i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Ministério Público

Unac: como o órgão que a PGR quer criar pode prejudicar o combate à corrupção

  • Brasília
  • 29/07/2020 10:32
Prédio da PGR em Brasília
Sede da Procuradoria-Geral da República (PGR), em Brasília, com faixa dizendo “não” à corrupção, em 2015: agora é a própria Procuradoria que pode abrir brechas no combate a esse tipo de crime.| Foto: PGR/divulgação

A possibilidade de a Procuradoria-Geral da República (PGR) criar um novo órgão que iria unificar as forças-tarefas de combate à corrupção está em discussão no Conselho Superior do Ministério Público (CSMP). Oficialmente, o discurso da PGR é que a Unidade Nacional de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado (Unac) – como se chamaria o órgão – vai permitir uma atuação mais especializada e centralizada. Mas, dentro do Ministério Público Federal (MPF), há quem veja na criação da Unac uma manobra para promover interferência política em investigações contra a corrupção.

Na força-tarefa da Lava Jato, procuradores temem que o novo órgão seja uma tentativa de enfraquecer a operação. Integrantes do MPF que atuaram na Lava Jato e também na Operação Greenfield, duas das principais operações de combate à corrupção do país, fazem críticas a trechos da proposta de criação da Unac. Segundo eles, esses pontos do anteprojeto trazem riscos para o futuro desse tipo de investigação.

A ideia inicial de criar a Unac partiu da 2.ª Câmara de Coordenação e Revisão (CCR) do Ministério Público Federal (MPF), em agosto de 2019. O anteprojeto, que está sob análise do Conselho Superior do MP, dá mais poder ao procurador-geral da República, cargo hoje ocupado por Augusto Aras.

O anteprojeto da Unac centraliza em Brasília o comando de operações como a Lava Jato. Além disso, coloca as bases de dados das forças-tarefas de combate à corrupção sob administração de um órgão ligado à PGR – a Secretaria de Perícia, Pesquisa e Análise (SPPEA). E o coordenador da Unac seria indicado pelo procurador-geral da República. As forças-tarefas do país então ficariam subordinadas ao escolhido por Augusto Aras.

Pela proposta de resolução, a própria Unac teria autonomia para decidir a respeito de seu planejamento e de suas prioridades. A unidade poderia ser chamada para atuar em auxílio ao procurador natural de cada caso e teria, inclusive, autonomia para decidir se aceita participar das investigações.

Unac: “O diabo mora nos detalhes”

Procuradores do MPF ouvidos pela Gazeta do Povo afirmam que, em linhas gerais, a proposta de criação da Unac tem aspectos positivos. Mas eles fazem ressalvas a vários trechos do anteprojeto que podem comprometer a continuidade e efetividade das operações de combate à corrupção.

“A ideia é boa, mas o diabo mora nos detalhes”, disse um procurador da Lava Jato que pediu para não ser identificado. “Dependendo da dose pode ser um veneno, ou pode ser um remédio com efeito terapêutico”, disse outro procurador do MPF, que atua em Brasília. “É muito poder [concentrado num único órgão] e isso precisa ter um controle”, disse um terceiro procurador.

Os membros das forças-tarefas estão atentos ao andamento da proposta. “O pesadelo seria dar plenos poderes ao PGR [procurador-geral da República] para escolher o coordenador [da Unac], plenos poderes para o coordenador [conduzir as investigações e tomar decisões sobre ela] e deixar a base de dados [sobre os inquéritos de combate à corrupção] na SPPEA”, diz um dos procuradores.

Escolha de membros e do coordenador da Unac é motivo de preocupação

A primeira preocupação dos procuradores ouvidos pela reportagem é quem vai tomar as decisões dentro da Unac – ou seja, quem terá a responsabilidade de definir a forma de atuação, os casos prioritários, entre outras decisões importantes.

O projeto inicial prevê que a unidade terá um coordenador nacional, mas não especifica os poderes atribuídos a ele. O ideal, segundo os procuradores, seria que as decisões fossem tomadas de forma colegiada, de modo parecido com o que ocorre nas forças-tarefas das operações Lava Jato e Greenfield, por exemplo. Esse mecanismo ajudaria a evitar abusos e o uso político de investigações.

Segundo um dos procuradores que falou com a Gazeta do Povo, um formato hierárquico, em que o coordenador tenha plenos poderes para tomar as decisões em nome da unidade, pode prejudicar a coesão do grupo e trazer decisões que “fogem da normalidade”.

