• Carregando...

- Voto impresso ou urna eletrônica como é hoje? Desde 1996, nunca foi provada qualquer adulteração das escolhas feitas pelos eleitores, mas especialistas falam em possíveis fragilidades.

*) A urna eletrônica é adotada nas eleições no Brasil desde o ano de 1996. De lá pra cá, nunca foi comprovada qualquer fraude no processo eleitoral.

Também não houve grandes contestações ao longo dos anos. Ou, pelo menos, não tão significativas como agora. Até porque elas partem principalmente do presidente da República, algo que nunca havia acontecido.

Segurança da urna eletrônica e voto impresso

De qualquer maneira, o tema está quente. Até porque há no Congresso uma PEC que tenta implementar o voto impresso no Brasil. Seria, segundo seus defensores, uma forma a mais de garantir transparência ao processo eleitoral.

Já os críticos da ideia, que incluem o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Luís Roberto Barroso, garantem que o processo hoje é seguro e, inclusive, auditável.

Este episódio do podcast faz uma série de perguntas e respostas sobre a urna eletrônica e fala sobre os pedidos de voto impresso no Brasil. O Renan Ramalho, repórter da Gazeta do Povo em Brasília, ouviu especialistas sobre a segurança das urnas para uma reportagem que está publicada na Gazeta. É ele o convidado deste episódio do 15 Minutos.

***
O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda. O programa é publicado no Spotify, Google Podcast, Deezer e no iTunes.

***
Ficha técnica: ‘15 minutos’, podcast de notícias da Gazeta do Povo #Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Maria Eduarda Scroccaro montagem: Leonardo Bechtloff; estratégia de distribuição: Marcus Ayres.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]