• Carregando...

O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia a dia, um resumo de temas relevantes. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda. O programa é publicado às 17h30 no streaming do Spotify, Google Podcast, Deezer e no iTunes.

***

#13: Uber e Netflix na mira da reforma tributária; crime e castigo: a rotina de um presídio de segurança máxima; ficção e verdade sobre o homem na lua

Sinopse - 17 de julho

*** 1) A reforma tributária, que vem ganhando visibilidade a partir do avanço da reestruturação da previdência no Congresso, terá diversos efeitos sobre o dia a dia do brasileiro; entre eles, pode puxar para cima o preço de corridas feitas com o Uber e da mensalidade desembolsada para assistir à Netflix, por exemplo. Os serviços oferecidos por aplicativos e outras plataformas online serão alvo certo da Comissão Especial da Reforma Tributária, já instalada na Câmara e presidida pelo deputado Hildo Rocha (MDB-MA). A repórter Cristina Seciuk conta essa história que vai espirrar no bolso da população.

*** 2) 6 minutos de banho e 1 filme por mês: a rotina num presídio de segurança máxima. Destinados a abrigar presos de alta periculosidade e líderes de organizações criminosas e facções, os presídios federais de segurança máxima fazem parte de uma realidade completamente diferente do sistema prisional dos estados. Nas cinco unidades federais espalhadas pelo Brasil, não há superlotação e nunca foram registradas rebeliões, fugas ou entrada de celulares. A repórter Kelli Kadanus esteve no presídio federal de Brasília para conhecer o funcionamento da unidade.

*** 3) Cinquenta anos atrás, no auge da Guerra Fria, o homem foi à Lua pela primeira vez. Até hoje, a façanha de 20 de julho de 1969 é considerada a maior da história da humanidade. Os astronautas Neil Armstrong e Buzz Aldrin alunissaram o módulo Eagle no satélite natural da Terra e cravaram a bandeira dos Estados Unidos como símbolo da vitória na corrida espacial. Claro, ainda há quem ache que tudo não passou de uma superprodução cinematográfica. O editor Fernando Rudnick, responsável por vídeo reportagem sobre o assunto, fala como chegamos, quando voltaremos e por que tanta gente acha essa aventura uma fraude.

***Ficha técnica

>>> O ’15 minutos’, podcast de notícias, é gravado no estúdio da Gazeta do Povo, em Curitiba # Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Fernando Rudnick, Vivaldo de Sousa Neto e Jenifer Ribeiro; montagem: Leonardo Bechtloff; identidade visual: Gabriela Salazar; estratégia de distribuição: Gladson Angeli.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]