i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Na linha de tiro

Guerra ideológica: por que o general Santos Cruz virou o alvo da vez no governo

  • PorOlavo Soares
  • Brasília
  • 07/05/2019 10:08
Guerra ideológica: por que o general Santos Cruz virou o alvo da vez no governo
| Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

“Não existe grupo de militares nem grupo de olavos aqui. Tudo é um time só”. A declaração dada pelo presidente Jair Bolsonaro nesta segunda-feira (6), emendada por uma nova publicação sobre o assunto nesta terça (7), foi uma tentativa de diminuir mais uma crise criada entre apoiadores de sua gestão. Na controvérsia mais recente, o alvo é o titular da Secretaria de Governo, o ministro Santos Cruz, em uma disputa que envolve diferentes grupos e resvala na demissão de Letícia Catelani da diretoria da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex).

Apesar da fala de Bolsonaro, será difícil para o governo reverter os efeitos de mais um racha. A briga se instalou desde do último fim de semana e teve entre seus protagonistas o filósofo Olavo de Carvalho, ideólogo do núcleo familiar do governo. Olavo subiu o tom contra Santos Cruz, chamando o ministro de “politiqueiro de merda”, “um nada” e dizendo que ele quer “controlar a internet”.

A partir das críticas de Olavo, lideranças políticas pró-Bolsonaro começaram a se manifestar contra e a favor do filósofo. Os deputados federais Alexandre Frota e Carla Zambelli, ambos do PSL-SP, contestaram o posicionamento de Olavo e enalteceram o currículo de Santos Cruz. Já o jornalista Allan dos Santos, editor do site Terça Livre e apoiador do governo Bolsonaro, endossou os ataques ao ministro e teve alguns de seus comentários reproduzidos por lideranças do PSL, como o deputado federal Filipe Barros (PR).

Mas o posicionamento mais incisivo contra Olavo de Carvalho veio por parte do general Villas Boas, ex-comandante do Exército, que atualmente compõe a equipe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência. O general disse que Olavo de Carvalho vive em um “vazio institucional”, que ele “age no sentido de acentuar as divergências” e que ele seria o “Trotsky da direita”, em referência ao líder russo que teria traído a revolução socialista em seu país.

Estopim: a declaração do general à Jovem Pan

A briga recente foi deflagrada por uma declaração de Santos Cruz à rádio Jovem Pan, em que ele pediu “cuidado” no uso das redes sociais e demandou um avanço na legislação sobre o tema: “Pode até ser um instrumento de governo para divulgação de algumas ideias, de alguns projetos, mas tem que ser utilizada com muito cuidado, para evitar distorções, e que vire arma nas mãos dos grupos radicais, sejam eles de uma ponta ou de outra. Tem de ser disciplinado, até a legislação tem de ser aprimorada, e as pessoas de bom senso têm de atuar mais para chamar as pessoas à consciência de que a gente precisa dialogar mais, e não brigar.”

A fala foi contestada por bolsonaristas principalmente pelo fato de que as redes sociais foram um dos principais mecanismos de fortalecimento do grupo do presidente da República durante o período eleitoral. Filiado a um partido pequeno e crítico da linha editorial da maior parte dos veículos de comunicação, Bolsonaro identificou nas redes um meio para estabelecer “contato direto” com os cidadãos. Na Presidência, tem dado continuidade ao expediente, promovendo “lives” em plataformas como Facebook e Twitter.

No domingo (5), Bolsonaro escreveu em seu perfil no Twitter: “Em meu Governo a chama da democracia será mantida sem qualquer regulamentação da mídia, aí incluída as sociais. Quem achar o contrário recomendo um estágio na Coréia do Norte ou Cuba”. A fala foi interpretada como uma resposta à declaração de Santos Cruz.

O que realmente está em jogo?

As opiniões sobre as redes sociais, entretanto, são apenas um dos pontos de colisão entre Santos Cruz e os “olavistas”.

Um dos focos de controvérsia está no protagonismo que os militares têm no governo Bolsonaro. A atuação de ministros como Tarcísio Gomes de Freitas (Infraestrutura), Bento Albuquerque (Minas e Energia), Augusto Heleno (GSI) e do próprio Santos Cruz tem sido alvo de críticas de setores do governo por ser mais tecnicista do que a de outro grupo de ministros, como Ernesto Araújo (Relações Exteriores), Damares Alves (Direitos Humanos) e Abraham Weintraub (Educação), que trabalhariam de forma mais “ideológica”. Para alguns apoiadores de Bolsonaro, a postura de Araújo, Damares e Weintraub estaria mais condizente com o programa de governo apresentado pelo presidente durante as eleições - e, portanto, caberia aos militares modificar sua linha de atuação, não o oposto.

