperfeiçoar o modelo de governança por meio de contratações tradicionais”. Atualmente, há “mais de 4 mil UBS com obras inacabadas” que, de acordo com a pasta, já “consumiram R$ 1,7 bilhão de recursos do SUS”.

Os estudos que o PPI foi autorizado a fazer visam dar “capacidade técnica e qualidade no atendimento ao sistema público de saúde”. Ainda segundo a nota, “devem ser focados em arranjos que envolvem a infraestrutura, os serviços médicos e os serviços de apoio, de forma isolada ou integrada sob a gestão de um único prestador de serviços, o que possibilita estabelecer indicadores e metas de qualidade para o atendimento prestado diretamente à população”, diz o ministério, garantindo que os “serviços seguirão sendo 100% gratuitos para a população”.

A Economia encerra o comunicado lembrando que a Secretaria do PPI já “colabora com municípios e estados com a modelagem de diversos outros projetos de parcerias, a exemplo das Parcerias Público-Privadas (PPPs) de creches e iluminação pública”.

Atualização

Reportagem incluiu a informação de que o presidente Jair Bolsonaro decidiu revogar o decreto que abria margem para privatização do SUS.

Atualizado em 28/10/2020 às 20:10
51 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 51 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • J

    Jr

    ± 18 horas

    Foi assim que o Sírio Libanês, H. Nove de julho e vários outros conseguiram o seu patrimônio (por parceria público privada). Agora, tente ser atendido gratuitamente nestes hospitais hoje....

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Dr LICO

    ± 1 dias

    o SUS de vergonha nacional há 4 meses atrás virou um símbolo mundial .O brasileiro é o maior chutador e palpiteiro do mundo. Discute sem saber nada desde plantação de bananas ate produção de ogivas nucleares .passando por pitacos sobre vírus remédios sus etc PATETICO.Capitão se borrou de novo?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    Ghislene Elizabeth Wheeler

    ± 1 dias

    É com muita tristeza ver isso, a esquerda da câmara! desenformando a população. Deus nos ajude!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • J

      Jorge Vallim de Medeiros

      ± 1 dias

      Estão se lixando para o povo. O neGócio é ser contra tudo que o governos possa fazer de bom para a população e, ter os méritos. Uma coisa é falar bonIto, outra, é FAZER.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Angelo M. Palmeira

    ± 1 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Dilival Silva Martins

    ± 1 dias

    O que a esquerda quer mesmo é travar o país e o povo que se exploda. Vejam os posicionamentos de políticos como Zeca Dirceu e José Guimarães que tantos males fazem a esse país. Interpretam tudo sempre nas suas maneiras tortas de fazer política.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eduardo Figueiredo Mercado

    ± 1 dias

    Tá certo que Bolsonaro não é um AZ da comunicação. Mas as vezes pede "ovada" sem necessidade. Porqu enão estuda o caso privatizar unidades de saúde, estuda, planeja, ver viabilidades, depois anuncia. Sai atirando pra todo lado, isso não pode, a mídia esquerdopata não deixa nem o cara ir ao banheiro que vira polêmica, mas ele precisa se vigiar mais....usar mais a expertise de que certos assuntos não precisam virar segredo, mas serem melhor elaborados! Sou #17 OK.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • C

      Carlos Roberto

      ± 1 dias

      Somos, caro Sr. Eduardo!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Michelle Tatiane Souza e Silva

    ± 1 dias

    Ah, mas que vergonha. É só a esquerda espernear que ele revoga? Muito sem pulso firme. Assim fica difícil.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • A

      Angelo M. Palmeira

      ± 1 dias

      Pulso firme ele teve pra manter indicação de abortista pra Suprema Corte só pra beneficiar o delinquente do filho dele.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcos Ctba

    ± 1 dias

    Os esquerdiotas só ficam na espreita para aparecer na mídia. Mas PROJETOS DESCENTES PARA MELHORAR SEM SER DEMAGOGOS ESSA RAÇA NÃO O FAZ.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • S

      Sartan

      ± 1 dias

      É sempre a mesma coisa faz a as coisas voltam atrás e depois a culpa é da esquerda. governo bom esse

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Emerson

    ± 1 dias

    Sem vacina e sem o SUS sem dúvida teremos enterros a rodo em nosso trágico Brasil. Nada está tão difícil que não possa piorar!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Cristiano Quaresma da Silva

    ± 1 dias

    Não era para ter revogado.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    sansão

    ± 1 dias

    Esse governo não dá uma dentro!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    J L

    ± 1 dias

    Outro exemplo da dissintonia entre os ministérios e o presidente. Ao que me perece a culpa é dele por não saber administrar e na conduta sempre conservadora ao estado provedor e ao populismo exacerbado.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JOSE LUIZ DA ROSA NETO

    ± 1 dias

    Se o PT nao gostou é porque era bom

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    joao carlos

    ± 1 dias

    Governo errático é uma desgraça. A ideia do decreto pareceu-me válida.Por que o presidente deu máquinas atrás ? Nós o elegemos para governar e não para praticar populismo eleitoreiro .

