• Carregando...
José Paulo Soares Martins
José Paulo Soares Martins será o interino na Secretaria da Cultura.| Foto: JANINE MORAES/MINC

A Secretaria da Cultura deve ter o comando interino do secretário adjunto José Paulo Soares Martins. A substituição ocorre após o presidente Jair Bolsonaro demitir nesta sexta-feira (17) o então secretário Roberto Alvim.

A substituição no comando ocorre depois da publicação na noite de quinta-feira (16) de um vídeo em que o então secretário cita uma frase do ministro nazista Joseph Goebbels na divulgação do Prêmio Nacional das Artes. Esta será a terceira troca na secretaria desde o início do governo.

Martins já esteve à frente da secretaria por duas vezes. A primeira quando Henrique Pires deixou o cargo, em agosto de 2019. À época, Ricardo Braga o substitui na pasta, mas deixou a Cultura para ocupar um cargo no Ministério da Educação.

Considerado de perfil discreto, Martins atuou em áreas de gestão do setor cultural e diálogo com entidades e profissionais da indústria da cultura, além de ter atuado em organizações empresariais e culturais.

Em entrevista ao blog de Andreia Sadi, do portal G1, o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, disse que o governo busca um novo nome para a pasta. Ainda não se sabe se a Secretaria da Cultura voltará ao Ministério da Cidadania, do ministro Osmar Terra, ou permanecerá vinculada ao Ministério do Turismo, de Marcelo Álvaro Antônio.

Assessores de Alvim relataram à jornalista que o filósofo Olavo de Carvalho deve exercer influência na escolha do próximo secretário.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]