i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Poderio militar

Afinal, qual o tamanho da “pólvora” das Forças Armadas do Brasil?

  • Brasília
  • 13/11/2020 20:16
Militares das Forças Armadas: contingente do Brasil se equipara ao dos Estados Unidos, mas diferença da pólvora se evidencia em outros quesitos.
Contingente militar do Brasil até se equipara ao dos Estados Unidos, mas diferença da pólvora se evidencia em outros quesitos.| Foto: Alan Santos/PR

“Apenas a diplomacia não dá. E quando acaba a saliva, tem que ter pólvora”. A já icônica frase dita esta semana pelo presidente Jair Bolsonaro repercutiu rapidamente no Brasil e no mundo. Desabafo à parte de Bolsonaro, a verdade é que o país não dispõe de “pólvora” suficiente para se sobrepor belicamente a uma potência como os Estados Unidos. O próprio comandante do Exército brasileiro, general Edson Leal Pujol, reconhece que o Brasil tem uma das menores Forças Armadas do mundo.

A metáfora usada por Bolsonaro foi minimizada pelo vice-presidente Hamilton Mourão, que classificou a declaração como um “figura de retórica”. Não é para menos que, após a polêmica, o governo tente diminuir o tamanho do que foi dito. General de Exército, ou seja, um quatro estrelas, Mourão prega a diplomacia militar e sabe das limitações das Forças Armadas brasileiras, como frisou Pujol. Contudo, diferentemente do que pode deixar a entender o comandante do Exército, a força militar brasileira não é tão pequena.

De acordo com o Índice Global de Poder de Fogo das Nações, o Brasil tem a 10ª maior força militar entre 138 países. É o que aponta o portal especializado em segurança e defesa nacional "Global Firepower (GFP)". Com a mensuração de dezenas de dados compilados em um indicador, o site aponta quais países dispõem de mais “pólvora”. São levados em consideração elementos geográficos, logísticos, financeiros, de recursos naturais, poder de fogo aéreo, em terra e mar, além da “mão de obra” militar.

E qual o tamanho dessa "mão de obra” militar?

Apesar de seus quase 210 milhões de habitantes, o Brasil não dispõe de um grande número de militares. Proporcionalmente falando, somando os 334,5 mil militares da ativa, e os 1,3 milhão da reserva, o país tem 0,8% de seu pessoal nas Forças Armadas. Em um possível conflito armado, naturalmente milhões de brasileiros reservistas seriam convocados. E aí, o GFP calcula que as Forças Armadas brasileiras teriam — ao menos teoricamente — à disposição 84,6 milhões de pessoas disponíveis para ajudar em um esforço de guerra.

O portal especializado calcula ainda que, anualmente, 3,38 milhões de brasileiros atingem os 18 anos, a idade militar. Ao somar toda a “força de trabalho” possível, estima-se que o Brasil teria uma “mão de obra militar” potencial de 107,8 milhões de pessoas disponíveis. Nesse quesito, o país figura em 5º entre 138 países pesquisados.

E quanto ao poder de fogo aéreo?

Embora em contingente o Brasil possa figurar entre as principais potências, o mesmo não pode ser dito quando se coloca o poder de fogo em questão. Apesar de números significativos, a "pólvora" brasileira aparece abaixo em relação a outras nações. Pelo ar, contudo, é onde nos saímos melhor.

De acordo com o GFP, o país dispõe de 43 aeronaves dedicadas a manobras de combate aéreo. O portal lista como exemplos dessa categoria caças Eurofighter Typhoon, o F-15 ‘Eagle’, da Boeing, e interceptadores como o Mikoyan-Gurevich MiG-21 'Fishbed', ainda operado por algumas forças globais.

Já aeronaves destinadas ao ataque de alvos terrestres, o Brasil dispõe de 78 unidades. Aí, se encaixam alguns exemplos como o russo Sukhoi Su-24 'Fencer', o norte-americano americano Lockheed Martin F-35 'Lightning II', o Boeing B-52, e até alguns caças de ataques leve, como o brasileiro EMB-314 'Super Tucano', e o AC-130 'Spectre'.