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    Nm

    ± 1 dias

    Só quem não usa o SUS achou a proposta ruim. Quem abriu a boca foram os "gestores" desse sistema falido. A US bachacheri, tem uns 20 enfermeiros para 3 TRES MEDICOS, O piso tem buracos que simplesmente são ignorados pelo Prefeito e demais gestores... já fiz 5 ou 6 requerimentos para resolverem o problema e nada foi feito. UMA VERGOLHA.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Mirtão

    ± 1 dias

    SUScidio

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Dimas N

    ± 1 dias

    Patéticos todos os atores desta peça, o governo, falho em defender sua proposta, fraco, credita erroneamente valor inexistente na esquerda composta com a grande mídia, e o povo que continua imóvel.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Curitibano

    ± 1 dias

    A incompetência deste governo é capaz de causar inveja à Dilmanta.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Decio mango

    ± 1 dias

    Privatizar o SUS..como estes jornalecos entram nesta conversinha patetica da esquerda de coluna social...credo..

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • S

      sansão

      ± 1 dias

      ideia do governo bolsonaro.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcelo Palma

    ± 1 dias

    Gazeta, tenho vergonha alheia em ler esse material publicado por vocês! A conclusão é de que os opositores listados no mesmo, não aprovam a iniciativa do governo? Tenham dó de nós! Pagamos a assinatura desse jornal, para ler um nom jornalismo, não essa porcaria! Vocês estão se superando!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • I

    Ivan S Ruppell Jr

    ± 1 dias

    Olha o caráter e a dignidade desses parlamentares corruptos e mentirosos desde a alma, que são contra uma Parceria de melhoria nas instalações de atendimento ao Povo... Zeca Dirceu, Jandira Feghali, José Guimarães - eta gente ruim!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    André Sena Pereira

    ± 1 dias

    Perde o povo. Perde o doente que precisa de atendimento. Perde quem não pode pagar plano de saúde e fica em filas intermináveis pra marcar uma consulta ou exame. Os inimigos do povo, líderes do PT, PSOl e companhia limitada, que não precisam do SUS, querem mais é gente morrendo nas filas só SUS e oportunidade de usar o dinheiro da saúde em causa própria.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Fernando Cortopassi de Oliveira

    ± 1 dias

    Confesso não ter lido o decreto, ainda. Só o fato de ter havido todo esse barulho em tão pouco tempo e, pelo que vi nesta matéria, vinda em grande maioria dos partidos antes no poder, nos remete à ideia de que o Governo mexeu em um vespeiro gigante - ou seja, aí tem. O maior problema deste Governo continua sendo a comunicação e habilidade do jogo político. Por ter um corpo técnico, falha-se em áreas que, antes, era somente o que tínhamos e, por isso mesmo, chegamos onde chegamos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    carlos

    ± 1 dias

    Bolsonaro é tudo de ruim. Incompetente é o mínimo a se dizer desse rato mal intencionado.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    F.Neto

    ± 1 dias

    Lula não sabia asdinar o nome. Dilma não sabia o que estava assinando. E Bolsonaro não pensa antes de asdinar.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • F

      F.Neto

      ± 1 dias

      ...assinar...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JOSMAR PORTUGAL VAZ

    ± 1 dias

    As OS ( organização social ) foram criadas pelo próprio Governo apenas para facilitar o roubo e a corrupção. São verdadeiras quadrilhas formadas por médicos, laranjas de políticos roubando com muita vontade o SUS , Visto que tudo o que entra nos hospitais é super faturado , além da criação de doenças inexistentes para fraudar O SUS , que remunera muito . Está é a proposta das OS que foram criadas apenas roubar, roubar e roubar. A corrupção está no DNA da grande maioria dos cidadãos brasileiros . Em todos os municípios a roubalheira come solta enriquecendo políticos e outros homens públicos de forma vergonha. Vereadores faturando absurdos em cidades pequenas. Vergonha..

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Carlos Roberto

    ± 1 dias

    Os robôs esquerdalhas estão crescendo na GP. Busquem os feitos do presidente nas mídias sociais. Lá não tem enrolação. Bolsonaro arrebentando em 2022.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JOSMAR PORTUGAL VAZ

    ± 1 dias

    Infelizmente as coisas no Brasil custam a dar certo . Infelizmente no Brasil os corruptos deitam e rolam e formaram um poderoso cartel comandado pelos comunistas que impedem , de todas as maneiras , o progresso do país . Destruíram a medicina abrindo dezenas de faculdades sem nenhuma condição de funcionamento e o mesmo fizeram com a odontologia, advocacia e engenharia. O SUS está literalmente quebrado e o país precisa mudar a sua forma de oferecer saúde , educação e segurança. Fica tudo no faz de contas....Brasil : desordem e desprogresso E ainda querem recriar a COMF , após as eleições....gozação !

