• Carregando...
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, em Moscou, 14 de março de 2019
Presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse que os países do Brics “têm uma contribuição importante a fazer para o crescimento mundial”.| Foto: Andrey Rudakov / AFP

O presidente Jair Bolsonaro e os líderes de África do Sul, China, Índia e Rússia discursaram na cerimônia de encerramento do Fórum Empresarial do Brics, que ocorreu nesta quarta-feira (13), em Brasília. O evento abriu a programação oficial da 11ª Cúpula do Brics.

Xi Jinping, presidente da China, afirmou que “o crescente protecionismo no mundo está ameaçando o comércio internacional e os investimentos”. Vladimir Putin, presidente da Rússia, ecoou as palavras do chinês. “Temos visto o crescimento de atitudes protecionistas, e os países do Brics têm que se esforçar para não se deixar abater por isso”, afirmou.

Para Putin, os países do bloco “têm uma contribuição importante a fazer para o crescimento mundial”. O líder russo destacou que, nos últimos anos, houve um aumento de 20% no comércio entre os Brics.

Bolsonaro ressaltou que as trocas comerciais do Brasil com parceiros do Brics passaram de R$ 110 bilhões em 2018. “O Brasil mudou. Começou a abrir o seu mercado. Com medidas concretas, cada vez mais recuperamos a confiança do mundo”, disse.

Segundo o presidente brasileiro, “o governo tem feito o dever de casa para tornar o Brasil cada vez mais atraente para os negócios”. Entre as medidas importantes para isso, citou as recentes decisões de isentar cidadãos de diversos países da necessidade de visto para entrar no Brasil.

Narendra Modi, primeiro-ministro da Índia, agradeceu a iniciativa do governo brasileiro de não exigir vistos para a entrada de cidadãos indianos no país.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]