Para transporte aéreo, a Força Aérea brasileira dispõe de 126 aeronaves, informa o portal especializado. O Brasil aparece em quinto lugar nessa categoria, o que mostra um pouco da "pólvora" da Aeronáutica. Alguns exemplos de transporte de nível estratégico, tático e utilitário como os Boeing C-17 'Globemaster III', Airbus CN-235 e Cessna 208. O Brasil ainda tem 198 aviões de treinamento e 24 destinados a missões especiais — projetados para cumprir uma função no campo de batalha.

Os helicópteros também estão presentes no portfólio de produtos da Aeronáutica. São 242 unidades destinadas a suporte, patrulha marítima, treinamento e ataque. Por último, as Forças Armadas também dispõem de 12 helicópteros de ataque, modelos especialmente voltados para o campo de batalha. São projetados para apoio de fogo às forças terrestres e veículos blindados, bem como elementos de forças inimigas por meio de Apoio Aéreo Aproximado (CAS, em inglês).

Tanques, blindados... o poder de fogo terrestre

Quando se fala em poder terrestre, uma das primeiras imagens que vêm a mente são os tradicionais tanques de guerra. O Exército brasileiro dispõe de 437 unidades, sistemas de combate blindados usados na linha de frente. Aí, destacam-se como exemplos o alemão ‘Leopard 2’, o russo T-90, bem como modelos de classe leve, como o ‘Stingray’, da Tailândia. Além deles, as Forças Armadas contam com 1,8 mil veículos blindados de combate.

Além de tanques e veículos blindados, o Exército dispõe de 132 veículos de artilharia automotora. São unidades de mobilidade equipadas com armas montadas em veículos terrestres, que podem disparar a partir deles. Somam-se a eles 565 “obuseiros”, unidades de artilharia de tubo rebocadas por caminhões. São peças usadas para artilharia de longo alcance e fogo indireto com vários tipos de projéteis disparados por calibres diversos.

Por fim, o Exército brasileiro conta com 84 viaturas lançadoras de foguete, aponta o levantamento. Tais unidades visam o ataque de áreas de forças inimigas por meio de fogo indireto e de longo alcance. Alguns exemplos citados são os veículos M142 HIMARS, BM-21 e o brasileiro Astros II, fabricado pela Avibras.

Fragatas e submarinos: a "pólvora" naval brasileira

Se por ar e terra o Brasil dispõe de um certo poder militar, contudo, pelo mar, a "pólvora" do país deve um pouco em relação ao mundo. O GFP aponta que a Marinha não dispõe de nenhuma frota de porta-aviões, nem uma frota sequer de contratorpedeiros, embarcações equipadas com equipamentos sensoriais e armamentos para combater ameaças do ar, na superfície e sob ela. Sem uma única unidade, o país figura em último na lista de 138 países em ambos os quesitos.

Já em navios de fragata, o Brasil dispõe de sete unidades. São navios oceânicos multifuncionais utilizados para proteção de navios de superfície da frota contra combatentes de superfície inimigos ou ameaças aéreas. Geralmente, são equipadas com sonar avançado, sistemas sensoriais e de rastreamento que possibilitam a tripulação monitorar submarinos inimigos.

A Marinha brasileira também dispõe de dois navios de corveta, tipicamente menores do que as fragatas, embora maiores que as 22 embarcações de patrulha costeira na frota brasileira. São unidades que fornecem mistura balanceada de poder de fogo e suporte, tendo benefícios maiores de custos de construção e compra. Além delas, o Brasil tem cinco navios varredores de minas, utilizados para destruir minas marítimas inimigas.