Além dos ministros, outro militar em conflito constante com a ala “olavista” do Bolsonarismo é o vice-presidente General Mourão. Ele já foi atacado publicamente em diversas ocasiões pelo vereador Carlos Bolsonaro, filho do presidente, e pelo próprio Olavo de Carvalho. Na segunda-feira (6), Mourão disse que não comentaria os disparos verbais de Olavo contra Santos Cruz.

A disputa entre “militares” e “ideológicos” ocorre também porque os apoiadores de Bolsonaro alinhados com Olavo de Carvalho alegam que Santos Cruz e outros ministros não se empenham na chamada “guerra cultural”, uma das principais vertentes do bolsonarismo. Os “olavistas” cobram empenho de outros integrantes do governo em temas como críticas ao comunismo, enfraquecimento de organizações de esquerda e de grupos de mídia que, para eles, são contrários à gestão do presidente da República.

Uma das “armas” na briga contra Santos Cruz foi um vídeo em que o ministro, ainda antes do governo Bolsonaro, diz que entidades como o Viva Rio e o Sou da Paz devem participar de discussões sobre o combate à violência. As instituições, por defenderem o desarmamento, posicionam-se na linha ideológica oposta à dos apoiadores de Bolsonaro. Em outro vídeo, que foi repercutido por Olavo de Carvalho, o general Villas Boas faz elogios ao ex-ministro Aldo Rebelo - que atualmente está no Solidariedade, mas por décadas foi uma das principais lideranças do Partido Comunista do Brasil.

A disputa ideológica tem também desdobramentos no Ministério da Educação. Ex-assessor da pasta, o cientista político Silvio Grimaldo postou em mais de uma ocasião em suas redes sociais que os militares desejam retirar os “olavistas” da Educação.

A Apex no meio da confusão


A demissão de Letícia Catelani da diretoria da Apex, anunciada na segunda-feira (6), é outro componente de tensão no governo. Ela foi desligada do cargo após a indicação de Ricardo Segovia Barbosa para a presidência da instituição. Segovia é também militar, contra-almirante da Marinha.

Catelani teve protagonismo na campanha de Bolsonaro durante o período eleitoral e foi também dirigente do PSL em São Paulo. Nas redes sociais, a agora ex-diretora costumava citar que havia barrado contratos que privilegiariam “amigos do rei” e que tinha tomado decisões que trariam economia aos cofres públicos. A atuação dela era também celebrada pelo núcleo “ideológico” do Bolsonarismo por, na visão deste grupo, impedir que a agência fomentasse produções culturais de viés esquerdista. “O General Santos Cruz quer retirar a @LeticiaCatel da APEX por ela cortar verbas de artistas de esquerda. Para isso, deseja colocar um militar que não domina sequer a língua inglesa, tão necessária para a agência. O objetivo é derrubar @ernestofaraujo”, escreveu o jornalista Allan dos Santos em seu perfil no Twitter, em referência também ao ministro das Relações Exteriores. O “militar que não domina a língua inglesa” é Segovia. Santos declarou também que Santos Cruz seria contrário à transferência da embaixada brasileira em Israel para Jerusalém, proposta enaltecida por Bolsonaro e contestada por empresários nacionais que negociam com países árabes.

Perfil: Quem é Santos Cruz

O general Carlos Alberto Santos Cruz foi anunciado como ministro do governo Bolsonaro em 26 de novembro de ano passado, pouco menos de um mês após o segundo turno das eleições.

Sua indicação para a Secretaria de Governo foi considerada uma surpresa pelo perfil da pasta - todos os antecessores de Santos Cruz são políticos que exerceram mandatos eletivos e já foram figuras de destaque em seus partidos, como Ricardo Berzoini (PT), Geddel Vieira Lima (MDB) e Antonio Imbassahy (PSDB). O último ocupante do posto antes do governo Bolsonaro, Carlos Marun, foi deputado federal pelo MDB do Mato Grosso do Sul e ganhou notoriedade ao se colocar na linha de frente da defesa do ex-presidente Michel Temer e do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha.

Apesar de não deter perfil político, Santos Cruz vinha, até o momento, tendo uma atuação elogiada por integrantes de diferentes partidos. O líder do PRB na Câmara, Jhonatan de Jesus (RR), chegou a dizer em fevereiro que Santos Cruz era o “melhor ministro” da gestão Bolsonaro.

