i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Reação dos apoiadores

Indicação ao STF e abraço em Toffoli repercute nas redes sociais de Bolsonaro

  • Brasília
  • 09/10/2020 20:31
bolsonaro - redes sociais
Presidente Jair Bolsonaro sofreu fortes críticas nas redes sociais após indicação de Kassio Nunes Marques ao STF.| Foto: Marcos Corrêa/PR

A indicação do desembargador Kassio Nunes Marques ao Supremo Tribunal Federal e o abraço fraterno no ministro Dias Toffoli, ex-presidente do STF, não foram bem recebidos pelos apoiadores do presidente Jair Bolsonaro. O que parece ser óbvio — dado que o próprio Bolsonaro, por mais de três vezes, se justificou a apoiadores —, contudo, é possível ser mensurado em termos quantitativos. Monitoramento nas redes sociais do presidente feito pela Gazeta do Povo aponta a perda de seguidores no Twitter, onde foram levantadas hashtags críticas a Bolsonaro. Em outras, foi possível constatar um freio no crescimento de seguidores.

Desde 9 de setembro, o saldo de seguidores de Bolsonaro no Twitter vem oscilando. Começou com uma perda de 379 seguidores, mas subiu em 840 dois dias depois. A alteração permaneceu ao longo de setembro, tendo registrado o pico de queda no dia 23, quando discursou, por vídeo, na Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). Naquele dia, registrou uma perda de 1,6 mil seguidores. Em 24 de setembro, recuperou 1,2 mil seguidores. Após isso, registrou cinco dias seguidos de queda na evolução de usuários que seguem seu perfil. Mas nada parecido com o que estava por vir.

Em 30 de setembro, quando a imprensa em todo o país começou a divulgar a escolha de Bolsonaro por Kassio Nunes Marques, seu perfil no Twitter atingiu um saldo positivo de 631 seguidores. Naquele dia, entretanto, o presidente ganhou as redes quando respondeu o candidato democrata norte-americano Joe Biden. Contudo, no dia seguinte, sua conta passou a registrar perdas de seguidores até 8 de outubro, último dia do levantamento feito pela Gazeta do Povo. Ou seja, houve fuga de apoiadores em cada um dos oito dias seguintes à indicação de Kassio, algo não visto até então nesse período de análise (veja imagem abaixo).

Oscilação do saldo de seguidores de Bolsonaro no Twitter | Crédito: Socialbakers
Oscilação do saldo de seguidores de Bolsonaro no Twitter | Crédito: Socialbakers

Neste meio tempo, após a indicação feita ao STF, algumas hashtags começaram a ser levantadas no Twitter com críticas ao presidente Jair Bolsonaro — #bolsonarotraidor, #bolsonarocriaturadopantano, #forabolsonaro e #bolsonarosoenganaotario foram algumas delas. É bem verdade que o engajamento dessas manifestações foi puxado por internautas críticos do presidente, alguns até da oposição, mas, também, por ex-apoiadores do governo.

A #bolsonarocriaturadopantano e #bolsonarosoenganaotario, levantadas na quinta-feira (8), chegaram a figurar nos chamados trending topics do Twitter, sendo que a primeira chegou a ser a segunda mais comentada em todo o Brasil. Já #bolsonarotraidor, levantada no domingo (4), mesmo dia que Bolsonaro discutiu com apoiadores pelo Facebook e foi visto em foto abraçando o ministro Toffoli, também chegou a ser um dos assuntos mais comentados.

As pesquisas por “Bolsonaro traidor”, por sinal, explodiram no Google (veja gráfico abaixo). O interesse dos apoiadores por essas duas palavras atingiu picos em 4 e 5 de outubro, e se manteve em alta um dia depois, tendo perdido o fôlego apenas nos dias seguintes. Os usuários que pesquisaram por esse termo também fizeram outras consultas. A campeã delas foi pelo nome “Toffoli”, seguida por “#bolsonarotraidor”.

Pesquisas por "Bolsonaro traidor" dispararam após defesa à indicação e abraço em Toffoli | Crédito: Google
Pesquisas por "Bolsonaro traidor" dispararam após defesa à indicação e abraço em Toffoli | Crédito: Google

Sinais do incômodo da militância nas redes sociais tradicionais...

Em outras redes sociais, embora de outra forma, o mesmo fenômeno de rejeição a Kassio Nunes Marques também sugere ter gerado impacto nas redes sociais de Bolsonaro. O Facebook, uma das mídias mais usadas por Bolsonaro desde a campanha, é um exemplo claro. No mesmo período analisado pela Gazeta do Povo, de 9 de setembro a 8 de outubro, seu perfil registrou crescimento no número de seguidores. Mas a velocidade de novos apoiadores desacelerou após a indicação ao STF.

