i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Servidores públicos

O que três países que mexeram no “vespeiro” do funcionalismo têm a ensinar ao Brasil

  • PorFernanda Trisotto
  • 13/10/2019 21:35
O que Portugal, França e Reino Unido podem ensinar ao Brasil para sua reforma administrativa?
O que Portugal, França e Reino Unido podem ensinar ao Brasil para sua reforma administrativa?| Foto: Alexandre Mazzo/Gazeta do Povo

A equipe de Paulo Guedes, ministro da Economia do presidente Jair Bolsonaro (PSL), vem estudando que tipo de reforma administrativa o Brasil pode implementar. Enquanto eles soltam ideias aqui e acolá – de um tipo de trainee no serviço público federal até a criação do servidor temporário –, um relatório recém-publicado pelo Banco Mundial mostra exemplos de outros países que resolveram mexer no "vespeiro" do funcionalismo público e obtiveram – ou podem vir a conseguir – bons resultados.

O organismo vem estudando há algum tempo a situação do gasto público e do funcionalismo no país. Encomendado pelo governo, o relatório mais recente – “Gestão de Pessoas e Folha de pagamentos do setor público brasileiro: o que dizem os dados” – aponta que o problema não está na quantidade de servidores, mas no valor dos salários. Um funcionário público federal, segundo o estudo, ganha 96% mais que alguém com formação e trabalho semelhantes na iniciativa privada.

A União emprega cerca de 12% dos servidores públicos brasileiros, e gasta quase 25% do seu orçamento só para pagar funcionários ativos e aposentados. A avaliação do Banco Mundial é de que uma reforma administrativa é imperativa e, por isso, é bom olhar para exemplos de outros países que mexeram em suas estruturas de serviço público e podem servir de inspiração.

O relatório elencou três casos de sucesso ou promissores, vindos de Portugal, Reino Unido e França. Entenda o que cada um deles fez.

Em Portugal, simplificação de carreiras

Em meio a uma profunda crise fiscal, Portugal quase faliu e precisou de socorro financeiro da União Europeia e do Fundo Monetário Internacional (FMI). Para o país dar a volta por cima, muitas mudanças precisaram ser feitas, inclusive uma reforma administrativa. Lá, esse processo começou em 2008 e promoveu uma simplificação no sistema de carreiras do serviço público.

O relatório do Banco Mundial aponta que mais de mil carreiras foram substituídas por três tipos mais gerais e algumas específicas. “As carreiras gerais estão distribuídas por todo o Estado e exercem funções administrativas, de nível básico, intermediário e superior. As carreiras especiais são típicas de uma profissão específica, por exemplo, professores, médicos, dentistas e enfermeiros”, explica o documento.

Para além dessa simplificação, a reforma administrativa estabeleceu outros parâmetros que ajudaram a conter o avanço do gasto público. Foi estabelecida uma taxa de reposição de servidores: para que um novo funcionário público seja contratado, dois precisam se aposentar. A nova legislação também acabou com a progressão automática de carreira por tempo de serviço e abriu a possibilidade de entrada lateral, seguindo o exemplo do Reino Unido, que abre espaço para contratação de trabalhadores de fora do serviço público para funções de nível mais elevado.

No Brasil, o funcionalismo federal tem 300 carreiras e mais de 117 tabelas de progressão salarial. O Banco Mundial recomenda a diminuição desse número, mas pondera que “a junção de carreiras exigiria o reenquadramento dos servidores em um novo quadro salarial, exigindo a equiparação da remuneração entre os membros da nova carreira”.

Caso esse caminho seja seguido, é preciso atentar para a faixa salarial dessas carreiras, para evitar um aumento de gastos indesejáveis. “Na impossibilidade de agregar diferentes carreiras, em casos de dispersão salarial muito elevada, pode-se propor a sua extinção e a contratação de novos servidores apenas para a carreira recém-criada”, sugere o documento.

O Reino Unido e a "entrada lateral"

Poucas áreas de atuação e possibilidade de alocar servidores de um mesmo setor em diferentes órgãos do governo estão entre as vantagens do sistema de serviço público do Reino Unido citadas pelo Banco Mundial. Por lá, são 14 áreas de atuação: análise, compras e comercial, comunicação, combate a fraudes, dados e tecnologia, finanças, recursos humanos, comércio internacional, legal, entrega operacional, política pública, gestão de projetos, patrimônio e segurança.

