i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Interferência na PF

Como vai funcionar o processo no STF para investigar as acusações de Moro contra Bolsonaro

  • Brasília
  • 28/04/2020 21:42
  • Atualizado em 29/04/2020 às 11:04
Bolsonaro e Moro aparecem como investigados em inquérito no STF
Bolsonaro e Moro aparecem como investigados em inquérito no STF| Foto: Gazeta do Povo

O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou a abertura de um inquérito para apurar as acusações feitas pelo ex-ministro da Justiça, Sergio Moro, de que o presidente Jair Bolsonaro buscou interferir politicamente na Polícia Federal. O pedido de investigação foi feito pelo procurador-geral da República, Augusto Aras, depois da demissão de Moro, na última sexta-feira (24).

Na decisão que autorizou a abertura da investigação, Celso de Mello determinou que Moro seja ouvido pela Polícia Federal e pediu, ainda, que a PGR se manifeste sobre a necessidade de apreensão do celular da deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP). Na sexta-feira (24), após deixar o cargo no governo, Moro enviou ao Jornal Nacional trechos de conversas com o presidente e com Zambelli para sustentar suas acusações.

O que disse Sergio Moro?

Ao anunciar seu pedido de demissão, na sexta-feira (24), Moro acusou o presidente de interferência política na Polícia Federal. “Presidente me disse mais de uma vez, expressamente, que ele queria ter uma pessoa do contato pessoal dele, que ele pudesse ligar, que ele pudesse colher informações, que ele pudesse colher relatórios de inteligência. Não é o papel da PF prestar esse tipo de informação”, disse Moro.

O ministro também acrescentou que Bolsonaro teria interesse em investigações em curso da PF. “O presidente tinha preocupação com inquéritos em curso no STF e a troca seria oportuna da PF por esse motivo. Também não é razão que justifique a substituição, é algo que gera grande preocupação”, afirmou o ministro.

O que diz Bolsonaro?

No mesmo dia, Bolsonaro rebateu o ex-ministro e classificou as acusações como infundadas. "Será que é interferir na Polícia Federal quase que exigir, implorar a Sergio Moro, que apure quem mandou matar Jair Bolsonaro? A PF de Sergio Moro mais se preocupou com Marielle [Franco] do que com seu chefe supremo", disse o presidente em um pronunciamento.

O presidente também admitiu querer um diretor-geral da PF que fosse próximo a ele, com quem pudesse manter contato frequente, independente do ministro da Justiça. Após a demissão de Moro e a exoneração de Maurício Valeixo, Bolsonaro indicou o diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Alexandre Ramagem, para chefiar a PF. Mas a nomeação foi suspensa nesta quarta-feira (29) pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Quais são os crimes investigados?

Augusto Aras pediu ao STF para investigar oito possíveis crimes: falsidade ideológica, coação no curso do processo, advocacia administrativa, prevaricação, obstrução de justiça, corrupção passiva privilegiada, denunciação caluniosa e crime contra a honra.

Os crimes podem ter sido cometidos por Bolsonaro ou por Moro, caso a denúncia do ex-ministro não fique comprovada.

Segundo o advogado João Rafael de Oliveira, professor de Direito Processual Penal, se os fatos narrados por Moro não se confirmarem, ele pode ser processado. O advogado acha difícil que Moro seja responsabilizado por denunciação caluniosa, uma vez que não foi o ex-ministro que provocou a investigação, oferecendo uma denúncia às autoridades.

“Pode ter crime contra a honra se esses fatos não se confirmarem, se não tiver elementos de prova em grau de probabilidade”, explica Oliveira. “Se tiver provas mínimas que possam sustentar um inquérito ou uma denuncia já é suficiente para que Sergio Moro não venha a responder por crime contra a honra”, completa.

Já o presidente pode responder pelos crimes de falsidade ideológica, coação no curso do processo, advocacia administrativa, prevaricação, obstrução de justiça.

Como é definido quem será o delegado responsável pela condução do inquérito? O diretor-geral da PF pode influenciar nessa escolha?

