i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Julgamento no STF

Suspeição de Moro pode levar à anulação da Lava Jato e permitir candidatura de Lula?

  • Brasília
  • 17/08/2020 10:17
O ex-juiz da Lava Jato Sergio Moro
O ex-juiz da Lava Jato Sergio Moro| Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) deve julgar ainda neste ano um recurso da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que pede que o ex-juiz federal Sergio Moro seja declarado parcial em relação ao petista. O resultado do julgamento pode impactar a situação eleitoral do ex-presidente, tornando-o apto a disputar eleições. Além disso, em última análise, a decisão do STF pode levar à anulação de mais casos da Lava Jato.

O recurso foi apresentado pela defesa de Lula em 2018 e começou a ser julgado pelo STF no final daquele ano, mas foi interrompido por um pedido de vista do ministro Gilmar Mendes. Já em 2019, a defesa do ex-presidente acrescentou aos argumentos da suspeição de Moro parte das conversas atribuídas a ele e a membros da Lava Jato divulgadas pelo site The Intercept Brasil e outros veículos de imprensa.

Os advogados de Lula pedem a anulação da sentença de Moro que condenou o petista por corrupção e lavagem de dinheiro no caso do tríplex do Guarujá (SP). A defesa também pede que, se Moro for considerado parcial, os efeitos da decisão sejam estendidos aos processos do sítio em Atibaia, no qual Lula foi condenado pelo juíza Gabriela Hardt, e do Instituto Lula, que ainda tramita em Curitiba.

Efeitos de uma suspeição de Moro

Caso Moro seja considerado parcial para julgar Lula, há uma série de desdobramentos possíveis para a Lava Jato. Mesmo para o petista, os reflexos de uma decisão favorável do Supremo ainda são incertos.

Em nota, os advogados de Lula, Cristiano Zanin e Valeska Zanin Martins, afirmam que o recurso busca “reconhecimento da suspeição do ex-juiz Sergio Moro especificamente para que seja anulada a ação penal n.º 504612-94.2016.4.7000/PR (“ação do triplex”) – de modo que a ação retorne à sua fase inicial e seja analisada por um juiz imparcial e independente”.

No mesmo habeas corpus, os advogados também pediram que, “uma vez reconhecida a suspeição do ex-juiz Sergio Moro, sejam os efeitos da decisão estendidos especificamente às ações penais propostas em face de Luiz Inácio Lula da Silva que estão ou estiveram sob a condução do Juiz Federal Sérgio Fernando Moro”. As ações a que a defesa se refere são o processo do sítio em Atibaia e do Instituto Lula.

“Os ministros quando, forem julgar, vão ter que analisar a questão do tríplex e eles poderão, diante do que foi trazido pelos advogados, estender os efeitos aos outros processos em que o Sergio Moro julgou o ex-presidente”, explica o advogado Davi Metzker, criminalista da Metzker Advocacia.

Para o advogado criminalista Rafael Guedes de Castro, é possível que uma possível suspeição de Moro impacte também na produção de provas contra o petista. “Caso o Supremo conceda o HC [habeas corpus] dizendo que o ex-juiz Sergio Moro era suspeito, o efeito é anular toda e qualquer decisão que ele tomou no processo”, explica.

Já o criminalista João Paulo Boaventura, sócio do Boaventura Turbay Advogados, entende que caberá aos ministros decidirem o alcance da decisão ao fim do julgamento. “Tem que analisar a partir de quando surgiu a suspeição, em que momento isso nasceu. Essa análise de extensão, o Supremo provavelmente deve fazer.”

Boaventura não acredita em uma anulação da obtenção de provas, mesmo que Moro seja julgado parcial pelo STF. “Tem provas que podem ser consideradas repetíveis ou irrepetíveis. Se essa prova poderia ser obtida, por exemplo, em outro procedimento, por outro juiz, são mantidas. Agora, se são provas obtidas aquele momento e só poderia ser naquele momento, essa prova é considerada nula”, explica o advogado.

O mais provável, segundo os juristas ouvidos pela Gazeta do Povo, é que os processos relacionados à Lula voltem à fase de apresentação de denúncia. Se isso ocorrer, o petista pode ser candidato às eleições de 2022, já que não seria mais ficha suja. O ex-presidente tem duas condenações em segunda instância que o impedem de ser candidato: a do tríplex e a do sítio em Atibaia.

Suspeição de Moro pode anular a Lava Jato?