Os conhecidos submarinos também estão presentes na lista de equipamentos militares da Marinha. O Brasil tem seis submarinos de ataque moderno. Essas unidades são capazes de executar ataques marítimos e terrestres por meios convencionais e nucleares. Eles também podem ser usados no apoio a operações de forças especiais e trabalho de reconhecimento.

Indústria e aeroportos: a logística militar brasileira

O levantamento feito para mensurar a "pólvora" dos países em poderio militar também aponta elementos logísticos, como a força de trabalho empregada na indústria militar. A do Brasil, informa o GFP, tem 111,6 mil pessoas que cuidam da produção de itens como balas, bombas, uniformes, peças, sobressalentes, equipamento de campo especializado, remédios, etc. Além disso, as Forças Armadas dispõem de 17 portos e terminais de carga, 4 mil terminais aeroportuários e 791 frotas da marinha mercante.

E qual a pólvora do Brasil comparada aos EUA?

Bom, essa é uma comparação inglória para as Forças Armadas brasileiras, principalmente no que se refere ao poderio aéreo e terrestre. Não à toa a "pólvora" brasileira gerou muitos memes e piadas nas redes sociais e em ciclos sociais após a declaração de Bolsonaro. Confira, abaixo, a relação entre o poder militar do Brasil e dos Estados Unidos dos dados citados anteriormente:

"Mão de obra" militar (em milhões)Brasil EUA
Militares da ativa0,3341,4
Militares da reserva1,30,86
Aptos ao serviço militar84,6111,7
Pessoas que atingem idade militar por ano3,384,19
"Mão de obra" total disponível107,8144,9
Poder de fogo aéreoBrasil EUA
Aeronaves para combate aéreo432.100
Aeronaves para ataque terrestre78715
Aviões de transporte126945
Aviões de treinamento1982.600
Aviões para missões especiais24742
Helicópteros2425.800
Helicópteros de combate12967
Pode de fogo terrestreBrasil EUA
Tanques4376.300
Blindados de combate1.80039.200
Veículos de artilharia automotora1321.500
Obuseiros5652.700
Viaturas lançadoras de foguete841.400
Pode de fogo navalBrasil EUA
Porta-aviões020
Contratorpedeiros091
Navios de fragata70
Navios de corveta2219
Navios varredores de minas511
Navios de patrulha costeira2213
Submarinos666
LogísticaBrasil EUA
Empregados na indústria militar111.600160.400
Portos e terminais de carga1735
Terminais aeroportuários4.00013.500
Frotas de marinha mercante7913.700

Quais países estão melhor colocados no ranking da "pólvora"?

O Brasil ocupa a 10ª colocação do Índice Global de Poder de Fogo das Nações. Confira, abaixo, uma lista dos 20 mais bem colocados:

  1. Estados Unidos
  2. Rússia
  3. China
  4. Índia
  5. Japão
  6. Coreia do Sul
  7. França
  8. Reino Unido
  9. Egito
  10. Brasil
  11. Turquia
  12. Itália
  13. Alemanha
  14. Irã
  15. Paquistão
  16. Indonésia
  17. Arábia Saudita
  18. Israel
  19. Austrália
  20. Espanha
46 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 46 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • C

    Celio Azevedo

    ± 0 minutos

    Já temos um novo porta-aviões novamente.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • M

      Marcelo Roberto Fernandes

      14/11/2020 19:36:03

      Que os devotos sejam a bucha de canhão no confronto!!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • S

        Silvio Antonio Machado Lemos

        14/11/2020 18:26:38

        O "poderio militar do Brasil" nao faz nem cocegas nos EUA, principalmente nos dias de hoje com armamentos sofisticados, basta lembrar que os EUA doaram ao Brasil centenas de tanques ja obsoletos para eles. Tambem lembro que em 1940 a Finlandia foi invadida pela URSS e defendeu o seu territorio contra um exercito russo que em nr. De efetivos talvez fosse maior que a populacao da Finlandia. Mas eram outros tempos em que o soldado praticamente olhava o inomigo nos olhos. Hj a guerra virou um video game. No caso da Finlandia havia tambem o patriotismo envolvido contra o invasor sovietico.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • S