Segundo o advogado Willer Tomaz, sócio do Willer Tomaz Advogados Associados, especialista em direito penal, compete às Delegacias Regionais de Investigação e Combate ao Crime Organizado distribuir as investigações instauradas. “Isto é, caberá ao diretor responsável pela unidade nomear o delegado responsável por conduzir o inquérito”, explica.

Segundo o G1, o diretor de combate ao crime organizado, Igor Romário de Paula, afirmou que vai submeter a escolha ao aval do novo diretor-geral da PF.

Que tipo de provas podem ser colhidas nesta fase?

Durante a fase de investigação serão ouvidas testemunhas, como o próprio Moro. Ele deve ser ouvido em até 60 dias pela PF, segundo a decisão de Celso de Mello. O ministro também pediu que a PGR se manifeste sobre a necessidade de apreensão do celular da deputada Carla Zambelli (PSL-SP).

Durante a investigação, a PF também pode fazer pedidos de quebra de sigilo de comunicações, por exemplo. Esses pedidos precisam de autorização do STF.

Durante a investigação, o presidente pode ser chamado a depor? Ele pode se recusar a comparecer ou enviar respostas por escrito?

O presidente pode ser chamado a depor se a PF entender que isso é necessário. Segundo Oliveira, porém, Bolsonaro tem a prerrogativa de indicar a melhor data para ser ouvido na investigação. Ele também pode se negar a prestar depoimento ou permanecer em silêncio, segundo o advogado.

Segundo Tomaz, há ainda a opção de responder a perguntas da PF por escrito. “Ele possui a prerrogativa de responder por escrito, segundo entendimento do Supremo Tribunal Federal [Inq 4483], sendo-lhe assegurado o direito ao silêncio, garantia fundamental de todo e qualquer acusado”, diz.

Se o presidente for indiciado, ele sofre alguma consequência?

A princípio, não. “O simples indiciamento não é capaz de gerar, por si só, de sujeitar o Presidente da República a consequências restritivas como o afastamento das suas funções, cujas hipóteses estão expressamente previstas na Constituição”, explica Tomaz.

A abertura de eventual ação penal contra o presidente depende de autorização do Congresso. Se houver essa autorização e o presidente virar réu, ele é afastado?

Caso a PGR ofereça uma denúncia contra o presidente, caberá ao STF enviar a denúncia à Câmara dos Deputados. O presidente da Câmara, então, envia uma notificação ao Palácio do Planalto e remete a denúncia à Constituição de Constituição e Justiça (CCJ).

Na CCJ, o presidente da República tem prazo de dez sessões do Plenário para apresentar sua defesa. Depois disso, ou caso não se manifeste, a CCJ tem prazo de cinco sessões do Plenário para votar o relatório.

A decisão da CCJ, de recomendar ou não a autorização para abertura do processo no STF, é apenas uma instrução. Independente do parecer aprovado na CCJ, o caso segue para o Plenário da Câmara.

Na sequência, o presidente da Câmara deve pautar a denúncia para votação na próxima sessão do Plenário. A votação é feita por chamada nominal. São necessários os votos de dois terços dos deputados (342) para que seja aprovada pelo Plenário a autorização de abertura de processo contra o presidente da República por crime comum.

A autorização aprovada pela Câmara segue para a análise do plenário do STF, onde os ministros decidem se aceitam ou não a denúncia da PGR.

“O afastamento poderá ser de até 180 dias e ocorre da seguinte maneira: se é caso de crime comum, só haverá o afastamento se a denúncia for recebida pelo Supremo; se é caso de crime de responsabilidade, será afastado desde a instauração do processo político no Senado. Em qualquer circunstância, não sendo finalizado o julgamento em 180 dias, cessará o afastamento”, explica Tomaz.

Quem assume o governo caso Bolsonaro seja afastado?

Caso o presidente seja afastado para responder a um processo no STF, quem assume a presidência é o vice, general Hamilton Mourão (PRTB). Se for absolvido ao final do processo, Bolsonaro volta ao cargo de presidente.

Em caso de condenação, Mourão assume a presidência de maneira definitiva até as próximas eleições.

