i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Auxílio

Sonho de Suplicy, renda básica é lei desde 2004 – e pode sair do papel no governo Bolsonaro

  • 22/06/2020 10:29
  • Atualizado em 23/06/2020 às 12:11
Renda Básica Universal: Eduardo Suplicy
Renda Básica Universal: sonho do petista Eduardo Suplicy pode ser concretizado pela gestão Boslonaro.| Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

O ex-senador Eduardo Suplicy, hoje vereador por São Paulo, completou 79 anos no domingo (21). Na nova idade, o petista acredita que verá, finalmente, se concretizar a proposta que defende há pelo menos 30 anos: a renda básica universal.

Após a pandemia do coronavírus, Suplicy viu o interesse pelo tema ganhar corpo e apoiadores tanto entre economistas quanto entre parlamentares. Entusiasmado, ele avalia que há um crescente consenso em torno da ideia de garantir que cada brasileiro receba uma renda mínima do governo, independentemente da condição social.

"Todos teremos direito. Eu, você, o Pelé, a Xuxa. Inclusive os estrangeiros que residem no país", disse o ex-senador em conversa com a Gazeta do Povo.

Não é a primeira vez, entretanto, que Suplicy acredita estar perto de concretizar a proposta. O ex-senador já teve um projeto de lei sobre o assunto aprovado no Congresso e sancionado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2004.

"Quando a lei 10.835 foi sancionada, eu estava certo de que o presidente iria constituir um grupo de trabalho para estudar as etapas de implementação da renda básica", lembra Suplicy.

Frustração: após a sanção, lei da renda básica virou letra morta

O grupo, entretanto, nunca foi criado. O governo Lula investiu nas políticas sociais, principalmente com a criação do programa Bolsa Família, mas acabou deixando de lado a ideia da renda básica universal. A lei aprovada no Parlamento se tornou letra morta.

A "pegadinha" que transformou a vitória de Suplicy em frustração foi inserida no texto pelo relator da matéria, o já falecido senador Francelino Pereira. E foi fruto de consenso com o próprio autor do projeto.

"Naquela época, ele me disse 'olha, Eduardo, eu já tenho 81 anos. Não vou mais me candidatar, então quero estudar a sua proposta com toda a atenção'. E então me pediu para adequar a proposta à Lei de Responsabilidade Fiscal, no que eu concordei", explica o ex-senador.

Com isso, a lei acabou deixando praticamente todas as decisões a cargo do Executivo: o valor do benefício, as etapas de implantação e a origem dos recursos. No fim, o governo do ex-presidente Lula deixou a ideia cair no esquecimento – e em tempo recorde. A legislação que regula o pagamento do Bolsa Família data do dia seguinte, 9 de janeiro de 2004. Mas nem ao menos faz referência à lei da renda básica da cidadania, sancionada na véspera.

Trecho do primeiro projeto de renda mínima apresentado por Suplicy no Senado Federal, ainda nos anos 1990. Primeira proposta envolvia o chamado imposto de renda negativo, mas depois o então senador abraçou a ideia da renda básica universal. Foto: Reprodução/<a href="http://imagem.camara.gov.br/Imagem/d/pdf/DCD24MAR1992.pdf#page=10" target="_blank" rel="noreferrer noopener" aria-label="Diário do Congresso Nacional (abre numa nova aba)">Diário do Congresso Nacional</a>.
Trecho do primeiro projeto de renda mínima apresentado por Suplicy no Senado Federal, ainda nos anos 1990. Primeira proposta envolvia o chamado imposto de renda negativo, mas depois o então senador abraçou a ideia da renda básica universal. Foto: Reprodução/Diário do Congresso Nacional.

No governo Dilma, assunto só foi tema de reunião à beira do impeachment

Apesar do revés, Suplicy não desistiu da ideia. Durante o governo de Dilma Rousseff, o ex-senador tentou sensibilizar a então presidente para aplicação da lei. Novamente, foi ignorado. "Achei que seria ótimo sugerir a ela que criasse o grupo de trabalho para estudar a implementação da lei. Mas ela só me recebeu perto do impeachment", diz.

Os anos de recusas e frustrações, entretanto, não tiram o entusiasmo do ex-senador com a proposta. Segundo ele, o projeto da renda básica tem uma série de vantagens. "Eliminamos totalmente a burocracia envolvida, já que não há qualquer recorte de renda. Eliminamos qualquer estigma ou sentimento de vergonha. Damos liberdade e dignidade ao ser humano", elenca.

E o espaço fiscal para tudo isso? "Tem, é claro que tem. Basta realizar uma proposta de reforma tributária em que passemos a cobrar mais dos que têm maior riqueza e teremos garantia de renda para todos", diz Suplicy. Ele cita lugares como o estado do Alasca, nos EUA; a cidade de Macau, na China; e até o município de Maricá, no Rio de Janeiro, como lugares em que propostas de renda básica foram implementadas e se mostraram viáveis.