          Silvio Antonio Machado Lemos

          14/11/2020 18:26:37

          O "poderio militar do Brasil" nao faz nem cocegas nos EUA, principalmente nos dias de hoje com armamentos sofisticados, basta lembrar que os EUA doaram ao Brasil centenas de tanques ja obsoletos para eles. Tambem lembro que em 1940 a Finlandia foi invadida pela URSS e defendeu o seu territorio contra um exercito russo que em nr. De efetivos talvez fosse maior que a populacao da Finlandia. Mas eram outros tempos em que o soldado praticamente olhava o inomigo nos olhos. Hj a guerra virou um video game. No caso da Finlandia havia tambem o patriotismo envolvido contra o invasor sovietico.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • M

            Marcelo

            14/11/2020 18:13:50

            O mais engraçado é ver os oportunistas da TV procurando rota de fuga. Agora se abraçam nas declarações de que o exercito é apolítico. Até melhor que seja apolítico mesmo. Perdemos duas vezes na história pra esquerda dentro de casa. Bolsonaro precisa ser apoiado. O que passou passou

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • J

              JOSMAR PORTUGAL VAZ

              14/11/2020 18:10:59

              Não dá brigar com os EUA. É uma potência militar e tecnológica de fazer inveja. O Brasil não aguenta dois meses de guerra com EUA, mesmo se eles quiserem invadir o Brasil. Na verdade , jamais vão invadir o Brasil porque o Brasil, já foi invadido há muito tempo por políticos , ministério público corruptos que fazem muito bem a nossa alto destruição.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • A

                AMAURI

                14/11/2020 17:58:42

                Melhor baixar o RABO, Bozo.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • A

                  A.R.ALVES

                  14/11/2020 16:50:01

                  Bolsonaro é um bravateiro, fala e faz muita m... e essa história da "pólvora" é apenas mais uma das suas.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • R

                    Renato Fonseca do Amaral

                    14/11/2020 16:46:55

                    Ranking fajuto, Israel consta bem atrás do Brasil, mas grande parte dos militares, e para-militares, vão fazer curso em Israel e no Mossad, um país que tecnologicamente da de 10 a zero no brasil.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • R

                      RANIERI

                      14/11/2020 16:29:41

                      Tirando-se Egito e Coreia, nenhum país é maior que os outros sete em quase nada. Comparação infeliz. Deveríamos ter menos poder bélico que a Alemanha, mas somos mais poderosos. O Brasil é o segundo mais poderoso das Américas.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • C

                        carlos

                        14/11/2020 15:42:57

                        maldito seja bolsonaro e seus filhos parasitas

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • F

                          F.H.O

                          14/11/2020 14:44:52

                          Os militares foram contra essa declaração infeliz do presidente. Mas eu acho que deveriam apoia-lo nesse caso. Já que a única intenção de existir forças armadas é defender a soberania do Brasil. Fazendo um trocadilho com outra declaração infeliz do presidente.... quem são os verdadeiros maricas do Brasil?

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • V

                            vortice

                            14/11/2020 14:25:52

                            Quanta gente com raiva nestes comentários! Deixem os caras da Gazeta trabalhar! Se não gostou da matéria tem um "termômetro" para expressar o sentimento. É desnecessário ficar criticando de forma tão pesada.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • A

                              Anderson

                              14/11/2020 13:34:04

                              As nossas forças armadas derrotarão os comunistas americanos. Venceremos a venezuelização dos Estados Unidos e salvaremos nossos irmãos norte-americanos da ameaça vermelha. Eduardo Bolsonaro, que já fez estágio como chapeiro nos EUA, será nosso informante. Avante!

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • A

                                Alberto Garcia

                                14/11/2020 13:16:05

                                Que tal copiarmos Israel, mineiramente?

