• Carregando...
Ministra do STF, Cármen Lúcia, é relatora das ações que contestam a realização da Copa América no Brasil.
Ministra do STF, Cármen Lúcia, é relatora das ações que contestam a realização da Copa América no Brasil.| Foto: José Cruz/Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) marcou para quinta-feira (10) o julgamento de duas ações que contestam a realização da Copa América no Brasil. O caso será analisado durante 24 horas em sessão extraordinária do plenário virtual. Nesse período, os ministros poderão incluir seus votos no sistema online. O julgamento foi marcado pelo presidente do STF, Luiz Fux, a pedido da ministra Cármen Lúcia, que ressaltou "excepcional urgência e relevância do caso" e a "necessidade de sua célere conclusão". A sessão começará e terminará no mesmo dia.

A realização da Copa América no Brasil é contestada por ações do Partido Socialista Brasileiro (PSB) e da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM). As ações apontam violação aos direitos fundamentais à vida e à saúde, bem como ao princípio da eficiência da Administração Pública, considerando o risco de aumento de casos de contaminação e de mortes pela Covid-19 no Brasil em razão da realização do torneio.

Ambas os processos têm pedidos de liminar para suspender o evento esportivo, mas a relatora achou por bem encaminhar o caso ao plenário para uma decisão conjunta dos 11 ministros.

A Copa América inicialmente seria disputada na Colômbia e na Argentina, mas foi transferida ao Brasil pela Conmebol com apoio da Confederação Brasileira de Futebol e do governo federal.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]