Curiosamente, a esperança de que o programa ganhe vida própria no Brasil, por iniciativa do governo federal, finalmente voltou a crescer depois de 13 anos de gestões petistas no Executivo. Um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores, Suplicy pode ver a ironia de ter a bandeira de boa parte da sua vida política ser implementada pelo governo de Jair Bolsonaro, antagonista do PT e da esquerda.

Para o ex-senador, entretanto, isso não parece ter relevância. "Eu estou insistindo para que ele aplique a ideia. Ele não está me ouvindo muito, fica falando em distribuir armas para resolver o problema do Brasil. Mas tudo bem. O importante para mim é persuadir as pessoas e fazer com que a renda básica seja colocada em prática", diz.

30 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 30 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • S

    SILVESTRE ANTONIO SCHMITT

    ± 5 dias

    É só acabar com os privilégios e fantasmas em todos os legislativos e também no judiciário que sobra dinheiro.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • N

      Nelson Vidal Gomes

      ± 5 dias

      Todo brasileiro deverá ter direito a uma "renda básica",até os 10 anos de idade,só pela condição de ser brasileiro nato,de igual valor para todos,com campanha de incentivo às famílias bem posicionadas economicamente de se utilizarem desse recurso para beneficiar os mais carentes.Tanto quanto o "Marco do Saneamento",será um grande "instrumento de inclusão social", de que o governo mentiroso do PT, não se utilizou, preferindo dar comida ao povo carente para obter votos e não onde fazer coco.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • S

        Sérgio Guerra

        ± 5 dias

        Cada vez mais fico assustado com estas ideias comunitárias, para não dizer comunistas...porque dar dinheiro para Xuxa, (que foi exemplo dele)jse ele á paga um belo imposto de renda. Na atual circunstância em que estamos vivendo é notório ajudar quem não tem, mas em épocas de fartura, projetos de crescimento de renda e de infra estrutura são primordiais, Não se vice de esmolas.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • D

          Dario de Araújo Dafico

          ± 5 dias

          A maioria das pessoas que é contra é porque não entende a ideia da renda universal. Ela pode ser implantada sem nenhuma nova despesa pois no Brasil já se tem o bolsa família e vários outros programas de distribuição de renda. A universalização se dá para desburocratizar o sistema. Como todo mundo tem CPF, então todo mundo recebe o valor básico, por exemplo, R$100,00 por mês. Se você está empregado, e por isso está recebendo um salário, nos descontos na folha de pagamento (ou na declaração do imposto de renda) é feito o desconto dos R$ 100,00 que você já recebeu do governo. Ou seja, no final não recebe nada se realmente não estiver no sufoco.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • J

            JOSMAR PORTUGAL VAZ

            ± 5 dias

            No Brasil se resolve tudo criando impostos e taxando alguém. Daqui a pouco volta a cpmf e uma taxa aqui uma outra ali e os políticos , o poder judiciario mamando nas tetas da pátria amada Brasil . Reformas tributária, política , administrativa etc, etc , só pra lá do ano 2500 e olhe lá. Sem solução....

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • S

              Spartacus

              ± 5 dias

              Precisamos é de um planejamento familiar porque está nascendo muita gente inútil. Debaixo dos viadutos de são Paulo proliferam gente como ratos.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • S

                Spartacus

                ± 5 dias

                Esse jornal comunista safado está censurando cartas dos leitores

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • E

                  Edivaldo S

                  ± 6 dias

                  a idéia é brilhante. mas quem vai pagar a conta...

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • I

                    Intruso

                    ± 6 dias

                    EU SOU PLENAMENTE FAVORÁVEL A RENDA BÁSICA NO VALOR DE $ 400 REAIS PRA TODAS AS PESSOAS, SEM QUALQUER DISCRIMINAÇÃO.. AINDA Q A CARGA DE IMPOSTOS TENHA Q AUMENTAR.. O Q Ñ SE ADMITE É DISCRIMINAÇÃO (PELO PRÓPRIO GOV Q TEM O DEVER DE COMBATÊ-LA), EXIGINDO PROVA DE POBREZA PRA TER DIREITO. COM ESSA MENTALIDADE NUNCA CAIREMOS EM PÉ..

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • P

                      Polaco

                      ± 6 dias

                      pohhha gazeta, não perdem a oportunidade de falar de *********, mais um na capa do jornal da facção criminosa, vulgo pt, que vocês promovem? Esse aí já era para estar de pijama em alguma cadeia varrendo o corredor da penitenciaria.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • A

                        Alessandro Moreira

                        ± 6 dias

                        A ideia não é ruim em seus princípios e intenções, mas a realidade é que a aplicação é muito cara, custaria centenas de bilhões de reais todos os anos. E o PIB per capita do Brasil ão é dos maiores do mundo, então faltaria dinheiro, sem dúvidas.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • N

                          NAILSON

                          ± 6 dias

                          Ri muito kkkkkkkkkkkkkkkkkk

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • L

                            Leonardo Schwinden

                            ± 6 dias

                            Toda pessoa receberia um dinheiro para se manter. Ok. Mas se logo o dinheiro se tornar insuficiente justamente pela elevação dos preços provocada pelo aumento de dinheiro em circulação. Cada vez mais se precisaria injetar mais dinheiro e com isso mais inflação... será que essa proposta já foi testada em algum país ou é apenas fruto de boa vontade sem base científica?