A vantagem é que a legislação do país permite o recrutamento de profissionais para classes ou níveis mais elevados de carreira, o que configura a tal entrada lateral. “Assim, é possível atrair profissionais mais bem qualificados do setor privado que podem trazer inovações e novas perspectivas”, explica o documento.

O relatório aponta que o Brasil tem centenas de carreiras no serviço público federal, com baixa mobilidade entre os órgãos, entrada apenas pela menor classe e progressões salariais atreladas ao tempo de serviço. Outro problema diagnosticado pelo Banco Mundial na estrutura do funcionalismo público brasileiro é o valor dos salários. Eles são tão superiores aos valores praticados na iniciativa privada em boa medida porque já partem de um patamar inicial mais elevado.

Isso faz com que os servidores que chegam ao topo das carreiras não necessariamente sejam os mais bem preparados para ocupar essas funções. “Progressões de carreira baseadas em desempenho e possibilidade de entrada lateral permitiriam que funcionários mais bem qualificados e com maior capacidade de gestão ocupassem os níveis mais elevados de cada carreira”, afirma o documento.

França quer flexibilizar contratações

Quando se trata de funcionalismo público, Brasil e França têm algumas semelhanças. Os franceses também têm um número significativo de carreiras e cerca de 80% dos servidores do país são estatutários. Aqui no Brasil, isso significa ingresso por concurso público, estabilidade no emprego e regime de aposentadoria próprios. Para ambos os países, esse contingente de estatutários implica rigidez no setor público.

Para mudar isso, a França estuda implementar reformas e o Legislativo de lá analisa, desde março de 2019, um projeto de lei que flexibiliza as contratações para o serviço público. O Banco Mundial destaca quatro pontos dessa proposta.

O primeiro é o aumento da possibilidade de incorporação de funcionários por meio desse regime contratual, em lugar de contratar estatutários. “Essa política deve ser adotada quando o trabalho envolver competências técnicas especializadas ou quando a contratação por meio de concurso não tiver sido bem-sucedida”, explica.

Outra iniciativa é a previsão de contratos temporários, com duração de até seis anos, para a realização de projetos específicos. Por fim, a proposta permite ainda a mobilidade de servidores entre órgãos do estado e o reforço do pagamento por desempenho, e não apenas por tempo de serviço.

A avaliação do Banco Mundial é que uma maior flexibilização dos contratos no Brasil permitiria adequar o quantitativo de servidores a um contexto de transição demográfica e avanços tecnológicos.

“Com a queda da taxa de natalidade e envelhecimento da população, há menor necessidade de reposição de servidores na área de educação e maior necessidade de reposição na área de saúde. [...] Quanto aos avanços tecnológicos, a automatização de processos, a intensificação do uso de serviços digitais e o desenvolvimento de aplicativos (de transporte, por exemplo) também irão alterar de forma significativa a necessidade de reposição de servidores em determinadas áreas, como motoristas, ascensoristas, telefonistas, entre outros”, pondera o relatório.

74 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 74 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • R

    RUY PIGATTO

    ± 0 minutos

    Muito pouco adiantarão as reformas em andamento, se não melhorarmos a gestão e o custo Brasil e isto é óbvio que só se fará com reformas na inchada, privilegiada e ineficiente máquina pública. Incluído-se aí união, estados, município e (não podemos esquecer) as estatais.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Á

      ÁTILA DE BARROS

      ± 13 dias

      A distorção consiste em convencer com engodos. A elite do Serviço Público tem salários muito menores que os da elite da iniciativa privada. Privilégio é um ascensorista do Congresso Nacional receber salário maior que o de um piloto de caça da FAB, o que ocorria há alguns anos. Pesquisem sobre salários de professores de universidades, de cientistas, de agentes federais com 25 anos de combate a criminalidade organizada. E saberão se comem lagostas com dinheiro público, bebem vinhos de milhares de reais, ou se possuem auxílios moradias e planos de saúdes ilimitados pagos pelo Estado. Estão noticiando falsidades.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      1 Respostas
      • M

        mezz

        ± 13 dias

        Exato. É muito fácil comparar a elite do serviço público com um trabalhador qualquer aleatório da iniciativa privada, comparar um professor/pesquisador de Federal com doutorado com um recém-graduado na Tuiuti que dá aula na Uniandrade. O simples fato de ser um processo aberto ao público e impessoal já garante uma maior filtragem. Os excessos, como disse em um comentário anterior, estão nas "autoridades" que desfrutam de auxílios, verbas de gabinete, passagens aéreas e etc. Quem se qualificou, estudou e trabalha para fazer a máquina pública funcionar não pode ser equiparado ao pessoal do alto clero e transformado em vilão dessa forma. São mentiras distorcidas.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