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • G

                                  Gustavo Anderson Ferreira de Barros

                                  14/11/2020 13:15:07

                                  E nem se falou do poderio atômico... Eneias estava certo.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • R

                                    Rafael Bueno

                                    14/11/2020 12:50:24

                                    O Brasil não possui o caça norte americano F35, nem o bomrbadeiro B52 e nem os blindados T-90. Que artigo mal feito e com um monte de informações erradas.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    1 Respostas
                                    • C

                                      Cidadão Brasileiro

                                      14/11/2020 16:41:33

                                      Exato, o artigo é uma piada, parece coisa de estagiário com pouco tempo para terminar, parece fake news, é amador demais!!!. Gazeta, hellooooo!!

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                  • R

                                    Rafael Bueno

                                    14/11/2020 12:47:56

                                    O Brasil não possui o caça norte americano F35, nem o bomrbadeiro B52 e nem os blindados T-90. Que artigo mal feito e com um monte de informações erradas.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • K

                                      Klin

                                      14/11/2020 12:40:32

                                      Já que o colunista está fazendo comparações, vamos lá. O Poder de fogo é proporcional a quantidade de batata doce que se come e ponto final! Comparações ridículas. Há uma falta de inteligência tanto do colunista como do "sujeitinho lá" que falou uma tremenda besteira.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • E

                                        Eden Lopes Feldman

                                        14/11/2020 13:00:30

                                        Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        2 Respostas
                                        • T

                                          TOATOA

                                          14/11/2020 14:19:36

                                          cade a liberdade de expressão DNA GAZETA

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                        • E

                                          Eden Lopes Feldman

                                          14/11/2020 13:00:11

                                          Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                      • I

                                        IvoHM

                                        14/11/2020 12:22:12

                                        Alô blogueiros e estagiários da Gazeta! Leiam a coluna de ontem do Alexandre Garcia. Aprendam com o mestre. Se ficarem com preguiça, que é o que está parecendo, leiam só a manchete, como de costume, que já será o suficiente.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • C

                                          Charles Bonemer Junior

                                          14/11/2020 12:04:18

                                          Pior que falta de pólvora é a falta de inteligência e honestidade da imprensa.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • B

                                            Boraschi

                                            14/11/2020 11:59:52

                                            Brasil e Estados Unidos não são aliados de política momentânea, mas nações que compartilham os mesmos valores e ideais por suas populações.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • F

                                              Francisco Krupa

                                              14/11/2020 11:59:01

                                              Brasil décima potência militar. Que grande piada.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • C

                                                Cesar Augusto Lima De Almeida

                                                14/11/2020 11:43:06

                                                Claro que o Presidente , nunca vai entregar a Amazônia para uma tentativa de invasão de qualquer país estrangeiro, como grande parte dos países querem , e e lógico que o exército brasileiro vai saber defendê-la muito bem , pois o treinamento das brigadas na selva Amazônica o Brasil sabe enfrentar qualquer país, e batalha na selva não se mede com poderio militar convencional e sim com conhecimento do local vide a derrota dos Americanos nas guerra do Vietnã, mas tenho certeza absoluta que se for confirmado a vitória do Biden , Brasil e Estados Unidos continuarão com a amizade e a parceria que sempre existiu, e um grande interlocutor para isto será o General Mourão .

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                3 Respostas
                                                • C

                                                  Cidadão Brasileiro

                                                  14/11/2020 16:49:18

                                                  Invasão da amazônia? Que besteirol !! Só se por ET’s...!

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                • S

                                                  Stanislau Surek

                                                  14/11/2020 11:57:45

                                                  Mourão é muito mais sensato que Bolsonaro, mas faz parte deste governo padrão Dilma.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                • S

                                                  Stanislau Surek

                                                  14/11/2020 11:56:23

                                                  No Vietnã ainda não existiam drones...

