i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Vídeo

Entenda em 1 minuto: quem pagaria a conta do Renda Brasil?

  • PorGazeta do Povo
  • 07/09/2020 12:15

O presidente Jair Bolsonaro suspendeu o Renda Brasil, programa que iria substituir o Bolsa Família.

Bolsonaro criticou publicamente o programa, alegando que não irá tirar recursos dos mais pobres para abastecer o novo programa.

Entenda em um minuto, os motivos que levaram à suspensão do Renda Brasil:

>> Quem terá a primeira vacina confiável contra a Covid-19?

O ministro da Economia, Paulo Guedes, queria um benefício no valor de aproximadamente R$ 250, enquanto Bolsonaro quer que o valor seja em torno de R$ 300.

Como sustentar o Renda Brasil?

Paulo Guedes propôs que, para atingir esse valor, seria necessário cortar deduções da saúde e da educação do imposto de renda. Ou seja, seria retirar ou diminuir o abate que os contribuintes recebem ao pagarem por escolas e médicos particulares.

Isso não foi aceito pelo presidente.

Outra crítica feita por Bolsonaro foi a utilização do dinheiro destinado ao pagamento do abono salarial, que é dado para quem ganha até dois salários mínimos.

Assim, a proposta não será enviada ao Parlamento. O presidente garantiu que voltará a conversar com a equipe econômica para encontrar possíveis soluções.

A intenção de Bolsonaro é que o Renda Brasil mantenha o mesmo valor previsto das últimas parcelas do auxílio emergencial para evitar um desgaste do novo programa.

Conteúdo editado por:Rodrigo Fernandes
1 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 1 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • G

    Gerhard Erich Boehme

    ± 2 dias

    Imposto de renda negativo. A principal vantagem é que ele pode vir para corregir erros do passado e inserir de fato mais brasileiros na economia de mercado, contrapondo a esmola política do bolsa família, que não traz na sua concepção uma porta de saída. Quem está cadastrado no bolsa família tem medo de perdê-la e não parte para a luta, ou em termos bíblicos: Do suor do teu rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, porque dela foste tomado; porquanto és pó, e ao pó tornarás. Gênesis 3:19

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

Fim dos comentários.