    • Á

      ÁTILA DE BARROS

      ± 13 dias

      *Segundo Ariano Suassuna

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • Á

        ÁTILA DE BARROS

        ± 13 dias

        Segundo Ariano existem três tipos de mentira: a comum, a descarada e a estatística. Na República das bananas onde tudo nasce de cabeça pra baixo sorrateiramente se invertem valores pela utilização de meias verdades, frutos de estatísticas e importações deturpadas. Meias verdades são mentiras bem contadas. Sabe-se que o verdadeiro liberalismo triunfa em sociedades com condições civilizacionais e culturais propícias. No Brasil a ideologia liberal é invertida também. Oligarquias empresariais e financeiras acossadas pela fiscalização fazendária e por leis que defendem direitos trabalhistas, querem apenas manter seus privilégios e miram a nata dos servidores públicos sob aplausos de ingênuos.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • J

          JOSÉ IVALDO

          ± 14 dias

          Os privilegiados odeiam a TRANSPARÊNCIA do gasto público. Por que será que os servidores odeiam tanto que nós pagadores de imposto, saibamos como eles gastam nosso dinheiro?

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • A

            ALCIONE PRA

            ± 14 dias

            Mas, com certeza, os puxa ****s, cabos eleitorais, pessoas que somente ocupam cargos, não existem nesses países! É contraditório jogar a fama de vilões nos servidores, enquanto a caterva inservivel dos comissionados apenas recebem e em nada contribuem com o Estado! GENTE nojenta, sem experiência, gente que não agrega nada ao Estado, esses são os preferidos dos governos!

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • S

              Santos

              ± 14 dias

              O Sistema de Funcionalismo Público no Brasil é uma excrescência e tem que mudar, obviamente a culpa não é de quem estudou e entrou no serviço público, mas de um sistema pernicioso que foi criado ao longo de décadas e hoje não é mais sustentável.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • B

                B.

                ± 14 dias

                Os servidores do Executivo passaram por concurso. a maior parte das pessoas inveja mas não pensam que poderiam também ter chances se não ficassem cheios de inveja e mimimi. Os jornais rentistas aproveitam o vitimismo barato dessa gente. Lembre-se que não falam só com ignorantes que acreditam em Terra plana, mas com pessoas formadas também. Pare de cair, Gazeta.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                3 Respostas
                • L

                  Luiz lima

                  ± 14 dias

                  Inveja de parasita do Estado? Esse B. Deve ser de b.o.s.t.a na cabeça

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                • J

                  JOSÉ IVALDO

                  ± 14 dias

                  Uma coisa é mérito, outra é privilégio. Quem paga o salário do servidor é o imposto do trabalhador da iniciativa privada.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                • S

                  Santos

                  ± 14 dias

                  O Sistema de Funcionalismo Público no Brasil é uma excrescência e tem que mudar, obviamente a culpa não é de quem estudou e entrou no serviço público, mas de um sistema pernicioso que foi criado ao longo de décadas e hoje não é mais sustentável.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

              • J

                João Mauricio

                ± 14 dias

                Em relação essa proposta ridícula do Guedes (diga-se que é a mais pura enganação esse senhor) de servidor temporário, de trainee, é mais uma para inglês ver. Todos que tem um pouco de inteligência e que vive a muito tempo no Brasil, sabe que serão as pessoas que ocuparão essas vagas de trabalho no setor público. Para os que não sabem eu respondo: Filhos, Parentes, afilhados e amigos desses políticos, mas somente dos políticos com cacife, que são bem conhecidos da população brasileira.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                1 Respostas
                • S

                  Santos

                  ± 14 dias

                  "O Sistema de Funcionalismo Público no Brasil é uma excrescência e tem que mudar, obviamente a culpa não é de quem estudou e entrou no serviço público, mas de um sistema pernicioso que foi criado ao longo de décadas e hoje não é mais sustentável"

