• Carregando...

O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia a dia, um resumo de temas relevantes. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda. O programa é publicado às 17h30 no streaming do Spotify, Google Podcast, Deezer e no iTunes.

***

#11: A religião dos ministros do STF; saúde ganha com a reforma da previdência; e a fritura do General Heleno

Sinopse - 12 de julho

1) Pela segunda vez em pouco mais de um mês, o presidente Jair Bolsonaro voltou a dizer que pretende nomear um ministro evangélico ao Supremo Tribunal Federal. A primeira vaga deve abrir em 1º de novembro de 2020 quando o decano da Corte, Celso de Mello, completará 75 anos e se aposentará. Em junho, o jornal O Estado de S. Paulo apurou que são católicos os ministros do STF Cármen Lúcia, Dias Toffoli, Edson Fachin (relator de uma das ações sobre a criminalização da homofobia), Marco Aurélio Mello, Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski e Alexandre de Moraes. Os ministros Celso de Mello e Rosa Weber não informaram as suas religiões, mas pelo que se sabe nenhum dos dois é evangélico. Já os ministros Luís Roberto Barroso e Luiz Fux são judeus. O repórter Andrea Torrente comenta esse condição do presidente para a suprema corte.

2) Na reta final da negociação para angariar votos favoráveis à reforma da Previdência, o governo passou a publicar liberações de verba no Diário Oficial. Só o Ministério da Saúde, em uma tacada, garantiu a liberação de R$ 1,1 bilhão em emendas, de acordo com portarias publicadas. O valor é o dobro do montante que já havia sido pago em 2019 até então – R$ 529,9 milhões. Com dificuldades de articulação política, por várias vezes a gestão Bolsonaro sinalizou com a liberação de recursos para que os parlamentares votassem favoravelmente ao projeto. E grande parte dessa verba acaba canalizada para a saúde, já que a Constituição determina que metade do valor das emendas seja destinado a ações e serviços públicos no setor. A repórter Fernanda Trisotto explica o efeito colateral da reforma.

3) O depoimento do ministro chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno, na Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados foi visto com preocupação por integrantes das Forças Armadas. O general foi convidado para falar sobre o episódio envolvendo o sargento Manuel Silva Rodrigues, preso em Sevilha (Espanha) com 39 quilos de cocaína ao desembarcar de uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB). A repórter Monica Gugliano fala do desgaste do oficial mais próximo de Jair Bolsonaro.

***Ficha técnica - 15 Minutos

O ’15 minutos’, podcast de notícias, é gravado no estúdio da Gazeta do Povo, em Curitiba # Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Fernando Rudnick, Vivaldo de Sousa Neto e Jenifer Ribeiro; montagem: Leonardo Bechtloff; identidade visual: Gabriela Salazar; estratégia de distribuição: Gladson Angeli.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]