Em entrevista ao jornal Valor Econômico, o criminalista José Roberto Batochio afirmou que uma eventual suspeição de Moro pode repercutir para os condenados nos mesmos processos de Lula. A reportagem também afirma que a decisão pode causar um efeito cascata e levar à anulação de toda a Lava Jato.

Mas a defesa de Lula negou que o julgamento tenha essa pretensão, de anular toda a operação. “O habeas corpus nº 164.493/PR que poderá ser julgado a qualquer momento pelo STF não tem por objetivo anular toda a operação Lava Jato, já que os impetrantes formularam pedidos específicos em favor do seu constituinte, o ex-presidente Lula, e a ação constitucional (habeas corpus) está relacionada a 3 ações penais específicas que envolvem o ex-presidente; vale dizer, os fundamentos do habeas corpus são individuais e específicos para o caso do ex-presidente Lula”, afirmam Cristiano Zanin e Valeska Zanin Martins.

Para os juristas ouvidos pela Gazeta do Povo é pouco provável que outros réus consigam anular suas condenações com base em uma eventual decisão do STF favorável a Lula.

“A alegação é uma parcialidade por parte do Moro com o réu Lula. Isso não vai automaticamente ser estendido aos outros réus”, explica Metzker.

“Cada réu vai ter que comprovar o preenchimento dos requisitos da suspeição em seu caso”, reforça Boaventura. “O importante nessa questão é entender que o pedido feito pela defesa do Lula é uma arguição de suspensão com base em fatos relativos a ele”, diz Castro. “Acho que cada caso tem que ser visto individualmente, não há aproveitamento automático dessa decisão”, completa.

Mesmo que a suspeição de Moro não seja automática para outros réus da Lava Jato, porém, Castro ressalta que as defesas podem tentar essa estratégia. “A indicação dessa suspeição tem o potencial de que haja a mesma declaração em outros casos, visto que o modo de atuação do ex-juiz Sergio Moro era semelhante nos processos”, diz ele.

Argumentos da defesa de Lula 

A defesa de Lula cita uma série de argumentos para afirmar que Moro agiu politicamente e não foi imparcial em relação ao petista. Entre eles estão, além da condenação no caso tríplex, a condução coercitiva do ex-presidente, que ocorreu sem prévia intimação para o petista depor e a quebra de sigilo telefônico, inclusive de advogados do ex-presidente.

Os advogados também listam como argumento a divulgação dos áudios que foram fruto da interceptação telefônica, inclusive da conversa entre Lula e a ex-presidente Dilma Rousseff que, na época, tinha foro privilegiado. A ligação telefônica entre os dois, inclusive, foi captada depois da ordem para encerrar as escutas.

Além disso, os advogados listam como argumento de que Moro não foi imparcial o episódio envolvendo o habeas corpus concedido a Lula pelo Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF4) em julho de 2018. Na ocasião, mesmo de férias, Moro despachou no processo para impedir que o ex-presidente deixasse a prisão.

Entre os argumentos listados também há elementos relacionados aos processos do sítio em Atibaia e ao Instituto Lula, como o fato de um interrogatório de Lula no processo do sítio ter sido adiado por causa das eleições, o que supostamente seria para impedir o ex-presidente, que era candidato, de aparecer publicamente.

A defesa também cita o levantamento do sigilo de parte da delação do ex-ministro Antônio Palocci por Moro, de ofício, a uma semana das eleições de 2018, no processo do Instituto Lula. Recentemente, a Segunda Turma do STF atendeu a um pedido da defesa para retirar a delação dos autos do processo. No julgamento, os ministros do STF Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski julgaram Moro parcial no episódio.

"O referido magistrado – para além de influenciar, de forma direta e relevante, o resultado da disputa eleitoral, conforme asseveram inúmeros analistas políticos, desvelando um comportamento, no mínimo, heterodoxo no julgamento dos processos criminais instaurados contra o ex-presidente Lula –, violou o sistema acusatório, bem como as garantias constitucionais do contraditório e da ampla defesa", disse Lewandowski.

Por fim, a defesa lista ainda como argumento para a suspeição o fato de Moro ter assumido o Ministério da Justiça no governo de Jair Bolsonaro, principal adversário político do PT nas últimas eleições.

Tendências para o julgamento

O habeas corpus que pede a suspeição de Moro começou a ser julgado em 2018, mas foi interrompido por um pedido de vista do ministro Gilmar Mendes. Já votaram, contra o HC, os ministros Edson Fachin (relator da Lava Jato) e Cármen Lúcia. Também compõe a Turma os ministros Ricardo Lewandowski, que já deu sinais de que irá declarar a parcialidade de Moro, e Celso de Mello – cujo voto é a grande incógnita do julgamento.