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

              • J

                João Mauricio

                ± 14 dias

                Tenho pena dos servidores públicos concursados do poder Executivo. Eles recebem toda a carga negativa que é promovida pelo funcionários públicos das assembleias legislativas, da câmara dos de****dos, do senado, do judiciário. Os cortes são necessários, principalmente fora do Executivo. E no executivo tem que reduzir ao máximo os cargos em comissão.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • D

                  Dyego Moura Barbosa

                  ± 14 dias

                  Isso demonstra que no Brasil o estado, e não o mercado é o maior responsável pela desigualdade de renda. É basicamente uma transferência de renda. O que muitos não entendem é que a iniciativa privada paga pouco no Brasil devido a nossa baixa produtividade que é agravada pelo excesso de impostos e regulamentações que no fundo serve para tirar da iniciativa privada e transferir para o funcionalismo público.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • B

                    B.

                    ± 14 dias

                    Se nossos políticos forem devidamente cobrados, teremos recursos para o pagamento justo de todos, inclusive aos funcionários de empresas privadas. Mas a mídia do mercado insiste em eximir as grandes empresas, sobrecarregar os pequenos comerciantes com taxas absurdas. Se o dinheiro pago por todos nós fosse melhor distribuído, não estaríamos a ponto de nos tornar como o Equador ou Argentina.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • B

                      B.

                      ± 14 dias

                      O que é fomentado é um ATAQUE aos servidores que prestam concurso público. Aliás, leia-se, PÚBLICO. Chega de vitimismo e inveja.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • M

                        Marcelo Bianchi

                        ± 14 dias

                        Se implementasse política de Voucher (um vale a ser utilizado como dinheiro) tanto para educação quanto para saúde poderia privatizar quase toda a estrutura, ganhando em qualidade e quase eliminando a corrupção nos dois setores. Já viram com****dores estragando em depósito de escola particular? Ou ambulâncias paradas apodrecendo em pátios de hospitais? De posse do Voucher cabe ao cidadão escolar a escola e o plano de saúde. Se a escola é ruim, troca. Se o plano é ruim troca. E é muito mais fácil processar um instituição publica do que uma privada. Já diminuiria a quantidade de FP em uns 5% ou mais do montante.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        2 Respostas
                        • M

                          mezz

                          ± 14 dias

                          Não sei ganharia em qualidade não. Veja as faculdades privadas. Quando eram poucas, o ensino era de boa qualidade. Quando passaram a se multiplicar exponencialmente depois das máfias do FIEs e PROUNI, a qualidade caiu vertiginosamente, as faculdades de esquina têm um ensino tosco. Se não houve contrapartides e fiscalização, o mesmo ocorrerá no ensino básico, na saúde, etc. Esses serviços funcionam porque são voltados para a classe média. Quando são oferecidos em larga ao escala, ao povão, a qualidade despenca. Veja os planos de saúde populares, chamados por alguns de "SUS PLUS"...

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                        • M

                          Maria da Graça Vargas aguiar

                          ± 14 dias

                          perfeito, concordo, seriamos mais bem tratados !

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                      • B

                        BRASIL AVANTE

                        ± 14 dias

                        Salários dos funcionários públicos ( incluíndo todos: administrativos, atendentes, juízes, governadores, Presidente, )tem que voltar a REALIDADE. Não pode um Assistente Administrativo numa empresa PRIVADA receber R$ 1800,00 enquanto um Assistente Administrativo numa empresa Pública receber R$ 4800,00. Fora ainda as "vantagens" e auxílos que nunca acabam.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        3 Respostas
                        • R

                          Rocha Dias

                          ± 13 dias

                          Boketin???? Linguagem completamente inapropriada a este meio

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                        • M

                          mezz

                          ± 14 dias

                          Te garanto que a assistente administrativa que passou numa seleção impessoal (concurso publico) é mais qualificada do que uma que pode ter entrado numa empresa por qualquer motivo (desde simpati, QI, até por ter feito um boketin) e ninguém garante que seja alfabetizada.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                        • B

                          B.

