i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Fim do divórcio?

Candidatura em S. Paulo, perdão a aliados e mais: as condições para Bolsonaro voltar ao PSL

  • 18/08/2020 10:10
Jair Bolsonaro negocia a volta ao PSL: saiba as condições
O presidente da República, Jair Bolsonaro: possível volta ao PSL em negociação.| Foto: Presidência/divulgação

Apesar das mágoas profundas entre deputados e senadores do PSL, um eventual retorno de Jair Bolsonaro ao partido é visto como absolutamente plausível tanto por deputados bolsonaristas quanto por congressistas que romperam com o grupo político do presidente.

A anulação do divórcio litigioso, porém, não depende apenas da boa vontade do presidente do partido, Luciano Bivar (PE), ou do próprio Bolsonaro. Outros itens entram nas negociações: o perdão aos deputados que romperam com Bivar, a retirada da futura candidatura da deputada federal Joice Hasselmann à prefeitura de São Paulo, o controle do fundo partidário e o apoio incondicional a um candidato de Bolsonaro à presidência da Câmara em 2021.

Bivar já admitiu a aliados que teme uma retração do partido em 2022 se o PSL não tiver um candidato forte à Presidência da República. Além disso, deputados que romperam com Bolsonaro têm reclamado nos bastidores que perderam trânsito na Esplanada dos Ministérios e isso comprometeu acesso a recursos a serem destinados para suas bases eleitorais.

Do outro lado, o presidente da sigla quer ter garantias de que o PSL não será usado como uma espécie de backup político do presidente, caso o Aliança pelo Brasil não saia do papel a tempo de disputar as próximas eleições gerais.

Bolsonaro deixou o PSL em novembro do ano passado. Depois disso, o partido viveu um racha poucas vezes visto na história política nacional. Houve acusações mútuas de espionagem, troca de farpas nas redes sociais, vazamento de dossiês e disputas judiciais entre as duas alas do partido: a dos apoiadores de Bivar e dos apoiadores do presidente da República.

O partido suspendeu 12 dos 41 deputados da sigla e os afastou de suas atividades parlamentares na Câmara – dentre os quais, o filho do presidente Jair Bolsonaro, Eduardo Bolsonaro (PSL-SL). Além disso, o conselho de ética da sigla instaurou procedimento disciplinar para expulsar 19 parlamentares. Além disso, Eduardo Bolsonaro foi acusado pela cúpula do partido de desmontar o diretório estadual em São Paulo.

Os termos para o fim do divórcio de Bolsonaro com o PSL

Na semana passada, Bolsonaro disse em uma live que recebeu convite para integrar três partidos e que houve conversas com o PSL. “O PSL sinalizou com reconciliação", declarou o presidente.

Essa reconciliação está sendo articulada pelo vice-presidente do PSL, Antonio Rueda, e conta com apoio de alguns parlamentares, entre eles o líder do partido na Câmara, deputado Felipe Francischini (PR) e senadora Soraya Thronicke (MS), conforme apurou Gazeta do Povo com quatro pessoas envolvidas diretamente nas negociações.

Bolsonaro e Bivar já deram um aval para um acordo. Porém, outras lideranças são contra. O presidente do diretório estadual de São Paulo e 2.º vice-presidente nacional da sigla, deputado Júnior Bozzella (SP), e o senador Major Olímpio (SP) são os maiores opositores da ideia. “Nós temos um posicionamento muito claro em relação a algumas pautas que foram abandonadas pelo presidente, como a defesa da Lava Jato e a economia liberal. Agora, a volta dele, ou não, depende de outros fatores. São Paulo é contra”, afirma Bozzella.

A retirada dos processos de suspensão e expulsão dos deputados bolsonaristas é vista pelas duas alas do partido como uma clara sinalização de que Bivar aceitaria um armistício com o presidente da República. Dessa forma, esses deputados poderiam voltar a exercer funções como integrar comissões temáticas. Um exemplo é a Comissão Parlamentar de Inquérito (CMPI) das Fake News que investiga notícias falsas nas redes sociais. Mas, neste aspecto, o retorno de Bolsonaro também dependeria de um pedido de desculpas tanto dos deputados bolsonaristas quanto do próprio Bolsonaro após a briga pública ocorrida no ano passado. “Há um ressentimento mútuo que precisa ser dirimido”, admite uma liderança do PSL em caráter reservado.