O caso foi retomado na Segunda Turma do STF na última sessão antes do recesso de julho de 2019. Por causa de seu voto extenso, Gilmar Mendes sugeriu que a Turma concedesse uma liminar para libertar Lula até que o mérito do caso terminasse de ser julgado. O placar foi de 3 a 2 contra a concessão do habeas corpus.

O ministro Celso de Mello, que votou contra a liminar, esclareceu que seu voto no mérito do processo pode ser diferente, dando indicativos de que pode reverter o placar a favor de Lula quando o caso for retomado.

O caso ainda depende de liberação de Gilmar Mendes para ser pautado na Turma. Em novembro, o ministro Celso de Mello se aposenta e será substituído por um ministro indicado pelo presidente Jair Bolsonaro. Se o caso for julgado antes da nomeação, porém, pode terminar empatado – o que favorece Lula.

54 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 54 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • A

    Alexandre Cavalcante

    ± 0 minutos

    Para que ministros do STF pensem em anular sentenças do Moro por suspeição, eles deveriam primeiro desengavetar os diversos casos em que membros da corte deveriam ter-se declarado suspeitos e não o fizeram, a começar por Gilmar Mendes. Quem não tem pecado que atire a primeira pedra!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Sergio Roberto de Andrade Leite

    ± 8 dias

    Se o Lula for solto Bolsonaro já era, diz uma opinião abaixo. Que besteira é essa? Lula não tem mais prestígio nem na China. Soltar o bêbado seria um desrespeito ao povo brasileiro e mais uma prova de que o STF é parcial, mas não traria nenhum efeito para o governo. O cachaceiro não interessa mais nem à esquerda, pois esta sempre descarta seus companheiros quando deixam de ser úteis ao seu objetivo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Sergio Roberto de Andrade Leite

    ± 8 dias

    A esquerda se aproveita de argumentos totalmente improváveis para anular uma decisão absolutamente provável, melhor ainda, absolutamente certa. E o povo brasileiro, na sua grande maioria, é absolutamente desrespeitada. Pobre país o nosso, que tem uma "suprema" corte formada por uma maioria de comunistas, os quais, como bem disse um representante da "categoria", deseja sempre tomar o poder e não ganhar eleições. E o povo? Ora, o povo, que importância tem neste jogo?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eduardo

    ± 9 dias

    Nossa justiça é muito interessante. Uma dúzia de juizes mais uns trinta procuradores federais fizeram um trabalho que conduziu à condenação por unanimidade de um cidadão (*). Agora, um grupo composto por duas pessoas não muito bem intencionadas, já que manifestaram sua opiniões previamente, muito previamente, podem destruir todo o trabalho e mais não sei quantos. Detalhe, se o parecer for contrário ao Moro, esses mesmos juizes que o condenarem estarão se auto condenando, pelos mesmos motivos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • I

    IvoHM

    ± 9 dias

    Moro é insuspeitíssimo. As declarações "É melhor não investigar FHC para não melindrar um apoiador" e "Não tenho nada pessoal contra Lula", à respeito de um sujeito que chefiou um esquema que roubou RS$ 1 trilhão dos brasileiros, realmente comprovam a injustiça que está sendo cometida com este grande herói nacional.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    MARCELO LESSA CEZAR

    ± 9 dias

    Os Peras Mancas já estão na adega em Lisboa, à serem brindados por Kakays e Gilmares Tin tin

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eduardo Nunes

    ± 9 dias

    Isto é uma coisa tão absurda, mas tão absurda, que beira o ridículo! Que o STF decide tudo do jeito que quer e se lixa para a opinião dos brasileiros a gente já sabe, mas chegar a este nível de desmontar um processo que tem tanta sujeira é de uma ardileza vil nunca vista nem em livros de ficção. Depois reclamam quando se aponta qualquer falha do STF. São ridículos!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcelo

    ± 9 dias

    Continuem batendo na imagem do Moro, continuem! Bolsonaristas caíram numa armadilha para salvar o filhinho do presidente. Agora aguentem as consequências! Ninguém vai apoiar Moro agora . Tudo que os vermelhos queriam!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    José Carlos Penna Wageck

    ± 9 dias

    Não acredito que o STF entre nessa conversa estapafúrdia da defesa do Lula. Não é verossímil!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • M

