• Carregando...
Arthur Lira e Baleia Rossi, os favoritos ao comando da Câmara
Arthur Lira e Baleia Rossi, os favoritos ao comando da Câmara| Foto: Agência Câmara

Em uma das eleições mais disputadas da história da Câmara dos Deputados, os dois principais candidatos à presidência da Casa – Arthur Lira (PP-AL) e Baleia Rossi (MDB-SP) – têm usado uma poderosa arma para conquistar votos: promessas aos colegas de Parlamento e outros agentes políticos com força para influenciar na votação.

Dentre essas promessas estão desde cargos e influência até o compromisso de colocar em votação projetos de interesse de deputados, do Planalto e de outros segmentos sociais e econômicos – confira a lista dos compromissos de Arthur Lira e Baleia Rossi.

Como candidato apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro, Lira joga suas principais fichas na promessa de distribuição de cargos, emendas e maior espaço para os parlamentares na Esplanada dos Ministérios.

O presidente da República pretende fazer uma ampla reforma ministerial até o final do primeiro trimestre e as mudanças na Esplanada estão no meio das conversas entre Lira e os deputados.

Membros do Palácio do Planalto tem prometido aos partidos que apoiam Lira acesso à cargos de primeiro, segundo e terceiro escalões. Tanto que partidos que já aderiram à candidatura de Lira, como o PP, PL e Republicanos são apontados como futuros beneficiados na próxima reforma ministerial.

Além disso, em dezembro, o governo federal endossou a aprovação do Projeto de Lei do Congresso (o PLN nº 29 de 2020) destinando R$ 1,9 bilhão para ações nos ministérios da Agricultura e Pecuária, Desenvolvimento Regional, Educação e Turismo. O remanejamento destes recursos está sendo utilizados como moeda de troca por apoio à Lira.

Para o Planalto, eleger Lira é ter um aliado que irá colocar em votação os projetos de interesse do governo e que não irá criar embaraços para Bolsonaro, tal com abrir um processo de impeachment.

Já Baleia Rossi aposta, como estratégia para vencer, na relação entre deputados federais e governadores. Também promete dar mais espaço aos partidos no dia a dia da Câmara dos Deputados por meio de instrumentos de fiscalização parlamentar – tais como Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs), convocação de ministros e até a instituição de impeachment do presidente da República (embora o candidato do MDB não tenha prometido dar seguimento a qualquer uma das quase 60 denúncias por crime de responsabilidade que tramitam hoje contra Jair Bolsonaro).

Sem acesso a cargos na Esplanada, Baleia Rossi, conta principalmente com governadores e prefeitos como cabos eleitorais para convencer outros deputados de que ele é a melhor opção para comandar a Câmara.

Nos estados, governadores e prefeitos têm sinalizado aceitarem a indicação, para cargos nos governos e prefeituras, de aliados de deputados que apoiarem Baleia Rossi. O MDB é o partido que mais comanda prefeituras no país (784) e seu histórico de atuação municipalista é visto como grande fator que mantém o partido entre os mais influentes do Congresso.

Confira abaixo os compromissos assumidos por Arthur Lira e Baleia Rossi para alguns dos principais assuntos em discussão na política brasileira atualmente:

VOLTAR AO TOPO

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]