• Carregando...
Bolsonaro exibe camisa da seleção dos EUA com seu nome durante encontro com Trump na Casa Branca, em março deste ano: relações sofrem abalo.
Bolsonaro exibe camisa da seleção dos EUA com seu nome durante encontro com Trump na Casa Branca, em março deste ano: relações sofrem abalo.| Foto: Alan Santos/PR

Com o fim dos governos de esquerda, 2019 era o ano em que as relações do Brasil com os Estados Unidos deveriam mudar. Jair Bolsonaro, um declarado fã do presidente Donald Trump e dos EUA, agora era presidente. E ele havia prometido uma reorientação radical na política externa do Brasil, longe de alianças socialistas e em direção aos Estados Unidos. "O Trump dos trópicos", era como as pessoas chamavam Bolsonaro.

Mas, em vez de levar a um novo começo entre os maiores países das Américas, a reaproximação levou a uma série de falsos começos, expectativas não cumpridas e tuítes constrangedores.

Nesta segunda-feira (2), a derrapagem diplomática acelerou quando Trump tuitou que estava restabelecendo tarifas sobre aço e alumínio do Brasil e da vizinha Argentina. Ele disse que os gigantes sul-americanos desvalorizaram artificialmente suas moedas para tornar suas indústrias mais competitivas em relação aos Estados Unidos.

O tuite da manhã atordoou Bolsonaro, que parecia completamente pego de surpresa em seus comentários a repórteres do lado de fora do palácio presidencial. "Vou falar com Paulo Guedes", disse ele, referindo-se ao ministro da Economia. "Alumínio? Vou falar com Paulo Guedes agora... Se necessário, ligo para Trump. Tenho um canal aberto com ele."

Bolsonaro, que repetidamente elogiou o presidente americano e procurou instalar seu filho como embaixador dos EUA, não teve nenhum aviso da decisão de Trump, ressaltando ainda mais o que já está claro há algum tempo: sua tentativa de aproximar o maior país da América Latina do governo Trump parece cada vez mais uma derrota diplomática humilhante.

OCDE, carne vermelha e outras "bolas nas costas"

Nos últimos meses, o presidente brasileiro foi surpreendido e atormentado pelas negligências do colega norte-americano.

Trump disse a Bolsonaro que apoiaria a tentativa do Brasil de ingressar na Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) – uma promessa que Bolsonaro elogiou como uma conquista política. Mas então a carta de recomendação dos EUA vazou, mostrando que o governo Trump estava apoiando a Romênia e a Argentina na adesão, não o Brasil.

Poucas semanas depois, o governo dos EUA recusou o pedido de Bolsonaro de suspender sua proibição de importações brasileiras de carne bovina por questões de segurança – novamente pegando seu governo de surpresa.

Agora, Trump está mirando uma das indústrias mais importantes do Brasil, em um momento em que o desemprego está acima de 10% e a economia está paralisada.

"Não houve grandes concessões dos Estados Unidos e nem gestos significativos de apoio a Bolsonaro", disse Mauricio Santoro, cientista político da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. "Trump nem sequer defendeu o presidente brasileiro quando foi criticado em manifestações em Nova York". "A política externa 'América First' de Bolsonaro", disse ele, até agora produziu apenas uma "falta de resultados".

China estende a mão nos momentos difíceis

Trump previu em março que ele e Bolsonaro teriam uma "fantástica relação de trabalho". Bolsonaro chamou Trump de "um exemplo para mim" e disse que eles trabalhariam juntos "para o benefício de nossas duas nações".

Agora, o possível colapso do que antes parecia uma união promissora entre as duas maiores economias das Américas abriu as portas para a China acelerar sua investida na América Latina.

Antes e no começo do governo, Bolsonaro frequentemente criticava a proximidade do Brasil com a China. Como candidato, ele viajou para Taiwan e anunciou que iria encerrar uma política externa que ele ridicularizava como inaceitavelmente "amigável com os regimes comunistas".

Mas tem sido a China – e não os Estados Unidos – que vem em seu auxílio repetidamente quando ele precisa de ajuda.

Neste verão, quando a floresta amazônica ardeu e os países começaram a ameaçar proibir as exportações brasileiras de carne bovina – sua produção acelerou o desmatamento –, a China anunciou que compraria mais. Então, no mês passado, em um gigantesco leilão de petróleo, as autoridades brasileiras elogiaram o histórico, a China ajudou a evitar outro constrangimento: todos os licitantes internacionais ficaram de fora – exceto os chineses.

Ruptura com Trump era previsível

"No momento, os chineses estão vencendo esse impasse geopolítico que está ocorrendo entre Washington e Pequim na América Latina", disse Oliver Stuenkel, professor de Relações Internacionais da Fundação Getulio Vargas, em São Paulo.

Ele disse que a ruptura do relacionamento entre os governos brasileiro e norte-americano é, de certa forma, previsível. Os interesses políticos de Trump estão em conflito com as ambições econômicas do Brasil. A economia brasileira é baseada na produção e venda de commodities – os mesmos produtos fornecidos pela base política de Trump nas comunidades manufatureiras e agrícolas.

"Tudo o que resta são palavras e promessas, mas, estruturalmente, esse relacionamento mais próximo não produz benefícios mútuos", disse Stuenkel. "Como conseqüência, é bastante óbvio que, tendo começado com grandes expectativas, isso acabaria de alguma forma frustrado".

O momento atual e o tuíte de Trump podem ser mais prejudiciais ao relacionamento do que desprezos do passado por Washington. Trump atacou – na frente de 67 milhões de seguidores no Twitter – um aliado político que investiu capital político significativo na tentativa de conquistá-lo.

"O tweet de Trump foi definitivamente humilhante para Bolsonaro", disse Guilherme Casarões, cientista político da Fundação Getulio Vargas. "Diferentemente dos momentos anteriores em que os EUA esnobaram o Brasil, Bolsonaro e seus assessores mais próximos não podem culpar a oposição por distorcer fatos ou manipular a verdade."

Isso pode aumentar a probabilidade de Bolsonaro ir contra os desejos de Washington. O governo Trump tentou desviar o Brasil do conglomerado chinês de telecomunicações Huawei em sua tentativa de trazer uma rede móvel 5G para o Brasil. Mas Bolsonaro está se reunindo com autoridades da Huawei e parece pronto para avançar com a empresa chinesa – apesar dos protestos de Washington de que é um véu para a vigilância chinesa.

"Ao contrário de Trump, o [presidente chinês] Xi Jinping vê o Brasil como um importante aliado chinês na América Latina e como um parceiro estratégico na guerra comercial com Washington", disse Casarões. "Parece provável que o Brasil favorecerá a China na disputa".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]