      Miguel Bersano

      ± 9 dias

      Caro José Carlos, desta turma de juízes tudo pode se esperar. A prisão após a condenação em segunda instância foi um marco civilizatório para o Brasil, e eles reverteram, para soltar o maior corrupto da história deste país. Naquela época eu dizia o mesmo que você diz agora, que não seria possível eles fazerem uma coisa destas. Mas fizeram...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    Gustavo

    ± 9 dias

    Alguém realmente acredita em "lei tal", "segundo entendimento tal", "de acordo com o consenso tal", "desdobramentos tais".... É tudo um grande teatro que se passa nesse STF. O que realmente ocorre é : " que pretexto vamos inventar para inocentar o chefe"... Alguém realmente acredita que é algo diferente disso???

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Carlos Pinaffi

    ± 10 dias

    Golpe em andamento STF petralha afiando os dentes para liberar o criminoso , eh o fim da picada...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    juliane medina

    ± 10 dias

    O impoluto “Moro” pode ter facilitado a anulação da sentença do molusco corrupto. Eu não vi ninguém do PSDB ser processado enquanto era juiz. Agora abrem portas para todo tipo de arguição de parcialidade. É o fim mesmo. A brecha pra deixar esse larápio ladrão se safar! Só mesmo um Jeep, cabo e soldado pra resolver os problemas do Brasil.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • V

    vanderlei zarpellon

    ± 10 dias

    O SAPO não se elege nem síndico de prédio... Cét fini... acabou...... vejam a receptividade do presidente BOLSONARO, hoje pela manhã, dia 17 de agosto, em Aracaju .... parecia a chegada do flamengo no RJ após conquistar a libertadores ...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • Z

    Zyss

    ± 10 dias

    Pelo jeito ninguém entendeu nada sobre o sistema jurídico brasileiro. Leis e sentancas não servem pra nada. Enquanto tiver aqueles 11 advogados lá no STF e congresso segurando tudo, todo o progresso será desfeito. Gasta bilhões para condenar e gasta mais outra fortuna para manter a estrutura do estado para nada.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    CSG

    ± 10 dias

    A saída para isso é uma só...fazer arminha.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Roberta Santos

    ± 10 dias

    Fim dos tempos!!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Cel Santos Lima

    ± 10 dias

    Isso é a nossa INjustiça atuando contra a sociedade, que paga seus majestosos salários, para beneficiar os marginais e amigos da corte.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Plinio

    ± 10 dias

    Se o juiz Moro errou, a segunda e terceira instâncias também erraram? É esse raciocínio para soltar o corrupto?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcelo

    ± 10 dias

    sinceramente se isto acontecer, este país não tem mais salvação. Vergonha

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • R

      Rubens Farias

      ± 10 dias

      E você ainda acha que existe salvação para esse país?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • R

      Roberta Santos

      ± 10 dias

      Nem fale

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    ± 10 dias

    Kaue: Pois é... E os milhões de reais desviados pela Família Biolsonaro, via rachadinhas, também fazem falta. Ou você acha que as rachadinhas geraram pouco dinheiro? Só a filha do Queiroz recebeu DURANTE 12 ANOS SEM TRABALHAR UM ÚNICO DIA. Então, pegue dezenas de fantasmas e multiplique a verba desviada por dezenas de anos... Não é por que os bandidos de antes roubaram bilhões que devemos ser coniventes com quem roubou milhões. ---

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • P

      Plinio

      ± 10 dias

      Uma coisa não justifica a outra.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    CARLOS ALBERTO FÉLIX DA SILVA

    ± 10 dias

    Essa vergonhosa manobra jurídica que está a caminho do seu desfecho, poderá repercutir tão negativamente em todo o mundo, quanto intensa foi a eclosão, em positividade, da Operação Lava Jato. Jogar por terra todo esse trabalho em benefício da moralidade pública brasileira, significa uma das maiores regressões da vida nacional que poderemos presenciar.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    marcelo bergerson

    ± 10 dias

    O que vale independente de qualquer coisa é que a sociedade brasileira sabe exatamente quem é o etílico. Provado e comprovado, todo resto é balela dos que tem interesse em manutenção de quadrilha.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    WANDERLEY JADER ESMANIOTTO

    ± 10 dias

    ********

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Samoel Dilly

    ± 10 dias

    O Brasil sempre foi um galinheiro. Ainda bem que os ovos tem casca.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • O

