• Carregando...
O deputado Baleia Rossi (MDB-SP), candidato de Maia à presidência da Câmara contra o candidato de Bolsonaro Arthur Lira (PP-AL).
O deputado Baleia Rossi (MDB-SP), candidato de Maia à presidência da Câmara contra o candidato de Bolsonaro Arthur Lira (PP-AL).| Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Eleito presidente do MDB no ano passado e agora candidato do grupo de Rodrigo Maia (DEM-RJ) à presidência da Câmara, o deputado Baleia Rossi estreou na política aos 20 anos, quando se elegeu vereador de Ribeirão Preto (SP), em 1992.

Na campanha para o Legislativo municipal, o jovem teve o apoio do então deputado Ulysses Guimarães, símbolo do MDB, que presidiu a Assembleia Constituinte. O registro do encontro, que ocorreu meses antes de Ulysses morrer em uma queda de helicóptero em outubro daquele ano, em Angra dos Reis (RJ), é a foto de perfil do WhatsApp de Baleia.

O apoio de Ulysses no início da vida política se deu graças ao pai, o ex-deputado Wagner Rossi, filiado ao MDB desde 1981. Anos depois, Rossi se tornaria ministro da Agricultura dos governos petistas de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, entre 2010 e 2011. Pressionado, não durou muito: pediu demissão diante de denúncias de irregularidades na pasta.

Batizado Luís Felipe Tenuto Rossi, Baleia recorreu ao apelido dado pelos irmãos para concorrer à vaga de vereador, em uma ironia por ele ser, à época, muito magro. Em princípio, não gostava, mas foi convencido pelo avô a adotar a alcunha.

Em 1995, quando era vereador, ele lançou o "Programa do Baleia", transmitido por emissoras locais para todas as cidades do interior de São Paulo. Nele, apresentava quadros como o que proporcionava uma transformação visual e outro em que levava flores e lia cartas enviadas pelo público a outra pessoa. O programa durou até 2006.

Depois de ser vereador em Ribeirão Preto por dez anos (1993-2003), Baleia Rossi foi deputado estadual de 2003 a 2015. Segundo a minibiografia no site da Assembleia Legislativa de São Paulo, o deputado era "um incentivador de práticas ecológicas e esportivas e que afastem os jovens da violência das rua", e sua atuação foi voltada "sobretudo para a defesa de interesses que conduzem ao fortalecimento da família".

Em 2014, foi eleito deputado federal e dois anos depois virou líder do MDB na Câmara, quando se aproximou de Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Os projetos de Baleia Rossi na Câmara

Baleia Rossi é autor da proposta de emenda à Constituição (PEC) 45/2019, que é a sugestão de reforma tributária preferida de Rodrigo Maia.

O texto segue o modelo proposto pelo economista Bernard Appy, diretor do Centro de Cidadania Fiscal, e tem como ponto principal a unificação de cinco tributos – os federais IPI, PIS e Cofins, o estadual ICMS e o municipal ISS – em um imposto sobre bens e serviços (IBS).

Na Câmara, Baleia Rossi já apresentou 45 projetos de lei, dois projetos de lei complementar e seis propostas de emenda à Constituição.

Cinco dessas propostas foram aprovadas. Dentre elas, projeto elaborado com outros deputados que consolidou os pacotes anticrime apresentados pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e pelo ex-ministro da Justiça Sergio Moro.

Baleia também é coautor da lei que estabelece critérios de distribuição de valores arrecadados com a venda de excedentes da cessão onerosa de petróleo do pré-sal à Petrobras. E propôs lei que determina que operadoras de telefonia instalem bloqueadores de sinal em presídios e estabelecimentos socioeducativos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]