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                              • S

                                                Stanislau Surek

                                                14/11/2020 11:35:47

                                                90% da verba das forças armadas vai para salários, aposentadorias e pensões de filhas “solteiras” e 10% vai para comprar pólvora. Militares embarcaram numa canoa furada com Bolsonaro. Infelizmente.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • I

                                                  Ivo Schimelfeng

                                                  14/11/2020 11:27:57

                                                  O ianques são ignorantes mas não são burros. Eles não vão invadir por razões ecológicas, mas para explorar as riquezas da Amazônia.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  • N

                                                    Nm

                                                    14/11/2020 11:24:24

                                                    Leaim Sun Tzu, a Arte da Guerra. O Gen. Sun Tzu, a dois mil anos, disse que nem sempre o número de soldados ganha a guerra, é preciso levar em conta, o terreno, a disposição de lutar, as condições da natureza... etc.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    • M

                                                      Marcos Ctba

                                                      14/11/2020 11:09:55

                                                      Como essa esquerda tem tempo de ficar enchendo a sacola. Os esquedeoptas (leia se ongs, partidos , imprensa, comentaristas, sindicatos, reporteres, politicos,... tirando as pequenas excessões em vez de trabalhar para melhorar a sociedade, qualquer frase que o presidente fala, instigada e propositalmente por perguntas interesseiras e de duplo sentido e descrito com repudia e destorcidas. Criando aquele clima de desconforto tentando o poder novamente .

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      1 Respostas
                                                      • S

                                                        Stanislau Surek

                                                        14/11/2020 11:36:59

                                                        Por que Bolsonaro não trabalha para fechar a boca?

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                    • F

                                                      Francisco José Coelho de morais

                                                      14/11/2020 10:57:34

                                                      Caros Gazeteiros...VCS DEVEM SER NOVINHOS E NÃO LEMBRAM DO VIETNÃ AMAZÔNIA É MAIS JANGAL...

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      • A

                                                        Adriano Fritz

                                                        14/11/2020 10:49:39

                                                        Adoraria uma invasão americana viraria um Porto Rico sem problemas! Defender essa palhaçada que tornou-se o país nunca!

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        • E

                                                          Evandro

                                                          14/11/2020 10:45:24

                                                          Que matéria foi essa, GP? Tocando bumbo pra maluco dançar?

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          • O

                                                            Oirad Ojuara

                                                            14/11/2020 9:43:53

                                                            O presidente usou a expressão numa fala sobre a DEFESA da Amazônia. Nesse sentido (de defesa), o Brasil tem muito mais pólvora para defende-la do que tinha o minúsculo (em comparação) Vietnan, que foi o maior fiasco militar dos EUA na era moderna. De qualquer modo, os EUA é uma nação amiga, e se o Brasil for lutar mais uma vez não será contra, mas ao lado dos EUA, como o fez na 2a Guerra Mundial em defesa da paz na Europa.

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                            • L

                                                              Luis Carlos Valente

                                                              14/11/2020 9:39:56

                                                              Definitivamente, precisamos de muita pólvora aqui no Brasil.

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                              • M

                                                                Matraca Trica

                                                                14/11/2020 9:31:21

                                                                Provou que é um enorme retardado com um bando acéfalo de seguidores

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                • T

                                                                  TOATOA

                                                                  14/11/2020 9:24:48

                                                                  Brasil não tem polvora .

                                                                  Denunciar abuso

                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                  • L

                                                                    Luiz

                                                                    14/11/2020 3:54:28

                                                                    É claro que é só uma questão de retórica. Biden não vai meter os Estados Unidos num outro Vietnam.

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                    • V

                                                                      VERNEQUE

                                                                      14/11/2020 3:36:24

                                                                      É isso aí, Bozo! Estadunidense é tudo comunista! Tem que pipocá porva neles!!! A que ponto chegamos...meu Deus!!!!

                                                                      Denunciar abuso

                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                      • C

                                                                        CSG

                                                                        14/11/2020 2:27:50

                                                                        Acho que o Bolsonaro deve insistir nessa...

                                                                        Denunciar abuso

                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                        Fim dos comentários.