    Osvaldo Colarusso

    ± 10 dias

    Deixa o Lula sair candidato. Vou adorar ver a cara do cachaceiro sendo derrotado.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    GRU

    ± 10 dias

    Moro cometeu um erro ao aceitar tornar-se ministro. Virou suspeito.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    José Neto

    ± 10 dias

    Só julgamento de mais um “jus sperniandi “ . Vai dar em nada. Não é possível. O STF tem como dizer o que é suspeito?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    Nelson Vidal Gomes

    ± 10 dias

    Infelizmente no Brasil muitas coisas foram possíveis.Gilmar Mendes absolveu a chapa Dilma-Temer no TSE por excesso de provas que lhe eram contrárias,em memorável voto.Moro quando cumpriu sua função em condenar Lula, Bolsonaro nem partido tinha quanto mais perspectiva de se tornar Presidente, ademais,suas decisões foram acompanhadas em dois processos por um total de 10 juízes,que agora um tribunal de 11, que julga com 05 e decide 03 poderá infirma-las.Por outro lado,o Senado pode dar um jeito nisso,tanto quanto o povo por meio do Congresso Nacional mudar a composição e os critérios de acesso do STF, senão "amanhã," depois de "amanhã'.Não só o STF pode,o povo também.Deus nos ilumine!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    RoCS

    ± 10 dias

    É preciso que seja feito algo em relação ao STF. Não é possível que esses 11 inúteis e desqualificados - para falar o mínimo -mandem em 210 milhões de brasileiros conforme suas conveniências.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Salo

    ± 10 dias

    Uma vergonha total, se ocorrer qualquer anulação de condenação ou de processo. Dai, não teremos mais justiça neste Pais.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Armando

    ± 10 dias

    Se o lula for solto...bolsonaro já era.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • R

      RoCS

      ± 10 dias

      Nem a mãe Dinah diria tamanha idiotice.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    J. MOACIR

    ± 10 dias

    Se votarem pró Lula , só nos resta ir às ruas...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Mário Kume

    ± 10 dias

    É improvável, porem do jeito que anda o Brasil "político" hoje... Se acontecer nós brasileiros do bem precisamos importar algumas toneladas do nitrato de amonio de Beirute e deixar no miolo do STF...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    ± 10 dias

    Kaue: Então, reze por você e por sua família, pois trabalharemos para sustentar os corruptos. Que tal você se sua família ficarem de quatro para: Roberto Jefferson? Ricardo Barros? Ciro Nogueira? Valdemar da Costa Neto? Gilberto Kapaz? Arthur Lira? Que tal continuar pagando impostos elevadíssimos para sustentar rachadinhas e mais rachadinhas?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    5 Respostas
    • K

      Kaue

      ± 9 dias

      Freitas: "Vc imputa crimes de outras pessoas ao presidente, todos sabemos qual é o seu joguinho medíocre, No mínimo mal caráter! Lembrei me que a gazeta do Povo está com mensalidade grátis por 3 meses... não se acostume vai acabar... e como já disse senta e chora, pois vi o povo nordestino recepcionado JB. Se tomar como base a popularidade no nordeste da pra vc chorar por mais 20 anos.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • K

      Kaue

      ± 9 dias

      Vc imputa crimes de outras pessoas ao presidente, todos sabemos qual é o seu joguinho medíocre, No mínimo mal caráter! Lembrei me que a gazeta do Povo está com mensalidade grátis por 3 meses... não se acostume vai acabar... e como já disse senta e chora, pois vi o povo nordestino recepcionado JB. Se tomar como base a popularidade no nordeste da pra vc chorar por mais 20 anos.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • F

      Freitas

      ± 10 dias

      Kaue: Pois é... E os milhões de reais desviados pela Família Biolsonaro, via rachadinhas, também fazem falta. Ou você acha que as rachadinhas geraram pouco dinheiro? Só a filha do Queiroz recebeu DURANTE 12 ANOS SEM TRABALHAR UM ÚNICO DIA. Então, pegue dezenas de fantasmas e multiplique a verba desviada por dezenas de anos... Não é por que os bandidos de antes roubaram bilhões que devemos ser coniventes com quem roubou milhões.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • K

      Kaue

      ± 10 dias

      ... "Nós, os brasileiros que pagam impostos estamos cansados de ver pessoas morrendo nos corredores de hospital, nas estradas em péssimas condições por desvios de recursos e principalmente pessoas morrendo com um tiro na cara por não ter 20 reais pra entregar pro bandido.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • K

