• Carregando...
Vista aérea do Rio de Janeiro
Vista aérea do Rio de Janeiro| Foto: Riotur/divulgação

Levantamento do Instituto Paraná Pesquisas divulgado nesta sexta-feira (21) mostra o ex-prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes (DEM) liderando a corrida eleitoral pela prefeitura da cidade. O atual prefeito do Rio, Marcelo Crivella (Republicanos), está em segundo, numa situação de empate técnico com Delegada Martha Rocha (PDT).

Num dos cenários da pesquisa estimulada, quando os nomes dos pré-candidatos são apresentados aos eleitores, Eduardo Paes aparece com 29,5% das intenções de voto. Crivella tem 15,7%. Ele está tecnicamente empatado na margem de erro (que é de 3,5% para mais e para menos) com a Delegada Martha Rocha (PDT), que tem 10,1% das intenções de voto.

Nesse cenário, a deputada federal Benedita da Silva (PT) aparece com 7,4% das intenções de voto. Ela é seguida numericamente por Cabo Daciolo (PL), com 5,2%;  e Clarissa Garotinho (PROS), com 3,4%. Rodrigo Amorim (PSL) tem 1,3%; Renata Souza (Psol) fez 1,2%; Fred Luz (Novo) tem 1,1%; e Paulo Messina (MDB) alcançou 0,7%.

O Instituto Paraná Pesquisas mostra que, nessa simulação, 4,8% dos eleitores disseram não saber em quem votariam e 19,7% disseram que não votariam em nenhum dos candidatos apresentados.

Em outro cenário da pesquisa estimulada, com variação de nomes de pré-candidatos, Paes tem 28,6% e Crivella, 15,4%. O atual prefeito, nessa simulação, também está empatado tecnicamente com Delegada Martha Rocha, que teve 9,3% das intenções de voto.

Atrás dela numericamente, mas empatados na margem de erro, estão Benedita da Silva (PT), com 7%; Cabo Daciolo (PL), com 5,1%; e Clarissa Garotinho (PROS), com 3,1%.

Em seguida aparecem o empresário Paulo Marinho (PSDB, 1,5%); Cristiane Brasil (PTB, 1,1%); Hugo Leal (PSD, 1,1%); Rodrigo Amorim (PSL, 1%); Marcelo Calero (Cidadania, 1%); Fred Luz (Novo, 0,9%); Glória Heloíza Lima (PSC, 0,9%); Renata Souza (Psol, 0,9%); e Paulo Messina (MDB; 0,4%).

Nesse cenário, 4,3% dos eleitores não sabem em quem votariam. E outros 18,5% disseram que não votariam em nenhum dos candidatos.

Rejeição de Crivella é a maior entre pré-candidatos do Rio

O Instituto Paraná Pesquisas também levantou o índice de rejeição de quatro pré-candidatos entre os eleitores cariocas. O prefeito Marcelo Crivella é o mais rejeitado: 67,4% dos eleitores do Rio disseram que não votariam nele de jeito nenhum.

O prefeito também tem a sua gestão desaprovada por 65,5% dos eleitores pesquisados. Apenas 29,9% disseram aprovar a gestão de Crivella. Outros 4,6% não souberam ou não quiseram opinar.

A gestão dele é considerada ruim ou péssima por 54% dos eleitores cariocas. Outros 27% a consideram regular e 17,5% consideram a gestão boa ou ótima.

Dentre os demais pré-candidatos que tiveram sua rejeição medida na pesquisa, Benedita da Silva também apresenta um índice alto: 59,6% dos eleitores não votariam nela de jeito nenhum. Eduardo Paes tem rejeição de 48,6%, e a Delegada Martha Rocha (PDT) de 42,2%.

Apoio de Witzel pode ser tóxico na eleição para prefeitura do Rio

A pesquisa também mostra que o apoio do governador Wilson Witzel (PSC) para um candidato à prefeitura do Rio de Janeiro pode ser tóxico nessas eleições. Segundo 54,4% dos eleitores ouvidos pela Paraná Pesquisas, o apoio de Witzel diminuiria a vontade de votar em um candidato.

Apenas 5,1% dos eleitores disseram que teriam mais vontade de votar em alguém que fosse apoiado pelo governador. Outros 37,9% disseram que o apoio de Witzel não mudaria seu voto. E 2,6% disseram não saber ou não quiseram opinar sobre o assunto.

Já o apoio do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) pode influenciar positivamente a escolha de um candidato para 24,9% dos eleitores. Outros 29% disseram que a vontade de votar determinado candidato diminuiria se o presidente o apoiasse. E para 42,7% não faria diferença o apoio de Bolsonaro. Uma parcela de 3,3% dos eleitores disse não saber ou não querer opinar.

Metodologia da pesquisa

O Paraná Pesquisas ouviu 910 eleitores com 16 anos ou mais do Rio de Janeiro, de forma presencial, entre os dias 15 e 19 de agosto de 2020. A pesquisa tem um grau de confiança de 95% e uma margem de erro de 3,5% para mais ou para menos. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número RJ- 02794/2020.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]