O perfil de Bolsonaro saltou de 10,733 milhões para 10,793 milhões no período, alta de 0,6%. Nesse período, chegou a registrar uma taxa de crescimento de 0,13% entre 28 e 30 de setembro. Oito dias antes dessa disparada, a taxa subiu 0,06%. Oito dias depois, a alta foi de 0,03%. Chama a atenção, contudo, a única queda de seguidores registrada no mês, em 8 de outubro, quando a base de fãs do presidente foi de 10,794 milhões para 10,793 milhões, um recuo de 0,01%. A data coincide com as hashtags #bolsonarocriaturadopantano e #bolsonarosoenganaotario.

Crescimento no Facebook desacelerou após indicação de Kássio | Crédito: socialbakers
Crescimento no Facebook desacelerou após indicação de Kássio | Crédito: socialbakers

O fenômeno de desaceleração do crescimento de seguidores também é notado no Instagram. Bolsonaro manteve uma trajetória de atração de novos fãs, tendo atingido o pico em 30 de setembro, data que rebateu Biden. No dia seguinte, esse crescimento caiu para menos da metade e manteve a trajetória de desaceleração até registrar a primeira queda no mês, uma perda de 83 seguidores, em 5 de outubro.

A curva voltou a subir um dia depois, tendo absorvido 4,8 mil seguidores, mas, no dia seguinte, 7 de outubro, voltou a perder fãs, quando o saldo ficou negativo em 1,3 mil. As taxas em 8 e 9 de outubro voltaram a subir, mas em curva modesta.

Desaceleração do crescimento de fãs se repetiu no Instagram | Crédito: SocialBlade
Desaceleração do crescimento de fãs se repetiu no Instagram | Crédito: SocialBlade

… às críticas na mídia conservadora Parler

As redes sociais mais tradicionais não foram as únicas onde Bolsonaro sentiu a ira de seus seguidores. Na Parler, mídia conservadora que abarca boa parte da militância bolsonarista mais “raiz”, o presidente também passou a ser questionado. Apesar das dificuldades de se monitorar essa rede pelas ferramentas disponíveis no mercado, é possível aferir, em termos qualitativos, que, apesar de elogios e comentários de apoio como #fechadocombolso, o presidente também passou a ser questionado.

Em publicação no domingo (4), onde defende a escolha de Kassio Nunes Marques, Bolsonaro foi criticado por apoiadores. Uma delas, Claudia Koch, diz que o desembargador mentiu sobre o currículo. “A esquerda está aplaudindo a indicação dele. Sinais de que não merecemos esse senhor no STF por 30 anos. Ele tem a esquerda no DNA.  Thompson Flores, Ramage, Bretas e outros nomes honrariam essa cadeira. Misericórdia!”, criticou.

Outra seguidora, identificada como C Thamy25, classificou como inacreditável as “atitudes” que Bolsonaro vem tomando. “Está se vendendo, né? Mas nada fica obscuro, está perdendo a oportunidade de ser relevante ao país. Se seduziu com o poder? Ainda dá tempo de voltar aos trilhos e se manter íntegro. Ouve o povo que te conclama”, cobrou.

Em post da live e Bolsonaro na quinta-feira (1º), quando foi anunciada a indicação de Kassio, o apoiador Johnny Trench disse que o presidente havia acabado de trair a militância. “Lamentável e incompreensível. Seu eleitorado nunca te traiu, mas o sr. acabou de nos trair”, desabafou.

23 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 23 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • J

    Jorge Rezende de Jesus

    ± 2 horas

    O melhor cabo eleitoral da esquerda, é Bostonaro.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • E

      ED-84

      ± 2 horas

      Tirando a série de comentários imaturos e, de certa forma, irresponsaveis, creio que os resultados deste governo vêm provando que votei certo. Deixando de lado essa vontade louca de lacrar frente aos microfones, segue com meu apoio.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • C

        carlos

        ± 2 horas

        Era uma vez 3 pilantrinhas a caminho do xilindró... mamãe micheque faz beicinho... papai milícia tá calminho de mentirinha.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • E

          Eden Lopes Feldman

          ± 2 horas

          O jornalista omitiu uma informação preciosa: qual a porcentagem de seguidores perdidos? Infelizmente, fica claro que isto foi intencional para demonstrar um reflexo praticamente próximo ao zero. O que pode ser considerado inexistente. Também não concordei com a indicação, mas existe uma agenda positiva que devemos considerar. E aqui fica a pergunta: por que não divulgam a extensa agenda de reformas e obras que existem no país? Fácil de responder, não é?

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          1 Respostas
          • M

            Marco Polo

            ± 2 horas

            Os fatos e a lógica derrubam toda e qualquer narrativa desses adultos infantilizados que se ressentem da mamata que estavam acostumados via o assistencialismo proporcionado pelos corrutos no poder. Perfeito seu comentário!

