• Carregando...
A Gazeta do Povo perguntou perguntou a opinião dos senadores sobre a reforma da Previdência.
A Gazeta do Povo perguntou perguntou a opinião dos senadores sobre a reforma da Previdência.| Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

A reforma da Previdência foi aprovada em primeiro turno pela Câmara dos Deputados e teve a sua votação concluída na sexta-feira (12), após a apreciação de destaques. O texto da PEC 06/2019 deve ser votado em segundo turno no dia 6 de agosto, após a volta do recesso parlamentar. É a última etapa antes do envio da matéria para análise do Senado Federal.

A Gazeta do Povo perguntou aos senadores o que eles pensam sobre quatro temas envolvendo a reforma da Previdência . Dos 81 senadores, 26 responderam. Entre eles, 21 disseram ser a favor de idade mínima para aposentadoria; 18 a favor da diferença de idade mínima entre homens e mulheres; 17 apoiam as mesmas regras para INSS e funcionalismo público, e seis são a favor das mesmas regras para INSS, funcionalismo e militares.

Tramitação

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, comemorou a aprovação do texto na Câmara e declarou que a ampla maioria dos senadores entende a importância da reforma. Na última sexta-feira, ele cravou que a tramitação completa da PEC na Casa deve levar 37 dias, entre análise na comissão especial e dua votações no plenário.

O relator da matéria na comissão especial do Senado, Tasso Jereissati (PSDB-CE), declarou que as mudanças no texto serão inseridas em uma PEC paralela, para que a aprovação seja facilitada.

Painel do Congresso 

A pesquisa da Gazeta do Povo foi realizada entre novembro de 2018 e fevereiro de 2019. Os 81 senadores foram procurados via assessoria de imprensa, telefone, whatsapp e e-mail.

Confira as opiniões dos senadores:

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]