                          ± 14 dias

                          O concurso é PÚBLICO. PASSE.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                      • M

                        MF

                        ± 14 dias

                        Só para começar: primeiro, deve-se distinguir comissionado x funcionário público concursado. Segundo, dentre os concursados deve-se distinguir aqueles que prestam serviço público relevante (professores, médicos, enfermeiros, segurança pública, Justiça, etc...) daqueles que prestam serviços meramente administrativos, mas possuem mega proventos desproporcionais à responsabilidade, relevância e importância do cargo (10 mil só pra bater carimbo). Por fim, deve-se acabar com os absurdos "benefícios" diretos e indiretos (auxílios-tudo, aposentadorias especiais, etc...). Mas tem muito mais a ser corrigido.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        2 Respostas
                        • L

                          Luis Renato Queiroz

                          ± 14 dias

                          Wilson Ferreira: o limite justo para gratificações é : ZERO.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                        • W

                          Wilson Ferreira

                          ± 14 dias

                          Se me permite acrescentar, sugiro um limite para gratificações (bem rígido) e o fim das incorporações desse benefício, tão presentes nos municípios. Trabalho em um e vc vê servidores se vendendo por essas benesses é revoltante.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                      • C

                        Clovis Basoy

                        ± 14 dias

                        Como cansa ver jogarem sempre a culpa pelos gastos estratosféricos do serviço público nas costas dos funcionários do Poder Executivo. Esquecem que a CF/88 foi a grande culpada pelo estado paquidérmico, gigantesco, moroso e ineficiente também nos Poderes Legislativo e Judiciário, que pagam vencimentos ainda mais elevados a seus servidores, quando comparados à iniciativa privada?

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        1 Respostas
                        • M

                          Marcelo Bianchi

                          ± 14 dias

                          Muito bem colocado Clovis. Roberto Campos bem definiu a dita carta magna como "A Constituição Contra o Brasil".

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                      • M

                        Marcos eisenschlag

                        ± 14 dias

                        Vamos ser praticos: As folhas de pagamento federais, estaduais e municipais DOBRARAM nos ultimos 15 anos. Ocorreu um inchaco sem contrapartida no ganho de produtivdade para a economia ou uma melhora na percepcao da qualidade nos servicos publicos. Alem disso, causou um deficit fiscal que induziu a percepcao no mercado de que o Brasil vai quebrar, gerando estagnacao economica, inflacao e fuga de investimentos. Nao foi so' a corrupcao nao. O Brasil precisa aprender que sua economia precisa trabalhar para a propria sociedade, nao para carregar uma casta publica nas costas.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        2 Respostas
                        • B

                          B.

                          ± 14 dias

                          Marcos, a verdadeira casta é dos políticos;

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                        • J

                          J A Schmidt

                          ± 14 dias

                          Comentário perfeito.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                      • A

                        ADERVAL C FORSTER

                        ± 14 dias

                        Tem que acabar, eliminar, extinguir, anular todos os funcionários públicos. Ficam *********s no mesmo dia que entram no serviço, ficam corruptos na hora que iniciam o contrato, e são incompetentes totalmente. Funcionário público é queimador de verba e inútil na evolução do país. Fim do funcionário público já!

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        2 Respostas
                        • C

                          Clovis Basoy

                          ± 14 dias

                          Alexandre Alves: depois de ler o comentário ignóbil do sr. Adeval a vontade é exatamente de colocar um belo processo em suas costas, por ser tão leviano em sua generalização. Você o colocou em seu devido lugar, pois policiais, membros das FFAA e demais carreiras que o Estado deve exercer têm maus exemplos, mas esses felizmente são uma minoria nas fileiras do serviço público.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                        • A

                          Alexandre Alves

                          ± 14 dias

                          Você não tem a menor ideia do que tá falando. E se chamar funcionário público de ********* vai ter de provar num tribunal. Topa? Você teve professor na escola ou fugiu dela? Quem foram os professores dos seus professores? Quer acabar com as FFAA também? Que tal a PM? Quer acabar com o judiciário? Vai em frente, pensa com o fígado porque o cérebro né...

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                      • M

                        mezz

                        ± 14 dias

                        Entrada "lateral" para cargos de "chefia" já existe há muito tepo: se chama CARGO COMISSIONADO. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • R

                          Rodrigo

                          ± 14 dias

                          E cadê matéria de corte de comissionados? Quem ganha bem no funcionalismo são os comissionados e nesses o governo não mexe (lugar fácil para posicionar os amigos). Uma minoria recebe altos salários no funcionalismo. E não venha me dizer que um Juiz ou Delegado ganhar o teto do funcionalismo é muito. É o mínimo justo! Não sejam hipócritas! Existe também a questão política. Diretorias mudam de acordo com a visão do governo (comissionados). E funcionários não alinhados podem ser perseguidos e demitidos. Se a ideia é não existir mais serviço público, privatizar tudo (educação, saúde e etc), o caminho está sendo pavimentado. Bons profissionais não buscarão mais o serviço público como opção.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          4 Respostas
                          • B

                            B.