Se Bolsonaro for condenado, ele perde o cargo automaticamente? O Congresso opina?

Se for condenado, o presidente pode ser afastado definitivamente do cargo e perder os direitos políticos. Segundo Oliveira, a decisão não cabe ao Congresso. A Câmara autoriza apenas a abertura de uma ação penal contra o presidente.

Segundo Tomaz, a perda do cargo não é automática em caso de condenação. “No caso de crime comum, as penas são as previstas no Código Penal e a perda do cargo não é automática, dependendo, portanto, do crime atribuído, da pena cominada e de critérios especiais de dosimetria penal. E neste caso, a perda do cargo não seria exatamente a sanção penal, mas uma consequência da suspensão dos direitos políticos em razão da condenação penal transitada em julgado”, explica.

Se não forem encontradas provas suficientes para oferecimento de denúncia contra o presidente, Moro pode ser responsabilizado?

Sim. No pedido de abertura de inquérito, Aras pede que sejam apurados eventuais crimes cometidos por Moro, como denunciação caluniosa, corrupção passiva e crime contra a honra.

Segundo Thomaz, Moro ainda pode ser investigado com o agravante de ter cometido crime contra o presidente da República. “Assim, se não restar comprovada a sua acusação contra o presidente, poderá responder, em tese, pelos crimes de denunciação caluniosa e crimes contra a honra, com os agravamento próprios dos crimes praticados contra o Chefe de Estado e de Governo”, explica o advogado.

Moro responde a um eventual processo no STF ou em primeira instância, já que não tem prerrogativa de foro?

Segundo Tomaz, se a ação penal for instaurada contra o ex-ministro Sergio Moro, ele deve responder perante Justiça Federal, e não no STF.

Se Celso de Mello não concluir a investigação/ ação penal até se aposentar, em novembro, o que acontece?

Celso de Mello, que é relator da investigação, se aposenta compulsoriamente do STF em novembro deste ano. Em uma transmissão a vivo organizada pela Necton Investimentos, o ministro Gilmar Mendes estimou que a investigação possa ser concluída antes disso, em três ou quatro meses.

Caso isso não aconteça, de acordo com o regimento interno do STF, o ministro indicado por Bolsonaro para a vaga de Celso de Mello herda todos os processos deixados por ele.

Mas houve pelo menos um caso no STF em que isso não aconteceu. Quando o ministro Teori Zavascki, relator da Lava Jato, morreu em um acidente de avião, quem herdou a relatoria dos processos não foi Alexandre de Moraes, indicado a vaga de Zavaski pelo ex-presidente Michel Temer (MDB).

A relatoria da Lava Jato foi sorteada entre os ministros e caiu nas mãos de Edson Fachin. Então presidente do STF na época, Carmen Lucia alegou que o tema era urgente e não poderia aguardar o processo de nomeação de um novo ministro.

32 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 32 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • H

    HERMES CARLOS BOLLMANN

    ± 4 dias

    Não tem COMO NÃO RECREMINAR O EX-MINISTRO SERGIO MORO> No mínimo Ele FOI MAL EDUCADO> MAL AGRADECIDO> e vaidoso ao EXTREMO> Entrou pela porta da frente e sai COMO COMO UM DESCONHECIDO (PARA NÃO DIZER OUTRO ADJETIVO "PESADO"). Não ceitou o que o Presidente queria Fazer então PEDE O BONÉ E SAI COM DIGNIDADE, MAS NÃO, SAIU COM VERGONHA, COM FALTA DE EDUCAÇÃO, CRIA UM PROBLEMA PARA O PAIS, NA MAIOR CRISE QUE O MUNDO ESTÁ VIVENDO (SAÚDE) PANDEMIA, E QUER OS LOUROS,? BIOGRAFIA? de um ser INFALÍVEL? Ora, Ora, Ex-Ministro, Menos, Menos por acaso é INTOCÁVEL? É O 100% CORRETO? JAMAIS? DECEPÇÃO TOTAL, AFINAL AQUEM ESTÁ A SERVIÇO? DO PSDB? Pois parece, depois DA FOTO COM AÉCIO?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    André R.