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

        • S

          Sr. Walker

          ± 3 horas

          O pior presidente do país até aqui, disparado no frente._ O perturbado se mostra cada dia pior. Para horror dos fiéis e bovinos seguidores.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • L

            Leonardo Freitas

            ± 4 horas

            O mais estarrecedor nesse lamentável episódio é o claro esforço do Presidente para minimizar as sucessivas “descobertas” sobre o indicado, mesmo em relação a temas que, até ontem, eram pontos de honra para ele (aborto, Venezuela, estupro de crianças indígenas, maconha etc.). Que ele não soubesse disso antes, era até esperado, já que, pelo que se divulgou, ele optou pelo nome numa conversa de 5minutos. Mas, agora que descobriu, fazer de conta que é uma questão menor só demonstra o desejo de emplacar a indicação a qualquer custo e, portanto, que o suposto “conservadorismo” do indicado (hoje totalmente desmentido) não foi o principal motivo da escolha.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • M

              Marco Polo

              ± 4 horas

              Quando a notícia se resume em ênfase naquilo que pode dar, aos mais alienados, uma pequena sensação de vitória, mesmo que seja sobre fatos absolutamente irrelevantes como esse, se percebe nitidamente o que fomos formando ao longo desses 30 anos de socialismo no País, após o retorno de determinada marginalidade permitida pela Lei da Anistia e devidamente doutrinados por Gramsci e pela Não à Instrução e Sim a crítica ideológica de Paulo Freire. Temos outro exemplo, nesse mesmo jornal, de Andrea Torrente, que se esforça em tentar levantar a moral do que é hoje a esquerda no Brasil: o reduto de alienados e/ou corruptos e/ou incapazes que necessitam do assistencialismo e de governo patriarcado.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • A

                Ari Borgonovo

                ± 4 horas

                O abraço NOS Dois capa preta mostra a clareza do porque o presidente quer acabar com a lavajato. FAÇAM oque digo e NÃO FAÇA oque eu faço diz o ditado, querem mecher com os meus tiro todos do comando. Acho que a maioria que o Bolsonaro Mandou embora começou chegar perto demais dele e familia por isso os exonerou

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • B

                  Bruno Z

                  ± 5 horas

                  O pico foi de 2mil ou 2 milhões?? Pq se for mesmo 2mil, me parece que vcs estão sem pauta.... o cara tem 6,6 milhões de seguidores, e vcs perdem tempo dizendo q "perdeu" 2 mil???? Não é possível....

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • F

                    FB

                    ± 11 horas

                    Bolsonaro traídor.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    2 Respostas
                    • I

                      IvoHM

                      ± 4 horas

                      DJANHO3: Quac-quac, vai um milho aí?

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                    • N

                      NH4NO3

                      ± 10 horas

                      Muuuuuuuuuuu. Toma aí um cone branco para colocar na cabeça.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                  • T

                    Teresa Lopes

                    ± 11 horas

                    Admiro a estratégia do Bolsonaro! Com isso, ele já conseguiu acalmar os ministros do STF, levantou bandeira de paz, está certo! Melhor do que guerra! Bolsonaro tem humildade e Deus vem dando sabedoria a ele. Gente, está acontecendo a mesma narrativa que aconteceu qd ele indicou o Aras e enquanto isso a polícia federal está trabalhando e pegando um monte de governador, vice governador, secretários, todos envolvidos em roubo do nosso dinheiro destinado a pandemia! Acordem!!! Não sou Bolsonaro, sou Brasil! Sou brasileira com muita alegria! Melhor lugar do mundo! Vou defender quem me defende, quem defende o Brasil, quem não me rouba!

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    3 Respostas
                    • I

                      IvoHM

                      ± 4 horas

                      DJANHO3: Senti o cheiro dos 50 mil cadáveres que poderiam estar vivos, se gente como você não tivesse politizado o tratamento precoce ao vírus chinês.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                    • N

                      NH4NO3

                      ± 10 horas

                      Senti um cheiro de gado insisitente. Diz que não é gado, mas tem um pezinho no estrume. Vai te embora!

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                    • A

                      André

                      ± 10 horas

                      A “estratégia”, como você diz, é a de auto-sobrevivência dele e dos filhos. Nada para o Brasil.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                  • J

                    Jr

                    ± 12 horas

                    Que decepção!!!!!

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • P

                      Pedro Maome Machado

                      ± 13 horas

                      Continuo sendo Bolsonaro, mas estou decepcionado!

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      2 Respostas
                      • N

                        NH4NO3

                        ± 10 horas

                        Tolinho! Bobinho! Não acordou ainda.... Ai meu Deus!

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                      • M

                        Mauricio Gugelmin

                        ± 11 horas

                        Deixei de ser quando fritou Moro e escolheu Aras pra ProcGerRep

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                    • S

                      Salo

                      ± 13 horas

                      Cada um colhe o que planta.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      Fim dos comentários.