                            ± 14 dias

                            J A Schmidt: Faz concurso e passe. Invejoso.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                          • J

                            J A Schmidt

                            ± 14 dias

                            Minoria ? Vela osvencimentos da receita frdrral, INSS, PRF, Policoa Federal, Ibama, eyc, etc etc

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                          • J

                            José

                            ± 14 dias

                            Amigo hoje em dia bons profissionais estão trabalhando como Uber, então sempre haverá gente competente optando por trabalhar junto ao Estado, é o chamado bônus demográfico e temos que aproveitar isso.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                          • M

                            Marcos eisenschlag

                            ± 14 dias

                            https://veja.abril.com.br/economia/governo-corta-21-mil-cargos-e-gratificacoes-e-estima-economia-de-r-195-mi/

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                        • V

                          Vanderli Camorim

                          ± 14 dias

                          Há que mudar primeiro a mentalidade, desenvolver a ideia que o papel único e exclusivo do estado é fornecer segurança. Se permanecer a ideia do estado do bem estar social jamais nenhuma mudança será possível, a não ser trocar 6 por meia dúzia. É a ideia do estado do bem estar social a razão do estado gigante e perdulario, e do politico e dos burocratas que se acham dono do estado.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • E

                            Eden Lopes Feldman

                            ± 14 dias

                            Uma reportagem bem montada, com dados e comparações simplificadas mas que conseguem demonstrar o que acontece. Mas existe algo ainda mais grave, que são os cargos comissionados nas câmaras, nos governos estaduais e municipais, excesso de vereadores e seus "assessores" e muitos outros "cargos" na esfera municipal e estadual, Seria um interessante tema de reportagem.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • V

                              Vitorino

                              ± 14 dias

                              Só não pode fazer igual aqui no Paraná, onde os políticos se cagam de medo do Legislativo e Judiciário e só mexem com nos direitos do poder Executivo.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • M

                                marcelo barbosa câmara

                                ± 14 dias

                                Essas matérias sem fonte, sem estatística acerca dos cargos em que funcionários ganham mais ou menos efetivamente do que a iniciativa privada são um atentado a transparência e ao bom jornalismo. Outra: 25% do orçamento para os que fazem a máquina funcionar é muito? Há disfuncionalidades na estrutura estatal? Há. Entretanto matérias rasas como essa são apenas formas de se buscar criar opinião contrária ao funcionalismo público. Fica claro o desconhecimento sobre administração pública alias um problema que se vê desde as ideias de Bresser Pereira. Ficava claro que Bresser Pereira nunca havia convivido com empresas públicas ou repartições públicas. E se conviveu, entendeu quase nada

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                1 Respostas
                                • M

                                  mezz

                                  ± 14 dias

                                  Eu queria ver esse povo viver na época do paleolítico quando não existia Estado... acho que é esse o modelo ideal que eles tanto perseguem.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                              • J

                                José

                                ± 14 dias

                                A verdade é que temos que privatizar todas as estatais, que são antros de roubalheira dos políticos e onde funcionários públicos são acobertados pela "Leis do direito adquirido", por isso incapazes de serem eficientes. O Estado somente deve cuidar de saúde, educação e segurança, então teremos médios, policiais e professores melhor remunerados e os nossos impostos melhor aplicados.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                1 Respostas
                                • B

                                  B.

                                  ± 14 dias

                                  Ah sim e se te usurparem. com quem vai se queixar?

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                              • L

                                LIX

                                ± 14 dias

                                Interessante...