30 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 30 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • W

    Wilbur Archibald III

    ± 3 dias

    Santos Cruz Credo!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • S

      SANDRO

      ± 3 dias

      Bolsonaro decepcionando seus eleitores ao dar força a esse babaca de Olavo, que nem no Brasil mora. E ainda dá força pra esses seus filhos que se acham os donos do país. Lamentável!!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • L

        Luis Renato Queiroz

        ± 8 dias

        O Olavo foi um grande pensador. Agora não passa de um sujeito grosso e destrutivo. Clássico caso de mosca azul.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • J

          Junior

          ± 8 dias

          Isso é ótimo, essas discussões são sadias, mostra que não é um governo de quadrilha de bandidos unidos contra o Brasil, como era o governo comunista de esquerda que apoiava e trocava elogios com o Collor, Maluf, pois eram todos da mesma laia.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • M

            Marcelo Valente Moura

            ± 8 dias

            Os conflitos de agendas não devem prevalecer às agendas comuns

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • E

              Eduardo Carlos Campos

              ± 8 dias

              O General Santos Cruz tem apresentado suas idéias contrárias às do Presidente eleito e os eleitores simplesmente não perdoam deslizes e bolas fora !!

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • M

                marcelo souza

                ± 8 dias

                sinceramente este governo, está mais para discussões entre vizinhos, por ideologias e religião. Está na hora de começarem a governar de verdade, pois até agora e só balelas e nada mais . Mia 4 anos perdidos na história deste país. Lamentável.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                2 Respostas
                • M

                  Marcelo

                  ± 8 dias

                  Decio mango: Cara, largue mão de usar essa mesma desculpa sempre.. vire o disco.. a Dilma já saiu faz 3 anos e a desculpa é sempre a herança de PT... vamos passar uma régua nisso e partir pra frente.. eles precisam governar sim e parar de tititi...

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                • D

                  Decio mango

                  ± 8 dias

                  Vcs idi0tas deixaram um ladrao e uma vagaladra por treze ..vao dormir

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

              • D

                Democracia 2018

                ± 8 dias

                Bolsonaro tá dando um monte de tiro no pé! Acorda Capitão e bota ordem no barraco! Manda esse Olavo pra *** !

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • A

                  AMAURI

                  ± 8 dias

                  Segundo muitos lmbecis, quem não concorda com Bozo, é comunista. Se for assim, seu grupo é formado em sua maioria por comunistas.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • H

                    HERMES CARLOS BOLLMANN

                    ± 8 dias

                    É a tal IMPRENSSA PETISTA< Parte de Jornalistas da REDE GLOBO< que deveriam estar na FOLHA DO PT> EM ANOS PASSADOS, re que agora ZEROU?, Uma DELAS É A TAL ""MIRIAM LEITÃO"" que levou uma Surra DEMOCRATICA QDO,. ENTREVITOU O GENERAL:> Essa (Meia sra.) O RESTO AINDA É GUERRILHEIRA DO ARAGUAIA, nÃO SE CONFORMA ATÉ HOJE NA VITORIA DE BOLSONARO< e Do que Ele disse para O ""FILHINHO DELA" que a Mãe DELE AUNDA COM ""CARLOS MARIGUELLA" TERROSITA DE CARTERINHA"

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • M

                      Marcelo

                      ± 8 dias

                      Muito blá blá blá... muito twitter e pouca ação.. fico imaginando como um fumador de cachimbo que está lá nos EUA consegue criar tanta confusão por aqui... sério isso já virou uma pouca vergonha. O povo aí se lascando e os caras nessas discussões ideológicas.. esquerda, direita, olavista, olavete, bolsonarismo.. tá chato já. Como disse um colega ali embaixo: a oposição do governo é o próprio governo. Vão se quebrar sozinhos entre eles...

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • F

                        Freitas

                        ± 8 dias

                        A senadora Mara Gabrilli (PSDB) comentou no Twitter o nojento comentário que Olavo de Carvalho fez sobre o general Villas Bôas . “Estar em uma cadeira de rodas não é uma prisão. Ao contrário, a cadeira é o que garante o ir e vir. Sinônimo de liberdade para quem é bem resolvido consigo mesmo, como o general Villas Bôas, exemplo de grandeza, lucidez e produtividade.”

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • A

                          Ariel Lazari

                          ± 8 dias

                          Muito bom artigo, só não concordei em dizer que os bolsonaristas do núcleo ideológico querem uma postura mais comprometida dos ministros da Infraestrutura, Minas e Energia, etc. Isso é até impossível, porque essas são pastas técnicas. O fato de Educação e RE terem ministros que se posicionam em termos de ideologia é coisa muito natural, já que estas pastas exigem tal posicionamento - é impossível ser puramente "técnico" em educação, p/ex., já que sempre se tem em mente uma filosofia. Enfim, quem está comprando briga são os militares técnicos tentando transformar em técnicos Ministros e funcionários de pastas que exigem ideias, e não o contrário.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • A

                            ADENILSON CORRÊA DE CAMPOS

                            ± 8 dias

                            Uma coisa é reprovar moralmente quem faz mau uso das redes sociais, pra isso já existe leis suficientes! Outra coisa é "disciplinar" as redes sociais e o que o general entende por disciplinar! Ora, é jogar contra o time que o fez ser do governo, exatamente com a vitória de Bolsonaro, graças aos meios alternativos de comunicação. Será que o general é democrático mesmo e percebeu a importância das redes sociais pro seu próprio governo?