A escolha dos membros e do coordenador da Unac também é objeto de preocupação. O anteprojeto prevê que a unidade será formada, inicialmente, por membros das forças-tarefas da Lava Jato de Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo, além de membros da Operação Greenfield. Essas forças-tarefas constituiriam as primeiras subsedes da Unac nos estados.

A proposta também prevê que novos membros para a Unac serão designados pelo procurador-geral da República para um mandato de dois anos, prorrogáveis por igual período. O coordenador-geral da unidade também será uma escolha do PGR, feita com base em uma lista tríplice elaborada pelo CSMP.

Para procuradores das forças-tarefas, no entanto, dar plenos poderes para o procurador-geral da República indicar novos membros para a unidade e para escolher o coordenador é perigoso e pode ter como consequência o uso político da Unac para promover investigações com base em interesses escusos.

Os procuradores ouvidos pela Gazeta do Povo concordam com a ideia de mandato para os integrantes da Unac, mas divergem em relação à renovação.

Um deles defende que não deve haver limite de renovação para não se perder a experiência em casos em andamento. Outro defende a prorrogação apenas uma vez para que os procuradores “não se eternizem” nos cargos. Os procuradores também defendem que a escolha de novos membros parta da própria unidade, através de uma lista tríplice, chancelada pela CCR ou pelo CSMP.

Em relação à escolha do coordenador nacional, os procuradores ouvidos acreditam que a decisão deve ser dos demais membros da Unac, não da PGR. Isso, segundo eles, diminuiria a influência do procurador-geral na unidade para evitar o uso político das investigações.

Proteção de dados das investigações é outro ponto problemático

Outro ponto problemático no projeto da Unac é em relação ao armazenamento dos dados colhidos durante as investigações. A proposta prevê que as bases de dados atualmente custodiadas pelas forças-tarefas da Lava Jato e da Greenfield seriam transferidas e administradas pela SPPEA, um órgão da PGR. Todos os dados obtidos pela Unac também ficariam centralizados nessa secretaria.

Esse é um tema considerado delicado pelos procuradores ouvidos pela Gazeta do Povo, que consideram que a base de dados deve ser acessível apenas a membros da Unac, que teria de contar com a própria equipe de analistas da informação.

Segundo os procuradores, como a unidade vai centralizar a maior parte dos grandes casos de corrupção do país, é preciso ter cuidado com as informações para evitar que elas sejam usadas para pressões políticas e chantagens. Segundo os procuradores, é preciso garantir uma política de proteção de dados adequada para diminuir o risco de vazamentos.

O compartilhamento de dados de investigações com a cúpula do MPF, aliás, está no centro de uma ofensiva da PGR contra Lava Jato. O caso tornou-se público depois de uma visita da subprocuradora-geral Lindôra Araújo, aliada de Aras, a Curitiba, em junho.

Lindôra esteve na capital paranaense para tentar obter dados das investigações da Lava Jato. O caso resultou numa reclamação formal da força-tarefa à corregedoria do MPF. Depois disso, a PGR recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) para ter acesso às informações sob a argumentação de que a força-tarefa poderia estar investigando políticos com foro privilegiado, o que é proibido. A Lava Jato diz que isso nunca ocorreu.

Mas em 9 de julho o presidente do STF, Dias Toffoli, acatou o pedido e mandou a Lava Jato abrir suas informações para a PGR. Desde a semana passada, uma equipe de técnicos da Procuradoria-Geral da República está em Curitiba para copiar todos os dados da Lava Jato – inclusive os sigilosos.

Procuradores da Lava Jato veem uma atuação política da PGR na ofensiva em busca de dados de investigações contra a corrupção. Na terça-feira (28), essa percepção foi reforçada pela declaração de Augusto Aras de que a Lava Jato é uma "caixa de segredos" para justificar o acesso da PGR aos dados das investigações. Aras falou isso numa entrevista a advogados do grupo Prerrogativas – profundamente crítico ao trabalho da Lava Jato.

Integrantes da Lava Jato também apontam para uma atuação política da PGR em outra atitude da subprocuradora Lindôra Araújo. Recentemente, ela pediu aos Ministérios Públicos que enviassem dados de investigações de governadores à PGR.

Segundo os procuradores, o pedido não é ilegal, mas chamou a atenção o fato de Lindôra ter requisitado informações apenas envolvendo governadores e não outros políticos com prerrogativa de foro. Dentre os dados solicitados estão de investigações contra os governadores João Doria (PSDB-SP) e Wilson Witzel (PSC-RJ), adversários políticos do presidente Jair Bolsonaro. Na PGR, Lindôra é vista como uma das subprocuradores mais “bolsonarista”.