Um outro item que pode ajudar nas negociações é o apoio do PSL a uma eventual candidatura do deputado federal Luiz Philippe de Orléans e Bragança à prefeitura de São Paulo. Esta condicionante, porém, tem capacidade de minar de vez um possível acordo entre Bivar e Bolsonaro. A deputada Joice Hasselmann é pré-candidata à prefeitura de São Paulo e aliada de Bozzella. Hasselmann trabalha desde o ano passado para ser indicada do partido ao cargo. Tanto que chamou a presidente do Instituto Ayrton Senna Viviane Senna e o ex-secretário da Receita Federal Marcos Cintra para auxiliar na elaboração de seu plano de governo. Depois de romper com o presidente, Joice tornou-se uma das críticas mais ferrenhas a Bolsonaro nas redes sociais.

Prefeitura de São Paulo entra no jogo

Os aliados do presidente afirmam nos bastidores que pesquisas internas dão conta de que o deputado Luiz Philippe tem um potencial maior para ser eleito ao Palácio do Anhangabaú que Joice. Os aliados de Bivar falam justamente o contrário: que é Joice, não o Luiz Philippe, a pessoa com maior potencial eleitoral em São Paulo.

O próprio deputado já admitiu a amigos que aceitaria uma indicação para disputar a prefeitura de São Paulo. “Um primeiro aceno do Bivar [em direção a Bolsonaro] seria a concessão da legenda em São Paulo para Luiz Philippe”, admite a deputada Carla Zambelli (SP), uma das mais fiéis apoiadores do presidente.

Mais recentemente, uma terceira alternativa foi colocada à mesa para a disputa da prefeitura de São Paulo: a deputada estadual Janaina Paschoal. O nome dela estaria sendo defendido pela ala de Luciano Bivar no PSL; seria um nome intermediário entre Luiz Philippe e Joice.

Comando da Câmara e fundo partidário na negociação da volta ao PSL

Outros itens que entram na fórmula são a eleição para a presidência da Câmara e o acesso ao fundo partidário. Assessores do presidente sabem que é importante angariar o maior número de aliados para tentar anular o poder de influência de Rodrigo Maia (DEM-RJ) para fazer seu sucessor na disputa pela presidência da Casa. Após a divisão no PSL, deputados mais alinhados a Bivar se aproximaram de Maia. Um retorno de Bolsonaro ao PSL pode ajudar o presidente a compor uma base parlamentar suficiente para que o Planalto determine quem será o sucessor de Maia.

O acesso ao fundo partidário, que foi o fator primordial na briga entre Bolsonaro e Bivar, também é citado como eventual ponto de acordo, embora tenha importância menor no cálculo político. Os bolsonaristas têm consciência de que um reforço no caixa eleitoral para 2022 será importante para a manutenção do mandato, principalmente para aqueles com menor expressão nas redes sociais.

27 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 27 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • R

    Roberta Santos

    ± 3 horas

    Pathético. kkkk

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • C

      Cecília

      ± 13 horas

      Aliança pelo Brasil, siga neste partido Presidente. Se o TSE quiser ele sai em dois dias. Eu fico com a Aliança!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • C

        Cecília

        ± 13 horas

        O Bolsonaro não tem que aceitar nenhuma condição do PSL. A grande maioria dos deputados e senadores eleitos pelo PSL só estão lá devido ao Bolsonaro. Ele é que tem que colocar as condições, e o PSL se quiser que aceite, ou desapareça do mapa.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • A

          Antonio Cousseau

          ± 15 horas

          DEIXEM O BOLSONARO CRESCER MUITISSIMO MAIS NAS PESQUISAS E ELE NÃO PRECISARÁ DE NINGUEM A EXMPLO DA CAMPANHA QUE FEZ SOZINHO PARA PRESIDENTE DA REPÚBLICA E TODOS FORAM BENEFICIADOS. DEPOIS O TRAIRAM. ESTOU FALANDO EM ALGO NOVO?

