• Carregando...

# Ricardo Salles segue sendo alvo do Centrão; nesta semana, direção da Polícia Federal decidiu substituir o superintendente da corporação no Amazonas, delegado Alexandre Saraiva, que havia enviado ao STF um pedido de investigação contra o ministro

***) O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, voltou aos holofotes em Brasília. Na última quinta-feira (15), a direção da Polícia Federal (PF) decidiu substituir o superintendente da corporação no Amazonas, delegado Alexandre Saraiva.

O então responsável pela PF no Estado havia enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF) um pedido de investigação contra o ministro Salles. Segundo Saraiva, o ministro do Meio Ambiente atuou para obstruir a investigação de apreensão de madeira ilegal.

Pressão pelo cargo de Ricardo Salles

Ele ganhou, portanto, o que pode ser interpretado como um fôlego em uma batalha para ficar no cargo. Acontece que há pressões vindo de outros lados. Uma liderança política da Câmara disse à Gazeta do Povo, por exemplo, que pelo menos "Por ora, o Salles está em 'banho maria’.

A pressão do Centrão sobre Salles pode ter, inclusive, conseguido um "reforço" de peso, ainda que indiretamente. O procurador Lucas Rocha Furtado, do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), pediu à corte que determine à Casa Civil de Bolsonaro o afastamento cautelar do ministro, informa o jornal O Globo nesta sexta-feira (16). A representação é baseada na notícia-crime enviada pela PF ao STF.

Ao mesmo tempo, com o aval do Planalto, aliados no Congresso preparam uma espécie de blindagem do ministro do Meio Ambiente, visto com bons olhos pelo governo Bolsonaro. Será que ele corre risco de cair?

Este episódio do podcast 15 Minutos analisa a situação de Ricardo Salles. O convidado é o Rodolfo Costa, repórter da Gazeta do Povo em Brasília. 

***
O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda. O programa é publicado no Spotify, Google Podcast, Deezer e no iTunes.

***
Ficha técnica: ‘15 minutos’, podcast de notícias da Gazeta do Povo #Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Maria Eduarda Scroccaro, Jenifer Ribeiro e Durval Ramos; montagem: Leonardo Bechtloff; identidade visual: Gabriela Salazar; estratégia de distribuição: Gladson Angeli e Marcus Ayres.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]