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • P

                                  Petronio

                                  ± 14 dias

                                  Creio que seria interessante criar as denominadas Carreiras de Estado, aquelas privativas de concurso público, todas as demais, a partir de agora seriam remuneradas com base na média do mercado.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  1 Respostas
                                  • M

                                    mezz

                                    ± 14 dias

                                    A lógica do serviço público é diversa das empresas, não há busca pelo lucro ou, por acaso, saúde, educação, sergurança pública, judiciário, podem ser equiparados a um lojinha? É muita ignorância. Só daí já dá pra ver que não há como se fazer uma comparação.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                • M

                                  Marcelão

                                  ± 14 dias

                                  Há meu Brasileiro não entende nada de funcionários públicos se soubesse não ficava falando asneira sem conhecimento de causa alguma, funcionário público não tem FGTS e outras coisas a mais governos e governos vem sacando dinheiro do fundo de aposentadoria dos funcionários, há anos isso falo funcionários do executivo, pois os que estão arrombando o povo são os de legislativo e judiciário que estão com salários em dias e nadando de braçada, agora os do executivo que pagam o pato e levam esse ódio desnecessário e ignorante do povo que por falta de conhecimento odeia uma classe que sofre tanto quando o funcionário do sistema privado que também vem sofrendo com a incompetência política.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  2 Respostas
                                  • M

                                    mezz

                                    ± 14 dias

                                    Se ver as ações milionárias que existem na Justiça do Trabalho, os coitadinhos dos trabalhadores das empresas que ganha, 400, 500 mil, 1 mihão, 2 milhões. Isso fora os FGTS pra financiar imóvel e sacar quando se aposenta. Sabe quando o servidor vai ganhar isso? Nunca. Ele vai se aposentar ganhando 30% menos do que na ativa (pelo menos nós que estamos trabalhando hoje e não somos dinossauros que entraram na época do trem da alegria pré 2003).

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                  • M

                                    Marcos eisenschlag

                                    ± 14 dias

                                    Nao ter FGTS e' uma vantagem, nao um prejuizo. Qual trabalhadora da iniciativa privada nao prefere receber seu salario sem desconto de FGTS? A correcao do FGTS e' ridicula quando comparada a inflacao+taxa de juros selic.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                • W

                                  Walter

                                  ± 14 dias

                                  Funcionalismo público deve ter um salário digno, porém, existe um teto para isso. Quando gastos públicos com pessoal, da ativa e aposentados, chegam a um patamar o suficiente para sufocar investimentos, deixa de justificar a sua existência. Estão ali para contribuir para o crescimento do País, não somente para resolver problema pessoal. A história nos mostra que um Estado mais enxuto ainda é o melhor (ou menos pior) caminho. Não tem solução fácil.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • I

                                    Icaro da Rocha Pinto

                                    ± 14 dias

                                    Vários problemas, remuneração muito alta, não aciste avaliação, não ha modernização dos serviços, baixíssima digitalização, infinidade de carreiras, mas o pior é não ter avaliação dos serviços. Tem que reduzir salários, benefícios e colocar todos na clt igual aos mortais da iniciativa privada. Urgenteeeeeee......

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    1 Respostas
                                    • J

                                      Jorge Orvel

                                      ± 14 dias

                                      Não seria mais inteligente brigar para que os trabalhadores da iniciativa privada tivessem os mesmos salários e benefícios dos servidores públicos? Ou você é daqueles lambe-botas do patrão que fica quietinho e não reivindica nada?

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                  • J

                                    J A Schmidt

                                    ± 14 dias

                                    Esse é sem dúvida um dos maiores problemas enfrentados pelo Brasil, os gastos excessivos com o funcionalismo, a meu teriam de ser criadas novas carreiras com salários 50 % menores que os atuais no patamar de entrada e não repor os que firem se desligando Um projeto longo e necessário.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    2 Respostas
                                    • M

                                      mezz

                                      ± 14 dias

                                      Leandro: É muito mais generalizar atacando todos do que apontar os EXCESSOS. Segundo o dicionário é "o que passa da medida, dos padrões de normalidade, do que é legal; exagero", ou seja, auxílios e diárias infindáveis para juízes e MP, bônus de auditores, honorários exorbitantes de procuradores que ainda cumulam atividade privada, cargos comissionados ligados a políticos, verba de gabinete e passagens aéreas, banquetes e cartões corporativos, planos de saúde vitalícios de senadores, aposentadorias de governadores, etc etc. Isso é excesso e não salários. Até os salários dos juízes acho justos. O problema é o que recebem além dos salários.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                    • L