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            1 Respostas
                            • A

                              ADENILSON CORRÊA DE CAMPOS

                              ± 8 dias

                              Errata: "... já existem leis suficientes..."

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                          • F

                            Freitas

                            ± 8 dias

                            O governo campeão das TRICAS E FUTRICAS...

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • F

                              Freitas

                              ± 8 dias

                              E ainda defendem esse "gagá"? “Olavo sobre Villas Bôas: “Um doente preso a uma cadeira de rodas”. >>> Olavo de Carvalho fez um comentário nojento sobre o general Villas Bôas.”

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              2 Respostas
                              • F

                                Freitas

                                ± 8 dias

                                Zyss: A senadora Mara Gabrilli (PSDB) comentou no Twitter o nojento comentário que Olavo de Carvalho fez sobre o general Villas Bôas . “Estar em uma cadeira de rodas não é uma prisão. Ao contrário, a cadeira é o que garante o ir e vir. Sinônimo de liberdade para quem é bem resolvido consigo mesmo, como o general Villas Bôas, exemplo de grandeza, lucidez e produtividade.”

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                              • Z

                                Zyss

                                ± 8 dias

                                E tá errado? tá morrendo e não larga o osso. O poder é realmente incrível.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                            • T

                              Takushi

                              ± 8 dias

                              Maior inimigo do Governo: o próprio Governo. A "oposição" está com inveja, nem de perto consegue instaurar tantos conflitos.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              1 Respostas
                              • A

                                Ariel Lazari

                                ± 8 dias

                                É que a direita não anda em bando como o PT

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                            • C

                              CARLOS FELIX

                              ± 8 dias

                              Nem olavistas, nem militares, quem retorna com as tintas da discórdia são alguns integrantes da imprensa derrotada. Lamentável, para os milhões que legaram ao Bolsonaro, a liderança, na condução da mudanças que o país tanto precisa e clama. Mudanças na maneira de respeitar a democracia conservadora e liberal . Desmontar o aparelhamento ideológico que dominou durante quase quatro décadas a estrutura social e política, não é missão fácil. E será dificultada, caso não parem de dar munição aos reacionaristas da esquerda derrotada .

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              1 Respostas
                              • F

                                Freitas

                                ± 8 dias

                                A senadora Mara Gabrilli (PSDB) comentou no Twitter o nojento comentário que Olavo de Carvalho fez sobre o general Villas Bôas . “Estar em uma cadeira de rodas não é uma prisão. Ao contrário, a cadeira é o que garante o ir e vir. Sinônimo de liberdade para quem é bem resolvido consigo mesmo, como o general Villas Bôas, exemplo de grandeza, lucidez e produtividade.”

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                            • C

                              Cesar Tiossi

                              ± 8 dias

                              Essa dis**** deveria ser interna e não escancarada. So estão dando armas para o inimigo, que é a esquerda.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • L

                                Luiz Schuwinski

                                ± 8 dias

                                O articulista da presente matéria deve ser mais uma das "comadres fofoqueiras" que infestam a mídia vermelha! Não importa o que o governo recém empossado está fazendo administrativamente. A intenção clara, explícita, é sabotar todas as ações dos ministros e do presidente. Jogam vergonhosamente contra os interesses maiores da Nação brasileira. É aquela velha "estória": como não ganhamos, ninguém leva! Chega a dar nojo!!!

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                2 Respostas
                                • F

                                  Freitas

                                  ± 8 dias

                                  A senadora Mara Gabrilli (PSDB) comentou no Twitter o nojento comentário que Olavo de Carvalho fez sobre o general Villas Bôas . “Estar em uma cadeira de rodas não é uma prisão. Ao contrário, a cadeira é o que garante o ir e vir. Sinônimo de liberdade para quem é bem resolvido consigo mesmo, como o general Villas Bôas, exemplo de grandeza, lucidez e produtividade.”

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                • F

                                  Freitas

                                  ± 8 dias

                                  Discordo. Quem está expondo as suas tricas e futricas são pessoas próximas ao governo. Um bando de malucos.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                              • E

                                Ewerton CAETANO

                                ± 8 dias

                                Os militares, com seu positivismo, não estão e nunca estiveram interessados em combater a esquerda no campo cultural. Pelo contrário, desejam estabelecer pontes com os piores inimigos daquilo que Bolsonaro defende. Essa tática é a mesma que assegurou a hegemonia da esquerda e produziu a Nova República tucanopetista. Melhor Bolsonaro abrir o olho com seus generais antes que sofra algum tipo de golpe (especialidade militar desde 1889).

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                Fim dos comentários.