Possível conflito entre o procurador do caso e Brasília

Os procuradores ouvidos pela Gazeta do Povo também ressaltam que, com uma eventual criação da Unac, é preciso ter uma preocupação com a manutenção do princípio do promotor natural – ou seja, daquele membro do MPF responsável, de acordo com a lei, pela condução das investigações. Segundo eles, os procuradores que pedirem auxílio para investigações complexas não podem ficar reféns das decisões da unidade central.

“Tem que ter um mecanismo de solução de controvérsias entre promotor natural e a Unac”, alerta um procurador. Para ele, também é importante definir se a unidade vai apenas prestar apoio ao promotor original do caso ou afastar o promotor natural e atuar como titular do caso.

Um dos procuradores ressalta ainda que, para trazer mais segurança jurídica, o ideal seria que a Unac fosse criada através de um projeto de lei aprovado no Congresso e não apenas através de uma resolução do CSMP. Essa ideia já havia sido cogitada durante o mandato de Rodrigo Janot à frente da PGR, mas não avançou.

Criação da Unac é vista como tentativa de enfraquecer a Lava Jato

A iniciativa da PGR de criar a Unac e substituir as forças-tarefas é vista por membros do MPF como uma tentativa de enfraquecer a Lava Jato.

Recentemente, a PGR passou a não autorizar a cessão de procuradores para forças-tarefas em andamento. E afirmou que o modelo de forças-tarefas está esgotado, é desagregador e incompatível com a instituição.

A manifestação foi assinada pelo vice-procurador-geral, Humberto Jacques, no final de junho, ao rejeitar a prorrogação do empréstimo de dois procuradores com dedicação exclusiva para trabalhar na força-tarefa da Operação Greenfield – que teria sido "asfixiada" pela PGR como um efeito colateral do cerco à Lava Jato.

A Greenfield investiga desvios de recursos de fundos de pensão e já ressarciu mais R$ 11 bilhões aos cofres públicos. A força-tarefa já teve cinco procuradores dedicados exclusivamente às investigações, mas agora conta apenas com o titular do caso, Anselmo Lopes, e com o apoio de outros procuradores, que acumulam funções.

Em São Paulo, três procuradores da força-tarefa da Lava Jato também perderam a dedicação exclusiva à operação. O mesmo ocorreu com um procurador da força-tarefa do Paraná.

Para um integrante da Lava Jato em Curitiba, há uma tentativa de enfraquecer a força-tarefa por motivações políticas. Para ele, a intenção é “desmontar” a Lava Jato porque ela “dá força para o [Sergio] Moro”, já que o nome do ex-ministro está fortemente ligado à operação contra a corrupção, da qual ele foi juiz. Segundo esse procurador, há um grupo político que “não quer que o nome da Lava Jato seja carregado para as próximas eleições”. Moro é cotado para concorrer ao Planalto em 2022.

Com ajustes, proposta pode ser positiva

Apesar das críticas ao anteprojeto da Unac, os procuradores do MPF ouvidos pela Gazeta do Povo avaliam que a proposta poderia ser positiva e significaria uma evolução no combate à corrupção no Brasil se fossem feitas modificações.

Essas mudanças teriam de tirar o poder do procurador-geral da República sobre o órgão, assegurar a proteção dos dados das investigações e dirimir os possíveis conflitos entre o procurador natural do caso e a Unac.

Se essas alterações forem feitas, dizem os procuradores, a Unac pode ser uma boa iniciativa. Entre as vantagens da proposta estão o fortalecimento da ideia de especialização dos investigadores, a unificação de uma base de dados das investigações de todo o país, além da possibilidade de prover estrutura necessária para atuação do MPF em casos grandes de corrupção, com desdobramentos em várias jurisdições.

Um procurador usou como exemplo um caso investigado pela Lava Jato envolvendo o Ministério do Planejamento, que acabou sendo desmembrado para São Paulo por uma decisão do STF. Os procuradores em Curitiba já tinham conhecimento do tema e estavam com as investigações avançadas, mas o caso levou cerca de um ano para ter um desdobramento depois de ser desmembrado, até que a equipe de São Paulo pudesse tomar conhecimento dos detalhes.