    ± 5 dias

    jUDICIÁRIO RIDICULO. O país pegando fogo, e as grandes preocupações são os nomeados e as brigas de separação.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    MAURO FONSECA DE MACEDO

    ± 5 dias

    Pelo visto o STF está sem ter o que fazer...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    José Galúcio Campos

    ± 5 dias

    Maravilhosa essa matéria. Didática e esclarecedora. Parabéns.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    AMAURI

    ± 5 dias

    Sabe quando as chances são ZERO? Bozo tem um pouquinho menos, ou seja tá fudi. . .

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    J A Schmidt

    ± 5 dias

    E as provas de Moro serão avaliadas ? O tiro pode sair pela culatra Moro pode ser processado por calúnia e difamação e não tem mais foro privilegiado.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • C

      CSG

      ± 5 dias

      Ou não... vá que ele não seja tão tonto quanto Bolsonaro e tenha provas... Já pensaram nisso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Ronaldo Malquevicz

    ± 5 dias

    MORO ainda vai lamentar não ter sabido ficar de boca fechada. Num momento em que o STF só estava esperando um deslize do Bolsonaro para derrubá-lo, foi justamente ele, Moro, quem deu as ferramentas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Felipe Bistene

    ± 5 dias

    A situação está ficando insustentável !

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • Z

    Zyss

    ± 5 dias

    Pera aí, não vai pegar o celular do Moro não? Que porcaria de investigação

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • J

      J A Schmidt

      ± 5 dias

      Investigação ? No STF é uma inquisição, e ainda caiu nas mãos do caquético Celso de Mello que vai se aposentar e vai fazer de tudo para evitar que Bolsonaro nomeie seu sucessor.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    AMAURI

    ± 5 dias

    Lugar de bandido é na cadeia, né Bozo?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • R

      RODRIGO

      ± 4 dias

      Fala Amarildaaaa!! Quanto tempo em babaovo de politico bandido de estimacao. Falou bonito hje em, lugar de bandido é na cadeia, isso ai!!! Vc q o diga né, todos os seus politicos de estimação, ou estao presos, ou condenados, ou respondendo processos, ou todas as alternativas anteriores!!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • O

    Osvaldo Colarusso

    ± 5 dias

    Todos aplaudimos, por detestarmos o PT e o Nine Fingers, que as baixarias eram perdoáveis, tipo a condução coercitiva e a divulgação do áudio pro Bessias (que foram ilegais). Mas, olhando agora, vemos que o sujeito não vê problema nos meios sórdidos, se o objetivo é seu fim desejado. Estou numa dúvida: qual o termo mais apropriado para o ex juiz: "traíra", "egoísta", "egocêntrico", "sem caráter"?"

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • J

      J A Schmidt

      ± 5 dias

      Todas as alternativas acima.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    Tatiana

    ± 5 dias

    Execrar o presidente por pedir informações é um exagero por parte da mídia. Com certeza, os presidentes anteriores também solicitaram informações e, inclusive podem até ter feito interferências, só que o povo nunca vai ficar sabendo. Os pequenos erros de Bolsonaro, que a grande mídia alardeia, não se comparam aos grandes delitos de corrupção de governos anteriores.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Carlos Tadeu Furquim

    ± 5 dias

    É impressionante, como nesse espaço ,se julgam a ética e o caráter das pessoas, somente por preferências ideológicas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    João Roberto Lupion Mello

    ± 5 dias

    A minha manchete seria como “ como vai ser a apuração dos fatos que envolvem o ex ministro Moro e seu envolvimento com rede Globo”

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • X

    Xexéu Bimbim

    ± 5 dias

    Mourão presidente, Moro ministro de volta e Mourinho na seleção!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • B

    Brasileiro

    ± 5 dias

    E dai q o bozo vai ser preso??? Quem nunca

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • V

    VivaoBrasil

    ± 5 dias

    Se Moro fosse bandido, como argumentam os fanáticos minions , ele teria concordado com a exoneração do delegado da PF, ficaria como Ministro da Justiça e seria indicado para ministro do STF. É mole ? Mas não quis ? NÃO. Não concordou com a safadeza de ver o bolsonEro indicar um delegado da PF amigo dos filhos ladrões do presidente. Simples, nem precisa desenhar. Moro era odiado pelos CORRUPTOS do PT. Agora é odiado por quais CORRUPTOS ?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • J

      J A Schmidt

      ± 5 dias

      Não é bandido, é traíra e egocêntrico só.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    RLG

    ± 5 dias

    Moro poderia ter gravado o Presidente? Poderia ter tornado pública as mensagens do seu celular trocadas com o presidente? Tinha autorização judicial p/ "gravar" ? Não era mais juiz! Vamos aguardar

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JOSMAR PORTUGAL VAZ

    ± 5 dias

    Bolsonaro é o cidadão mais perseguido da história do Brasil. Não roubou, não matou, levou uma facada no abdomen que por pouco não lhe tirou a vida. Tudo o que fala é motivo de confusão ou chacota . Enfim , o presidente Bolsonoro esta sendo destruido por aqueles que deitaram e rolaram roubando do Brasil durante mais de trinta anos. Politicos corruptos , midia ( globo, folha etc ) , ministros e vai por ai afora. Se Bolsonaro tivesse morrido , o presidente do Brasil seria Haddad : como estariamos agora com Luladrão chefe do poder? Felizmente Bolsonaro não morreu e hoje estão querendo crucificá-lo . Será que vale a pena para o Brasil ? Moro fala a verdade ? Qual o seu verdadeiro objetivo ?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • V

      VivaoBrasil

      ± 5 dias

      Se Moro fosse bandido, como argumentam os fanáticos minions , ele teria concordado com a exoneração do delegado da PF, ficaria como Ministro da Justiça e seria indicado para ministro do STF. É mole ? Mas não quis ? NÃO. Não concordou com a safadeza de ver o bolsonEro indicar um delegado da PF amigo dos filhos ladrões do presidente. Simples, nem precisa desenhar.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Sergio Abdalla

    ± 5 dias

    O Brasil é um país muito interessante!!! Realmente precisa ser estudado quanto ao nível intelectual. O técnico da seleção brasileira de futebol perde a copa do mundo e no dia seguinte tem seu contrato de trabalho renovado, um ministro de Estado resolve deixar o cargo, vai para a imprensa acusar e denunciar o presidente da República sem provas contundentes e no dia seguinte tem cerca de 70% de aprovação para ser presidente nas próximas eleições. No mundo corporativo, qualquer profissional, seja lá que cargo tenha e que fale mal de seu comando anterior ou empresa, está totalmente queimado no mercado. Dá para entender isso? Por favor vamos analisar os fatos e ver quem está apunhalando quem.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • V

      VivaoBrasil

      ± 5 dias

      A pergunta podeira ser : Quem o presidente bolsonEro quer proteger tendo na mão o diretor da Polícia Federal ?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    CSG

    ± 5 dias

    Agora eu pergunto , qual a necessidade do Presidente em um momento destes se envolver nisso, é um incompetente, precisa ser afastado o mais rápido possível , o Brasil não vai aguentar muito tempo os desmandos deste sujeito.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    4 Respostas
    • J

      J A Schmidt

      ± 5 dias

      Os Moro lovers estão atiçados, quero ver quando o Engomadinho enfrentar um processo por injúria e difamação, tem muito Juiz por aí que nunca engoliu o estrelismo dele.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • C

      CSG

      ± 5 dias

      RSS: Desgraça será ele continuar Presidente, vai Mourão.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • V

      VivaoBrasil

      ± 5 dias

      RSS: também sou brasileiro e acho que o bolsonEro está tentando proteger os filhos bandidos, nomeando um amigo deles para ser o delegado da Polícia Federal.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • R

      RSS

      ± 5 dias

      Com tanta gente jogando contra realmente não. Gente como você que se esquece que é brasileiro e torce dia e noite para que a desgraca se estabeleça deveria se envergonhar.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

Fim dos comentários.