• Carregando...

A vacina chinesa Coronavac, que está sendo testada em São Paulo, é a mais segura entre as que estão na fase final de testes no mundo inteiro.

Entenda com a gente o que isso significa para o combate ao coronavírus

Por que a vacina chinesa é a mais confiável entre as que estão em fase final de testes?

O Instituto Butantã, que está conduzindo os testes da Coronavac no Brasil, informou que o imunizante é o mais seguro entre os que têm sido testados. Os dados vêm do acompanhamento dos 9 mil voluntários já vacinados aqui no país.

No monitoramento feito após sete dias da aplicação, houve apenas efeitos colaterais leves, como dor no local e dor de cabeça. Não houve registros de eventos adversos graves nem febre alta. Enquanto em outras vacinas a incidência de eventos adversos é no mínimo de 70%, na coronavac é de 35%.

Embora seja segura, isso ainda não comprova a eficácia do imunizante. Os dados devem sair somente no fim do ano, após revisão da Anvisa. Enquanto isso, o Butantã tenta aumentar para 13 mil o número de voluntários a serem testados.

O presidente Jair Bolsonaro tem criticado a vacina chinesa, alegando que ela é mais cara que a testada pelo governo federal.

No entanto, o Ministério da Saúde anunciou que irá incorporar a vacina chinesa no calendário nacional, com expectativas de poder começar a vacinação em janeiro. Até então, apenas a vacina de Oxford aparecia no calendário do Ministério, com previsão para abril do ano que vem.

Conteúdo editado por:Jenifer Ribeiro dos Santos
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]