Com a atuação da Unac, o desmembramento não seria um problema, já que os mesmos procuradores da unidade poderiam ser chamados a atuar no caso em outro estado, auxiliando o procurador de São Paulo.

34 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 34 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • K

    Klaus

    ± 0 minutos

    Antes de quaisquer precipitações sobre o que vem ocorrendo na esfera da PGR, sugiro fortemente que assistam a este vídeo-dossiê do Kim Paim. Muito bem compilado e amplos detalhes. Tem muita gente fazendo análise superficial e não entendendo o que está ocorrendo. Dossiê: LAVAJATISMO - O que ARAS fez? Enfim se Revelou? - A maior TRAMA de PODER da República - no Youtube, canal do Kim Paim.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo roberto costa da silva

    ± 2 horas

    Está visto que o PGR quer exercer uma fiscalização severa e contra a independência da Lavajato, isto suscita as suspeitas de que o PGR pode interferir em investigações de bandidos políticos. Não fosse assim, ele não teria se reunido com os advogados da Dilma e o Kakai , ambos habituados a defender bandidos. Vai ficar mal para o Presidente que o escolheu.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Cético

    ± 17 horas

    Essa excrescencia tem como única finalidade impedir o andamento de investigações, pois fere o princípio do promotor natural. O início do fim pois o mecanismo reage

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Carlos Alberto da Silva Lopes

    ± 20 horas

    Esse procurador é petista. E como não existe procurador petistas eu diria que ele é apenas petista. A quadrilha tá salva.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    ± 21 horas

    O Brasil jamais será um país desenvolvido e civilizado se não houver um combate firme à CORRUPÇÃO que grassa nos três poderes da República.Temos que sempre apoiar pessoas que defendem a PRISÃO(SEGUNDA INSTÂNCIA),o fim do FORO PRIVILEGIADO,a LAVA TOGA.Pergunto às pessoas que realmente querem um BRASIL MELHOR:Jair Bolsonaro e sua família defendem essas pautas?A sua base aliada,principalmente o CENTRÃO,dará votos para essas pautas? Estas são as perguntas que devem ser respondidas,não importa o seu fanatismo ou não.Pensem bem, reflitam muito. NOSSA PRINCIPAL PAUTA é o fim da corrupção sistêmica,que impede o crescimento desta Nação.Não há tributos suficientes para alimentar essa corja.COMPF?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Antônio Carlos Portela Leôncio

    ± 22 horas

    Não vejo como vocês podem associar os acontecimento da PGR e Lava Jato a Moro e o Presidente , Moro tinha que mostrar quem era ele no cargo que recebeu como Ministro, o cara é zero a esquerda ,foi como Ministro e também na Lava Jato ,mandou prender políticos e a maioria já está solto,principalmente o chefe maior LuLa, significa o que ? Não tem capacidade de nada , quer ser presidente? Sem chance.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • F

      Freitas

      ± 21 horas

      "Temos que sempre apoiar pessoas que defendem a PRISÃO(SEGUNDA INSTÂNCIA),o fim do FORO PRIVILEGIADO,a LAVA TOGA.Pergunto às pessoas que realmente querem um BRASIL MELHOR:Jair Bolsonaro e sua família defendem essas pautas?A sua base aliada,principalmente o CENTRÃO,dará votos para essas pautas? Estas são as perguntas que devem ser respondidas,não importa o seu fanatismo ou não.Pensem bem, reflitam muito. NOSSA PRINCIPAL PAUTA é o fim da corrupção sistêmica,que impede o crescimento desta Nação.Não há tributos suficientes para alimentar essa corja.COMPF?"

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • F

      Freitas

      ± 21 horas

      Sim, os que Moro prendeu estão soltos graças à "incapacidade" de Moro. Você não tem vergonha na cara, Leôncio? Qual juiz ousou enfrentar os maiores corruptos da História do Brasil? Sinto náuseas de pessoas do seu naipe. Quem sentou no colo de Bob Jefferson & Quadrilha, traindo os seus eleitores? Quem disse que acabaria com a p.taria e agora está se reunindo com os chefes do p.teiro? Por que Bolsonaro se cala a respeito da SEGUNDA INSTÂNCIA? DO FIM DO FORO PRIVILEGIADO? Quem é o honesto, cara?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Doarcy Junior

    ± 22 horas

    combate a corrupção ... é só eliminar os lobistas e os políticos de carreira sem diploma ... sem falar nos coronéis que mandam no Brasil

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Jêniodarassa!

