• Carregando...

O Ministério da Ciência e Tecnologia informou hoje que vai iniciar a segunda fase de testes clínicos para verificar se um remédio usado como vermífugo é eficaz no combate ao coronavírus. O Brasil alcançou nesta segunda-feira (18) a terceira posição do ranking de países com mais casos confirmados da Covid-19.

O país só tem menos cidadãos diagnosticados com coronavírus do que Estados Unidos e Rússia, que permanecem como os mais afetados pela pandemia. A posição do Brasil foi divulgada pelo próprio Ministério da Saúde. Até esta segunda, foram registrados oficialmente 254.220 diagnósticos e 16.792 mortes pela doença no país.

De acordo com o ministro Marcos Pontes, os testes com a nitazoxanida, princípio ativo do Anitta, começaram em fevereiro na fase laboratorial e avançam agora para a segunda fase.  O ministro diz que, nessa etapa, os pacientes que tiverem os testes para Covid-19 positivos já passarão a ser tratados com a nitazoxanida, que será um medicamento complementar.

A nitazoxanida começou a ser testada em fevereiro, junto de mais de 2 mil substâncias, e ficou entre as cinco mais promissoras verificadas por pesquisadores do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materias (CNPEM). Segundo Pontes, os testes laboratoriais in vitro apresentaram resultados muito positivos, inibindo até 94% da carga viral do coronavírus.

Para o ministro, a vantagem da nitazoxanida é que não causa reações adversas, mas ele mesmo ressalta que é preciso seguir os protocolos clínicos da pesquisa para confirmar a eficácia da substância. Atualmente, são 17 hospitais que participam dos testes com a nitazoxanida, distribuídos pelos estados de São Paulo (6), Rio de Janeiro (4), Distrito Federal (2), Minas Gerais (2), Amazonas (1), Pernambuco (1) e Paraná (1).

Jornalistas da Gazeta do Povo comentam as principais notícias do dia. Assista ao vivo:

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]