O Partido dos Trabalhadores (PT), do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, continuou a usar seu perfil no X para divulgar mensagens da campanha eleitoral após o bloqueio da plataforma em território nacional.
A suspensão da plataforma de forma imediata e e irrestrita foi determinada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, nesta sexta-feira. Pouco depois da meia-noite, o acesso estava cortado para a maioria dos dispositivos. O acesso só é possível por meio de VPN (Virtual Private Network), rede privada de internet.
Numa postagem na manhã deste sábado, o PT Brasil postou uma foto comemorando a inclusão de parlamentares do partido entre os melhores do prêmio Congresso em Foco. “Mais uma vez, parlamentares do PT brilham no Prêmio Congresso em Foco”, diz o texto.
O jornalista americano Glenn Greenwald repostou o tuíte, ironizando a publicação. “O PT do Brasil – o partido de Lula – continua a postar mensagens de campanha política no X muito depois de X ter sido banido no Brasil, e mesmo depois de Lula ter dito ontem que apoia a proibição de X no Brasil. Estranho, não?', escreveu Greenwald.
TSE também usou a plataforma neste sábado
Também pela manhã, o perfil do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) usou o X sábado (31.ago), para fazer um comunicado DivulgaCand, plataforma que permite a consulta de informações sobre candidatos a cargos eletivos.
Na decisão determinando a suspensão do X em território nacional, Moraes também havia determinado a aplicação de multa diária de R$ 50.000 para qualquer pessoa que faça o uso da rede social por meio de “subterfúgios tecnológicos”.
Essa decisão segue em vigor, apesar do recuo de parte da medida. Inicialmente, o ministro estipulou que as lojas virtuais da Apple Store e do Google deveriam bloquear o download de aplicativos de VPNs (Virtual Private Networks) e do próprio X.
Em uma nova ordem, ministro voltou atrás e decidiu suspender esse trecho para evitar “eventuais transtornos desnecessários e reversíveis à terceiras empresas”. Moraes destacou que vai esperar a manifestação das partes para decidir novamente sobre o tema.
A Gazeta do Povo tem acesso a informações do X por meio de leitores que moram no exterior. A publicação se deve a relevância jornalística e ao atendimento dos interesses dos assinantes.
Eleições municipais cumprem etapa do plano da direita para comandar o Senado em 2027
Judiciário impulsiona ascensão do PSOL como protagonista da agenda abortista
Padres e pastores são alvos de processos por homofobia; IBDR faz abaixo-assinado
Como foi o desempenho dos políticos nas cidades mais atingidas pelas enchentes no RS
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião