• Carregando...

O Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu o julgamento que pode impedir a prisão após condenação em segunda instância judicial, nesta quarta-feira (23), após quatro ministros proferirem seus votos. Alexandre de Moraes, Edson Fachin e Luis Roberto Barroso votaram a favor da execução da pena após o segundo grau da Justiça, contrariando a posição do relator Marcelo Aurélio Mello, favorável à prisão somente após o trânsito em julgado, ou seja, o esgotamento de todos os recursos judiciais.

Faltam ainda os votos de sete ministros (veja aqui como tende a votar cada ministro). Há três possibilidades de desfecho do julgamento. O julgamento será retomado nesta quinta-feira (24), às 14 horas, com o voto da ministra Rosa Weber. Ela é considerada a fiel da balança, com seu voto podendo definir a tese vencedora. Será a terceira sessão em que a Corte se reunirá para discutir a prisão em segunda instância – o julgamento começou na quinta-feira passada (17).

Dependendo do que for decidido pelo Supremo, presos da Lava Jato como o ex-presidente Lula poderão ser soltos. Levantamento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) mostra que quase cinco mil presos podem ser beneficiados pela decisão.

A Gazeta do Povo fez a cobertura do julgamento desta quarta em tempo real, de dentro da sede do STF. Acompanhe abaixo como foi:

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]