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • A

            Austríaco-PR

            ± 18 horas

            Não sou de são paulo, mas só a possibilidade de ver o príncipe concorrendo para prefeito já quase vale a pena essa negociata.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • C

              CARLOS ROBERTO TEIXEIRA

              ± 18 horas

              Como a política é suja.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • W

                Wellington Vasco

                ± 19 horas

                Luz no fim do túnel para nós aqui de São Paulo!!!

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • I

                  IvoHM

                  ± 20 horas

                  Para voltar ao PSL, tem que limar a Xoice, o Major Ímpio, o Boztella, o Delegado Valdir Cafunguento e a Professora Baiane Pimentel. Com esses cinco neutralizados, já da pra conversar civilizadamente, sem muito risco de trairagem.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • E

                    Emerson

                    ± 20 horas

                    Tanto faz como tanto fez pois com o meu voto em especial, não irei mais arrumar a vida de ninguém. Só isso!!!

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • A

                      AMAURI

                      ± 20 horas

                      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • E

                        Eden Lopes Feldman

                        ± 20 horas

                        Pelas últimas pesquisas, terá maior chance quem tiver o apoio do governo Bolsonaro. A deputada Janaína já declarou não ser candidata e protestou em vídeo na Folha Política a inclusão do seu nome por um jornal como candidata. Certamente, o Estadão. Quanto a Aliança para o Brasil, claramente já tem as fichas necessárias, mas parece que uma "operação tartaruga" para a gravação das fichas no TSE impede a sua homologação. Afinal, para o apoio que tem, qual seria a dificuldade de conseguir 500.000 fichas? Acho que Bolsonaro deve continuar sem partido e declarar apoio aos candidatos, não aos partidos. Seria a melhor opção para o momento.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        1 Respostas
                        • P

                          Paulo Cesar

                          ± 12 horas

                          Concordo contigo, espero que ele reflita sobre isso.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                      • N

                        Nm

                        ± 20 horas

                        Acho que cada um deve seguir seu caminho... PSL só está interessado na eleição!

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        1 Respostas
                        • R

                          Robson Rigonati

                          ± 19 horas

                          O Bolsonaro também, afinal, por que iria querer uma aliança com o PSL agora?

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                      • C

                        Carlos Andrade

                        ± 21 horas

                        Se o partido não aceitar o retorno do bolsonarismo este restará humilhado após sair arrotando grosso. Se aceitar a humilhação será mútua.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        1 Respostas
                        • R

                          RoCS

                          ± 20 horas

                          O PSL não existe para o Brasil se não tiver vinculado ao Bolsonaro. Qualquer partido que o Bolsonaro ingressar será um partido em evidência e relevante. E, tua opinião reflete apenas o que você desejaria, não a realidade.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                      • C

                        chico

                        ± 21 horas

                        Joyce foi o pior voto que dei na minha vida o segundo pior foi o major Olimpio

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • F

                          Freitas

                          ± 21 horas

                          Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          5 Respostas
                          • F

                            Freitas

                            ± 20 horas

                            Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                          • F

                            Freitas

                            ± 20 horas

                            Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                          • F

                            Freitas

                            ± 20 horas

                            Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                          • R

                            RoCS

                            ± 20 horas

                            Não levem em conta o que o ADÉLIO de FREITAS fala sobre o Presidente do Brasil. Ele é obcecado pelo Bolsonaro, por isso não opina racionalmente. Agora passou a se preocupar com o Bolsonaro falando de pênis e de casamento... já vi tudo, Frutas...

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                          • E

                            Ernani

                            ± 21 horas

                            Quem falava mal de gaúchos de Pelotas? Quem falava do tamanho do "g" das petistas? Que falta de memória!!! Anormalidade tem quem defende bandido....

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                        • S

                          SILVIO MACIEL ROCHA

                          ± 22 horas

                          Joice não tem a mínima chance. É burrice insistir.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • E

                            Eldo Brito

                            ± 22 horas

                            Fala sério presidente, deixa esse partido voltar a ser nanico. Sugestão, põe a Joice Hasselmann pra presidente pelo PSL e o Frota como vice.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • A

                              AMAURI

                              ± 22 horas

                              Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              1 Respostas
                              • K

                                Kristian

                                ± 22 horas

                                Foca

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                            Fim dos comentários.