    ± 22 horas

    Eu só gostaria de sabe onde estão aqueles e aqueles rostinhos lindinhos, a turminha da direita, que se maquiava e se perfumava para ir atrás da puxada do MBL e VemPraRUa. Caladinhos! Sumiram! Foram abduzidos! Devem estar todos contentes e satisfeitos, com a geladeira cheia e o porta-malas cheio de sacola de compra em shopping e mercados. Não aparecem mais em carne e osso, mas na internet aterrorizam a democracia com seus perfis odiosos. Saudades do PT, que equipou a Polícia Federal, após o FHC sucateá-la.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • F

      Freitas

      ± 21 horas

      Saudades do PT? Aquele que desviou bilhões das estatais e arrombou os fundos de pensão dos trabalhadores? Você deve estar louco. Nem PT nem JB. Duas desgraças.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Carvalhaes

    ± 22 horas

    O que se percebe é uma autêntica disputa de poder! Mais vazamentos do que se viu no passado recente na “Lava Jato “, dificilmente se terá!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    Willian Cardoso de Souza Jesus

    ± 23 horas

    TERRÍVEL!! Esse adjetivo resumo essa ideia. Isso será a DESTRUIÇÃO do combate à corrupção no Brasil, caso se concretize. O Procurador em questão está coberto de razão ao afirmar que "O Diabo mora nos detalhes". E o detalhe principal para se afirmar que esse órgão pode politizar o combate à corrupção e fazer disso um jogo de interesses, e não uma busca pela justiça, é exatamente o fato de se dar plenos poderes ao PGR, para fazer as nomeações daqueles que irão coordenar os trabalhos. E quem nomeia o PGR?? O PRESIDENTE. Portanto, basta ter no poder um Presidente que quer manter o sistema corrupto, nomeando um Procurador conivente, e FIM. O Aras é, sem dúvida, UM DOS MAIORES ERROS DO BOLSONARO.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • W

      Willian Cardoso de Souza Jesus

      ± 21 horas

      Bundalelê!: A esquerda realmente não se resume ao PT. Mas o resto dela é TÃO RUIM QUANTO. PSOL, PDT, PC do B, etc. Todos membros do FORO DE SP, uma organização latina supranacional que pretende implementar uma hegemonia política, cultural e social da esquerda no continente, tendo como um de seus membros nada menos que as FARC. Os valores da esquerda são ABOMINÁVEIS e IMORAIS e a maioria dos brasileiros sabe disso. É por isso que, apesar de tudo, o Bolsonaro ainda é mais popular que qualquer esquerdista.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • J

      Jêniodarassa!

      ± 22 horas

      Bolsonaro foi o maior erro do eleitorado brasileiro! O povo delira ao achar que um homem como este tem condições mínimas para governar o país. O povão não cai na real, nem depois de 1 ano e 7 meses. O trauma das notícias da Lavajato, todos os dias às 20:15, deixou um legado ao povo do Brasil, que é a aversão às esquerdadas, como se a esquerda se limitasse ao PT. Nao insista com o Bozo, porque este cidadão não vai conseguir trazer o Brasil a um bom termo. Esqueça. O currículo do homem é uma página em branco, com manchas de sangue e fezes.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    Giovanni Rosa da Silva

    ± 23 horas

    Obrigado Bolsonaro e seus escravos por destruir o futuro do nosso país.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • pradojoseeduardo@gmail.com

      ± 21 horas

      As vezes perdoamos os burros, mas, safados não, quem destruiu o Brasil foram os governos petistas corruptos e ladrões seu *******.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    APJr

    ± 1 dias

    Melhor mesmo é que as coisas fiquem como estão. A criação dessa tal Unac não parece uma boa coisa. Se sempre funcionou muito bem, por que mexer ?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    AMAURI

    ± 1 dias

    "Obrigado" Bozo, pelo Aras e ARARAS.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    ± 1 dias

    Quem está a favor da prisão (SEGUNDA INSTÂNCIA? Quem é favorável ao fim do foro privilegiado? Quem é a favor de uma Lava Togas? Quem defende essas pautas? Respondam a esses questionamentos e saberão quem é a favor de um Brasil decente, transparente, que nos oferecerá benefícios em troca dos tributos que pagamos. Hoje, é muito fácil saber quem é quem, mas o fanatismo cega.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • E

      Elis Moraes

      ± 1 dias

      Ndjjddir

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • W

      Wander Leite

      ± 1 dias

      Temos que acabar ainda com a escolha de membros do Judiciário e do MP pelo Presidente da República.....assim acaba a politicagem.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    Wander Leite