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • R

                              Rômulo Viel

                              ± 6 dias

                              Suplicy é o rei dos idiotas. Proposta dele não pode ser boa.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • A

                                Afonso Celso Frega Beraldi

                                ± 6 dias

                                Algum dos leitores aguentaria pagar mais impostos para garantir mais alguns bilhões de Reais de por ano, para sustentar quem não trabalha? lembro

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • R

                                  Rodrigo Henrique

                                  ± 6 dias

                                  É, mais um exemplo de como o lula foi um enganador. Perdemos um baita contexto econômico internacional para o Brasil crescer por termos um presidente errado no momento.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • I

                                    Isaias Castro de Sousa

                                    ± 6 dias

                                    Isso é uma "armadilha" social, tal qual o Bolsa Família ou pensões alimentícias, por exemplo, a pessoa recebe R$ 200,00 (Pode ser pensão, bolsa, etc.) e quer passar um mês todinho comendo salsicha com ovo, a melhor política social sempre será o emprego.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • W

                                      Walter

                                      ± 6 dias

                                      Ficou pouco claro o que é a renda básica universal do Suplicy. Se estava falando das famílias abaixo da linha de pobreza ou se é mais amplo. Por isso fica difícil entender se o que o governo Bolsonaro está querendo o mesmo. Por outro lado, o plano de Paulo Guedes é incluir no programa social da PR não somente as pessoas abaixo da linha da pobreza, mas também aqueles identificados recentemente no plano de apoio financeiro devido à pandemia (38 milhões de brasileiros). Visa a ajudar, cada um desses brasileiros, a ter condições de progredir, saindo, a médio prazo, de uma situação de assistencialismo permanente por parte do governo.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      2 Respostas
                                      • W

                                        Walter

                                        ± 6 dias

                                        Afonso Celso Frega Beraldi: entendo seu modo de pensar, mas, por experiência própria, ao ajudar pessoas nesse nicho, compreendi que as condições são tão duras que eles não tem o principal, a esperança. Dê isso a eles que o resto acontece!

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                      • A

                                        Afonso Celso Frega Beraldi

                                        ± 6 dias

                                        Walter. Lamento mas o brasileiro que recebe auxílio do governo não sairá jamais da linha de pobreza, porque nao querem trabalhar mesmo. E dinheiro do meu, seu, nosso imposto que irá para um buraco sem fundo, que poderia ser usado sim, para criar novos postos de trabalho, com a injeção de muitos bilhões de Reais em obras publicas.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                    • C

                                      C R Berger

                                      ± 6 dias

                                      Quem diria....nós, realizando os sonhos mais dourados e almejados pelos petista. PELAMORRR!!!!!

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • S

                                        Spartacus

                                        ± 6 dias

                                        Onde de lê proliferam feito fator. Leia se proliferam feito ratos

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • P

                                          Paulo Roberto Pinheiro

                                          ± 6 dias

                                          Agora só falta o Bolsonaro fazer a Reforma Agrária.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • Z

                                            Zenão

                                            ± 6 dias

                                            a classe média e média baixa já paga tudo, agora também uma renda mínima até pra multimilionário? Raul tinha razão: "pare o mundo que eu quero descer!"

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • Z

                                              Zenão

                                              ± 6 dias

                                              a gente morre e não vê tudo; Silvio Santos, os marinhos, Pelé, Xuxa etc. todos ganhando uma renda mínima, é isso mesmo?

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • B

                                                Bernardo Coelho

                                                ± 6 dias

                                                Seria mais interessante se, ao invés de taxar a classe média, o financiamento desse programa viesse das reformas estruturais do Estado. Privatização, reforma administrativa, enxugar os ralos de dinheiro público. Se for financiado de forma inteligente, e desenhado de uma forma que não crie dependência por parte dos beneficiários, é um baita programa.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • N

                                                  Nico Gavelick

                                                  ± 6 dias

                                                  No meio do texto já aparecem as reais intenções: taxar mais quem tem maior riqueza. Ou seja, vão aumentar impostos para a classe média (pois, para sucessivos governos brasileiros, quem tem casa para morar é rico) e depois espalhar uma migalha entre a população. Não vai resolver nada. Quem é dependente continuará dependente.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  • F

                                                    F.H.O

                                                    ± 6 dias

                                                    É uma ideia interessante... mas acredito que daria um valor insignificante para cada brasileiro. Teria que colocar algum tipo de restrição baseada na real necessidade das pessoas. Pra q pele e Xuxa não entrem na divisão sem necessidade.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    • C

                                                      CSG

                                                      ± 6 dias

                                                      O programa de Renda Minima do Suplicy é do final da década de 80, já se ensaiou muita coisa parecida. Transferir renda para quem não tem já é alguma coisa, mas só isso não basta, precisa ajudar as pessoas a sair desta situação. Mas para isso precisariamos de umgoverno de verdade , o que não temos e nunca tivemos.

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      Fim dos comentários.