• Carregando...
Roberto Campos Neto
Roberto Campos Neto, à esquerda, presidente do Banco Central: taxa Selic em maio de 2019 foi mantida em 6,5% ao ano.| Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Por unanimidade, Comitê de Política Monetária do Banco Central decidiu manter a taxa Selic em 6,50% ao ano. A decisão era esperada pelo mercado financeiro.

A taxa básica de juros está no atual patamar desde março do ano passado, estendendo o período de mínima histórica em um momento em que economistas enxergam espaço para cortes adicionais.

Taxa Selic em maio de 2019

Para o Copom (Comitê de Política Monetária) do BC, reduções adicionais dependem da aprovação da reforma da Previdência, algo que vem sendo repetido nos comunicados que justificam a decisão da Selic.

As novas regras para aposentadoria são consideradas cruciais para o equilíbrio das contas públicas e, caso não sejam aprovadas, poderiam levar a uma aceleração da inflação.

O mandato do Banco Central é garantir a estabilidade de preços.

"Acreditamos que o Copom manterá a taxa Selic estável [...] dadas as projeções de inflação ancoradas em torno das respectivas metas até 2021, e diante da pouca disposição da autoridade monetária em alterar o nível de estímulos até que haja maior clareza sobre as perspectivas para as reformas econômicas - em particular, quanto à reforma da Previdência", escreveu a equipe econômica do Itaú em relatório.

A inflação em 12 meses registrou repique a 4,58% em março, acima da meta de 4,25%, mas dentro da margem de tolerância. A perspectiva é de que esse efeito seja apenas temporário, um choques de preços que logo será absorvido, dizem economistas.

"Tais choques devem se dissipar nos próximos meses, fazendo a inflação retornar para abaixo da meta. A inflação implícita para os próximos 12 meses está em 4,09%", escreveu a corretora Guide.

"Olhando à frente, acreditamos que uma combinação de atividade fraca com projeções de inflação abaixo da meta abrirá espaço para estímulos monetários adicionais, caso o risco de deterioração fiscal seja reduzido após a aprovação da reforma da Previdência", acrescentou o Itaú.

Estímulos monetários adicionais, fora do jargão do mercado financeiro, é redução da taxa de juros. Na teoria, quando o juro básico cai, há mais dinheiro circulando na economia e o custo (a taxa cobrada dos consumidores) se reduz.

Isso estimularia famílias e empresas a tomarem crédito e movimentar a economia.

A economia brasileira patina e cai semana após semana as expectativas de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) para 2019. Na estimativa mais recente colhida pelo Banco Central no Boletim Focus, a projeção era de avanço de 1,49%.

Eles estimam que a Selic terminará o ano no atual patamar, ainda que o mercado fale em chances de cortes.

Há um ano, na reunião de maio do ano passado, o Banco Central surpreendeu o mercado ao decidir manter a Selic no atual patamar, contrariando as estimativas que apontavam corte para 6,25%.

Naquela época, o Banco Central projetava riscos vindos do exterior com o ciclo de alta de juros nos Estados Unidos, que estimula a migração de recursos de países emergentes para o mercado americano, pressionando o dólar.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]