• Carregando...
Veículo queimado no RN após ataques comandados por facções criminosas
Veículo queimado no RN após ataques comandados por facções criminosas| Foto: EFE/ Ney Douglas

A noite de sexta-feira (17) e a madrugada deste sábado (18) foram marcadas por mais violência no Rio Grande do Norte. Essa foi a quinta noite de ataques praticados por uma facção criminosa que atua no tráfico de drogas na capital, Natal.

Durante a madrugada, criminosos com armas em punho expulsaram moradores e incendiaram três casas em um bairro da cidade. Na ação criminosa, quatro homens encapuzados vestidos com coletes à prova de balas expulsaram nove moradores das três casas, todos da mesma família.

Segundo informou a Agência Brasil na manhã deste sábado, uma idosa de 77 anos foi tirada da cama com uma arma apontada para a cabeça. Em outra ação criminosa na Grande Natal, um policial penal foi morto a tiros em um novo atentado. Segundo a polícia, o crime aconteceu por volta das 21h30 em uma área comercial. Familiares informaram que o policial penal foi atingido com três tiros no braço, na perna e no tórax. Ele foi socorrido e levado pela Polícia Militar para o hospital, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

104 presos

Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Norte, até as 6h deste sábado, 104 pessoas haviam sido presas. No total, foram apreendidos, desde a última terça-feira (14), 29 armas de fogo, 87 artefatos explosivos e 23 galões de gasolina, além de 11 motos e dois carros, dinheiro, drogas, munições. Produtos de furto também foram recuperados. Entre os presos estão foragidos da Justiça e pessoas que usam tornozeleira eletrônica em situações ilícitas.

Forças de segurança unidas

Com a chegada do secretário nacional de Segurança Pública, Tadeu Alencar ao estado nessa sexta-feira, a governadora Fátima Bezerra disse que a ação integrada das forças de segurança do RN junto com a Força Nacional é uma demonstração de que o Estado continuará “incansável em tomar as medidas necessárias para restabelecer a paz e a ordem pública em todo o Rio Grande do Norte”.

Além do secretário nacional de Segurança Pública, também chegou ao Rio Grande do Norte, ainda na quinta-feira, o secretário nacional de Gestão Penitenciária, Rafael Velasco. Os policiais militares e a Polícia Civil do Rio Grande do Norte se somaram aos integrantes da Força Nacional em vários pontos da cidade e em ações integradas para combater os últimos acontecimentos que assolaram o estado.

Sob a coordenação da Secretaria Estadual de Segurança Pública, o reforço chegará a aproximadamente 500 homens e mulheres enviados pelo Ministério da Justiça e da Segurança Pública.

Transferências para presídios federais

Em resposta aos atentados criminosos, uma nova ação da Força de Cooperação Penitenciária (Focopen) da Secretaria Nacional de Políticas Penais, órgão do Ministério da Justiça e Segurança Pública, policiais penais federais transferiram mais nove presos do Presídio Rogério Coutinho, localizado no Complexo de Alcaçuz, para o Sistema Penitenciário Federal (SPF). A operação teve o apoio da Secretaria de Administração Penitenciária do estado. Desde o início da crise, já são dez os custodiados do estado transferidos para penitenciárias federais.

A remoção foi feita a pedido do Ministério Público do estado do Rio Grande do Norte e do governo local, e autorizada pelo Vara de Execução Penal.

Acusações

Os custodiados são acusados de comandar crimes como homicídios e tráfico de drogas. Além disso, eles também têm envolvimento em planos de fugas e ataques a patrimônios públicos e privados no Rio Grande do Norte. Os presos transferidos podem ficar em qualquer uma das cinco unidades federais localizadas em Catanduvas (PR), Campo Grande, Mossoró (RN), Porto Velho e Brasília. No Sistema Penitenciário Federal, os presos ficarão isolados em celas individuais, com visitas monitoradas e apenas em parlatório e com rigorosos procedimentos de segurança.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]