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Carlos Roberto

    ± 1 dias

    Grande presidente Bozo. A esquerdalha, em geral (partidos, militantes e midias) não consegue acompanhar e entender seus projetos para recuperar este país destroçado pelo PT. Não desista. Vamos em frente. "Agua mole em pedra (cérebro) dura, tanto bate até que fura"

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    ALEX

    ± 1 dias

    O bozó não aguenta pressão, Principalmente se vem dos filhos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    L. O. A. S.

    ± 1 dias

    Mais uma boa ideia do governo que é descartada por causa da gritaria midiatica e oposicionista. O presidente parece o Bumba-meu-boi qdo age dessa maneira.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Carlos Eduardo D'Amico

    ± 1 dias

    Vocês já viram a cachorrada latindo quando a roda do carro gira? Pois bem, as reclamações acerca do sistema de saúde brasileiro se arrastam há anos. É evidente que algo precisa ser feito e o que o decreto autoriza é um estudo de viabilidades para se chegar a conclusões posteriores. Seja com parceria privada ou não, o fato é que do jeito que está não pode ficar. Agora, como a iniciativa veio do governo opositores latem para a roda que começa a girar.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo Henrique Macedo

    ± 1 dias

    Vou expressar minha opinião. Aqui em São Paulo temos algumas OS que comandam a gestão de alguns hospitais públicos. Um exemplo é o famoso Hospital Albert Einstein que geria o hospital do Campo Limpo, o contrato não foi renovado. Este modelo é muito caótico, uma vez que confiar recursos públicos à entes privados é muito complicado. No Brasil, a moralidade é algo bem relativo, as suspeitas de desvio e compra de materiais de péssima qualidade são normais no dia a dia dos profissionais da saúde que atuam neste modelo. Não tenho certeza se a privatização seria algo positivo. É uma discussão interessante, mas creio que não seja o momento oportuno. Mais uma bola fora do Governo Bolsonaro.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • Q

    Quincas

    ± 2 dias

    Que ridículo a mídia mainstream propagar falácias sobre o decreto, finalmente quando o governo dá uma dentro, por fraqueza na comunicação dá um passo atrás. Não defendo esse governo, mas o massacre midiáticop foi demais.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcos O.

    ± 2 dias

    As críticas citadas, vindas de quem vem, conforme citado na reportagem, nem deveriam ser ouvidas e consideradas! A gritaria é sempre a mesma, ignorante e hipócrita! Que pena o governo dar ouvido a isso!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luiz Carlos

    ± 2 dias

    É preciso de investimentos na saúde que o Estado não pode prover. Se ficarmos reféns da turba de funcionários públicos que sentem seus empregos vitalícios sob perigo, somos apenas uma nação comunista que vota em marionetes do STF e Congresso Nacional, sem contar as curtidas ou não curtidas no Twitter, Facebook ou Instagram. Não se faz um país por rede social.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eden Lopes Feldman

    ± 2 dias

    Engraçado, será que toda está confusão distorcendo uma proposta é falta de capacidade de entender o que está escrito ou apenas tem o objetivo de tumultuar?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    Nelson Vidal Gomes

    ± 2 dias

    Quem elegeu Bolsonaro foi um professor universitário que se candidatou à presidência da república com procuração de um semianalfabeto condenado pela justiça do país. Isso prova o quanto o país estava destruído. Já vimos que não será com Bolsonaro que o reconstruiremos nem tampouco com quem o destruiu. Cumpre-nos, pois, amar ao Brasil e a nosso povo mais do que a qualquer partido político ou governante. Verdadeiramente! Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus! Namastê!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Sergio

    ± 2 dias

    Governo tem que se preocupar em avançar a privatização em outros setores como energia, petróleo, correio, finanças, saneamento, etc. Agora, assistência em saúde, somente Guedes que não consegue fazer a economia andar, fica perdendo tempo onde já está decidido que saúde, segurança e educação são políticas públicas e dever do estado. Pense em gastar melhor e arrecadar com mais eficiência.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Deda

    ± 2 dias

    Esse Bolsonaro é muito covarde, tem medo de seguidores. O pior, nem ele e nem os seguidores entendem. É um boçal

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    José Jaci da Costa

    ± 2 dias

    O SUS é bom , quem não presta é a maioria dos políticos brasileiros...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    MF

    ± 2 dias

    Quanto mais o tempo passa mais tenho nojo a essa corja das esquerdas. Narrativas totalmente direcionadas ao público menos esclarecidos e às mídias marrons. Deus nos ajude!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Salo

    ± 2 dias

    O sus é a garantia do trabalhador do atendimento na saúde. Tem que ser administrado pelo governo. Precisa acabar estas confusões, onde o povo tem que se manifestar, inclusive esta brilhante iniciativa através do lider do governo de nova constituição. Precisamos cuidar do povo e não gastar absurdos para uma nova constituinte que interessa para poucos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Stefan

    ± 2 dias

    O presidente tá com medo da oposição. Tem que fazer parceria público privado. É a única saída. Ô presidente..... seja homem. Pare de ter medo de tudo.... encare o problema

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Diogo

    ± 2 dias

    Eu acho engraçado que toda a galera que levanta a bandeira em defesa do Sus não usa ele nem que a vaca tussa!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]