      Kaue

      ± 10 dias

      As rachadinhas não se originaram no governo atual, você sabe disso. JB tentou governar sem o apoio do legislativo, Achou que governaria somente a população, porém os legislativo não se intimidou com a voz do pagador de impostos e trabalhadores de bem e deu as costas, junto da mídia contra se viu na obrigação de angariar apoio para que o NOSSO Brasil prospere. Hoje, costura apoios e te digo, nosso país prosperará e vamos nos livrar deses corruptos que existe no legislativo nas eleições, Isso vai acontecer!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • O

    OBSERVADOR

    ± 10 dias

    E Gilmar Mendes é realmente "sem comentários" ..... segurou o processo até o momento que seria oportuno aos seus interesses,.... e tudo está lhe caindo como uma luva,.... e agora como presidente da Segunda Turma, e voto minerva ... votos de Ricardo Lewandowski e Celso de Mello já sabemos como será .... Que Deus tenha piedade do Brasil Ministro Celso de Mello Ministro Ricardo Lewandowski Ministra Cármen Lúcia Ministro Edson Fachin

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • K

    Klin

    ± 10 dias

    O judiciário só trabalha para corruptos. São eles que pagam o salário deles? ? Vergonha acatar este tipo de ação e destinar tempo precioso para julgar .

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    Geraldo Luiz Romão

    ± 10 dias

    Acho que o recurso ao "jus experniandi" todo mundo tem, mas eles já foram longe de mais.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luiz

    ± 10 dias

    Atenção ... todo o apoio ao Bolsonaro, inclusive o meu, está fundamentalmente baseado no combate à corrupção ... mas se não houver um posicionamento claro e irrestrito em favor da lava-jato, doa a quem doer, poderemos retornar ao império dos desonestos e corruptos, no executivo, legislativo e judiciário .... então, todo aquele apoio poderá virar fumaça

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Pzig

    ± 10 dias

    I M P R E S S I O N A N T E a cara de pau desse STF em viabilizar e dar efeito a tudo que é solicitação da corja de advogados de cadeia do Sr Lularápio....Vergonhoso e afronta total a toda população desse pais.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    ± 10 dias

    Soltem todos os corruptos e ainda devolvam os bilhões que eles devolveram. Soltem o doleiro Messer. Soltem o injustiçado Sérgio Cabral. Deixem Lula concorrer. Merhhhda por merrdda, que seja merhddda total. Alguma pauta deste governo a favor da segunda instância, a favor do fim do foro privilegiado, "lava togas"? Daí, JB nomeia os corruptos do Centrão e os fanatizados falam: já foram condenados? Como condenar pessoas que se escondem sob a proteção do foro? JAMAIS SEREMOS DESENVOLVIDOS SEM UM UM AMPLO COMBATE A CORRUPÇÃO.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • F

      Freitas

      ± 10 dias

      Kaue: Então, reze por você e por sua família, pois trabalharemos para sustentar os corruptos. Que tal você se sua família ficarem de quatro para: Roberto Jefferson? Ricardo Barros? Ciro Nogueira? Valdemar da Costa Neto? Gilberto Kapaz? Arthur Lira? Que tal continuar pagando impostos elevadíssimos para sustentar rachadinhas e mais rachadinhas?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • K

      Kaue

      ± 10 dias

      Chora mais, tá pouco! E vá se acostumando que 2022, segundo pesquisas, vai dar Bolsonaro de novo!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    FERNANDO BITTENCOURT VARGAS

    ± 10 dias

    “As notícias jornalísticas, embora suficientes para iniciar o inquérito policial, parece que não foram corroboradas pelas provas produzidas, no sentido de dar continuidade à persecução penal” disse ontem o delegado Daher da PF sobre a delação de Palocci, que Moro promoveu dias ante da eleição de 2018. Delação sem provas? Mais uma. Eleitoreira? Com certeza. Um mês depois Moro aceita ser Ministro. É Suspeito? E a vaza jato? Nada foi negado daqueles diálogos comprometedores. Tudo suspeitíssimo. Messer pagou propina para Paludo? Coisas que se ignoram em nome do lavajatismo militante. Sou a favor da lei, ante que me xinguem de comunista. Pra mim, nem Moro, nem Bozo e nem Lula, todos fora-da-lei

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • F

      Freitas

      ± 10 dias

      Lula foi condenado com base em delação de Palocci? Quem condenou Lula foram os rastros que ele deixou no triplex e no sítio em Atibaia, referendados pelos empreiteiros que pagaram as propinas.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]