• Carregando...
Nelson Teich pediu demissão do Ministério da Saúde. Saiba quem são os cotados para substituí-lo
Nelson Teich pediu demissão do Ministério da Saúde. Saiba quem são os cotados para substituí-lo| Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O pedido de demissão de Nelson Teich do Ministério da Saúde nesta sexta-feira (15) abre espaço para a discussão sobre quem será seu substituto. O escolhido será a terceira pessoa a ocupar o cargo em meio à pandemia de coronavírus, cujos casos confirmados e mortes estão em ascendência no Brasil.

As primeiras informações apontam que o atual número 2 da pasta, o general Eduardo Pazuello, deve assumir a função interinamente. Por outro lado, ele também é um dos cotados a ficar permanentemente na função. Além dele, outros nomes, que seriam mais alinhados ao pensamento do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), voltaram a aparecer na bolsa de apostas. Alguns desses nomes, inclusive, já haviam aparecido quando da substituição de Luiz Henrique Mandetta do cargo.

Veja quem está no páreo para assumir o Ministério da Saúde

  • Eduardo Pazuello: comandante da 12.ª Região Militar do Exército, em Manaus, Pazuello já havia sido sondado antes da saída de Mandetta. Ele mesmo disse que deveria ter uma passagem com tempo definido pela pasta, apenas para arrumar a casa, e que depois retornaria ao comando da 12.ª região. Seu foco no ministério era a gerência da parte logística, que abrange compras, transportes e gestão de equipamentos – essenciais em um momento como o atual.
  • Osmar Terra: deputado federal pelo MDB-RS e ex-ministro da Cidadania, Terra é também médico e tem sido um frequente crítico das políticas de isolamento. Ele utiliza com frequência as redes sociais para dizer que, na sua avaliação, medidas de quarentena levaram a mais mortes em países europeus.
  • Nise Yamaguchi: também atuante em São Paulo, Yamaguchi é médica do Hospital Albert Einstein, onde Bolsonaro foi internado para se recuperar da facada que sofreu durante a campanha eleitoral de 2018. Ela é uma das principais defensoras, no meio médico, do uso da cloroquina para tratamento da Covid-19, mesmo para pacientes em fase inicial da doença. Bolsonaro chegou a compartilhar um vídeo em que a médica fala sobre o tema. Nesta sexta-feira (15), ela chegou a se reunir com o presidente no Palácio do Planalto.
  • Claudio Lottenberg: presidente do conselho do Albert Einstein, Lottenberg já demonstrou publicamente o interesse em assumir o ministério. Um aspecto, entretanto, pode distanciá-lo do cargo: a proximidade que ele tem com o governador de São Paulo, João Doria, e com outras figuras do PSDB paulista.
  • Luiz Claudio Barbedo Fróes: Vice-Almirante, Fróes é Diretor de Saúde da Marinha (DSM). É próximo ao general Braga Netto, ministro da Casa Civil. Fróes é médico, com residência em cirurgia geral, e militar de carreira. Ele já foi diretor do departamento de saúde e assistência social do Ministério da Defesa entre 2015 e 2017. É diretor de saúde da Marinha desde maio de 2019.
  • Italo Marsili: psiquiatra formado pela UFRJ, tem mestrado na Universidade de Navarra, na Espanha. Muito popular nas redes sociais, é ligado ao filósofo Olavo de Carvalho e chegou a morar com o guru nos Estados Unidos. Seu nome é defendido pela ala mais ideológica da militância bolsonarista na internet.
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]