                                      Leandro

                                      ± 14 dias

                                      Vai pagar R$ 5 mil pra o auditor da receita? Ou R$ 3 mil pro policial rodoviário, parabéns a gazeta, globo e outros pela campanha contra os servidores. Conseguiram doutrinar as crianças que nunca pisarão no setor público, Mas, aproveitando sua sugestão, acredito que devemos terceirizar tudo, obviamente não pagando FGTS, reajustes, auxílio alimentação em troca de "estabilidade", Uma excelente ideia.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                  • R

                                    Rocha Dias

                                    ± 14 dias

                                    Somos um país quebrado pela corrupção. Mas também pelo absurdo pago pelo país aos funcionários públicos. Felizmente a mídia faz seu papel e um governo tem a coragem de discutir o assunto e se indispor com a turma superbeneficiada. Que o resultado desta ação seja justo para o povo, para a maioria e para quem paga os impostos.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • L

                                      Luca

                                      ± 14 dias

                                      Acabar com as diferenças nas carreiras dos servidores públicos x privado é o que esses países fizeram. Contratar servidores via regime clt ou prestador de serviço iria melhorar muito o atendimento ao público

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      4 Respostas
                                      • L

                                        Luca

                                        ± 14 dias

                                        mezz: Ignorância é não entender a flexibilização em certos serviços públicos, que na verdade nem deveriam ser públicos

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                      • M

                                        mezz

                                        ± 14 dias

                                        Ele pensa que funcionário público é aquele cara do balcão da repartição que trata ele mal. Aquele, em boa parte dos casos, já é um prestador de serviço terceirizado. Imagina, um policial prestador de serviço, um escrivão ou assessor de juiz tercririzado, professor terceirizado, auditor prestador de serviço funcionário da Ernst Young que ganha 2000 reais... Meu Deus. Que povo ignorante.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                      • M

                                        MAURO FERNANDO ROMAN

                                        ± 14 dias

                                        Leandro: Qualquer uma em que o funcionário seja demitido se fizer corpo mole ou desrespeitar o cliente (que é a coisa mais comum que existe no serviço público).

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                      • L

                                        Leandro

                                        ± 14 dias

                                        Quanta ignorância....me fale uma empresa privada que tenha um atendimento excelente, apenas uma...

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                    • R

                                      Roberto Garcia

                                      ± 14 dias

                                      Não quer dizer que o servidor público ganha fortunas, quer dizer que o servidor público recebe do contribuinte uma parcela muito grande dos recursos existentes. Não existe mais dinheiro!

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • J

                                        JOSMAR PORTUGAL VAZ

                                        ± 14 dias

                                        A desigualdade ê muito grande . É um verdadeiro cabide de empregos de parentes , amigos do parente e vai por aí afora . Não gostam de trabalhar e adoram um atestado.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        1 Respostas
                                        • M

                                          marcelo barbosa câmara

                                          ± 14 dias

                                          Caro, logo se vê que trata-se de uma pesquisador da área de políticas públicas.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                      • J

                                        julio marcos Correia

                                        ± 14 dias

                                        Será que o servidor público ganha tão bem assim ou o do privado tão mau ???? Quem paga o pato são os servidores e as pessoas que precisa do serviço deles...

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        3 Respostas
                                        • M

                                          marcelo barbosa câmara

                                          ± 14 dias

                                          Essas matérias sem fonte confiável, sem estatística acerca dos cargos em que funcionários ganham mais ou menos efetivamente do que a iniciativa privada são um atentado a transparência e ao bom jornalismo. Outra: 25% do orçamento para os que fazem a máquina funcionar é muito? Há disfuncionalidades na estrutura estatal? Há. Entretanto matérias rasas como essa são apenas formas de se buscar criar opinião contrária ao funcionalismo público. Fica claro o desconhecimento sobre administração pública alias um problema que se vê desde as ideias de Bresser Pereira. Ficava claro que Bresser Pereira nunca havia convivido com empresas públicas ou repartições públicas. E se conviveu, entendeu quase nada

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                        • L

                                          Leandro

                                          ± 14 dias

                                          Eu proponho congelamento coletivo para todos, ninguém ganha reajuste por 5 anos e ponto final. Também proponho a extinção do FGTS, Bora pessoal, vamos ver o setor privado topar pelo bem do país.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                        • L

                                          Luca

                                          ± 14 dias

                                          Se pagar pro setor privado o que ganha o servidor público a inflação dispara. Existe a relação PIB x consumo que vc precisa aprender Júlio

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                      Fim dos comentários.