• Carregando...

A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que considerou a suspeição de Moro no julgamento do ex-presidente Lula pode ter impactos que vão além do caso do tríplex.

Na verdade, o novo entendimento dos ministros pode anular toda a Lava Jato. Entenda o que pode acontecer em um minuto.

Suspeição de Moro vai afetar mais que os casos de Lula

A principal consequência da suspeição é que todas as decisões contra Lula vão ser anuladas, sejam elas decisórias ou não. O que significa que os casos voltam à estaca zero e nenhuma das provas obtidas até agora pode ser reaproveitada.

Ou seja, para retomar o julgamento, o Ministério Público vai ter que colher novas provas e o juiz vai precisar ouvir todas as testemunhas novamente.

Só que há uma outra consequência ainda maior. A decisão do STF que beneficia Lula pode fazer com que outros condenados por Sergio Moro entrem com pedidos semelhantes, alegando que também foram prejudicados por essa parcialidade.

Por isso, a expectativa é que a decisão da Corte resulte em um efeito cascata, com vários outros pedidos do gênero vindo na sequência.

O ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha, por exemplo, foi um dos primeiros a entrar com uma ação assim. Sua defesa pede que todos os atos praticados por Moro em seus processos sejam anulados. Cunha foi condenado a 14 anos e meio de prisão por corrupção passiva.

Diante desse cenário, o ex-coordenador da Força-Tarefa da Lava Jato em Curitiba Deltan Dallagnol disse que a suspeição de Moro é mais grave que a decisão de Edson Fachin que anulou as condenações de Lula justamente por abrir essa brecha.

Dessa forma, tudo aquilo que a Lava Jato conquistou ao longo dos últimos sete anos pode se perder.

Conteúdo editado por:Jenifer Ribeiro dos Santos
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]