    ± 1 dias

    Olha como é o ser humano, numa semana Jesus recebido com festa, na outra, crucificado...há milênios o ser humano é assim, um dia bate palmas, no outro quer a morte... Quando a Lava Jato acabou detonou o esquema do PT, todos aplaudiram, exceto, políticos com rabo preso. Entrou o PR (político desde 90), escolheu um PGR com fidelidade partidária e que atua como AGU, não há mais credibilidade ao valoroso trabalho da LAVA JATO.... Brasil de sempre, pessoas de sempre, política de sempre... bandido tem direitos, honestos não.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    ± 1 dias

    "O silêncio dos filhos de Jair Bolsonaro e de deputados aliados no Congresso sobre as declarações de Augusto Aras contra a Lava Jato é ensurdecedor. Tão ativos nas redes sociais em defesa das “pautas do Brasil”, o senador Flávio, o deputado Eduardo e o vereador Carlos não escreveram, até agora, nadinha sobre a participação do procurador-geral da República em live, ontem à noite, com advogados lulistas e transmitida pela TVPT."

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    CESAR CAVALLI SABBAGA

    ± 1 dias

    Aras diz que é necessário acabar com o "lavajatismo". LAVAJATISMO? Ao usar este termo pejorativo, deixa claro que o objetivo é denegrir tudo o que Lavajato fez contra a corrupção institucionalizada. Lamentável. Repete-se no Brasil o que aconteceu com a operação Mãos Limpas na Itália.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • W

      Willian Cardoso de Souza Jesus

      ± 23 horas

      E a culpa disso é do SALAFRÁRIO do Flávio Bolsonaro! Esse cara colocou o próprio pai na berlinda (afinal, até o momento não há NADA que dê a entender que o Presidente esteja envolvido em qualquer esquema de corrupção, mas sim, blindando o 01), e consequentemente JOGOU NO LIXO o bem sucedido combate à corrupção que foi instaurado, através da Lava Jato. Por mais que eu fique com raiva do Bolsonaro proteger o filho dele e nos ferrar, eu compreendo, pq NADA pode ser pior pra um pai do que "entregar o próprio filho de bandeja". Por mais justo que seja...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • I

    Intruso

    ± 1 dias

    Certamente q o objetivo é evitar q autoridades ganhem fama usando o cargo que ocupam, q alias está se tornando moda, nas instituições..

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    João Mauricio

    ± 1 dias

    Este governo já deu provas suficientes que não está combatendo a corrupção, e não está fazendo nenhum movimento para isso. Bolsonaro nomeou um Procurador que já havia se manifestado publicamente contra a lava-jato. Bolsonaro o fez de propósito. Isto sim é estelionato eleitoral.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    ± 1 dias

    "Grupo que organizou live com Aras tem Toron, Kakay e defensores do “Lula Livre”."

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • H

    Heinz Egon Landgraf

    ± 1 dias

    Mais um diversionismo, um jogo de cena, para camuflar o esforço desesperado de minar as operações anti-corrupção e blindar políticos e juízes bandidos. Hoje sabemos que havia três quadrilhas de criminosos dominando a cúpula de cada um dos três poderes. O impeachment da Dilma extirpou a quadrilha do Planalto; as eleições de 2018 fizeram diminuir mas não acabar a quadrilha do Congresso; já a do STF parece intocável, segue firme e forte, mandando e desmandando.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • J

      Jêniodarassa!

      ± 22 horas

      Tolinho! Bobinho! Nossa, como tem gente que acredita nesta conversa! O papo no andar de cima é outro! O povão só é assunto 1 anos antes das eleições! As conversas tratam de contratos, quem é amigo de quem, quem tem informação de quem, tudo no boca-a-boca. A ladroagem tá no DNA das cúpulas de governo e do judiciário em todas as esferas dos Três Poderes. A imagem que passam faz a diferença. Tanto isto é verdade que temos diversos saphados eleitos e reeleitos, como em um ciclo lunar. Você é trouxa, acorde. Ladrões tem aos berros e aos montes. É só o que tem. Honesto não existe; é só malandro.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • P

      PAULO 1950

      ± 23 horas

      A maior corrupção está hoje dentro do Palacio do Planalto, com a familicia. Que tem rachadinhas, fake news e compra do Centrao.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    MIchel Lima

    ± 1 dias

    Alguém, além dos acusados e processados, acha que precisa mexer na lava-jato?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]