• Carregando...

#96 - As derrotas da Lava Jato e a reação do congresso ao plano de Paulo Guedes

***1) A mudança de entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a legalidade da prisão em segunda instância marcou a mais recente derrota da Operação Lava Jato. Essa decisão colocou o ex-presidente Lula em liberdade. Durante o julgamento do STF, alguns ministros teceram duras críticas à operação e aos procuradores do Ministério Público Federal de Curitiba. Outras derrotas da operação: em março, o STF decidiu que casos de crimes comuns associados a crimes eleitorais devem ser julgados pela Justiça Eleitoral; durante a morte do irmão de Lula quando o ex-presidente pediu autorização para ir ao enterro e a PF negou, mas o STF autorizou; e quando a Lava Jato tentou a transferir Lula para um presídio estadual em São Paulo, em agosto, e o STF suspendeu a decisão. A repórter Kelli Kadanus, de Brasília, conta detalhes.

***2) O governo anunciou que há possibilidade de extinção de municípios brasileiros com menos de 5 mil habitantes e arrecadação própria inferior a 10% da receita total nesta terça-feira (05). O Congresso não reagiu bem a proposta, até mesmo os deputados que são alinhados com o governo. O repórter Olavo Soares, correspondente da Gazeta do Povo em Brasília, contou como estão os ânimos na capital Federal.

***
O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, e forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia a dia, um resumo de temas relevantes. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda. O programa é publicado às 17h30 no streaming do Spotify, Google Podcast, Deezer e no iTunes.

***
Ficha técnica: o ‘15 minutos’, podcast de notícias, é gravado no estúdio da Gazeta do Povo, em Curitiba # Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Jenifer Ribeiro, Laura Mingoti, Durval Ramos; montagem: Leonardo Bechtloff; identidade visual: Gabriela Salazar; estratégia de distribuição: Gladson Angeli e Marcus Ayres.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]