i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Covid-19

Vacina para todos os brasileiros? O que dizem governo federal, estados e rede privada

  • 04/12/2020 11:24
vacina-covid-19
Expectativa para imunização aumenta com a comprovação de eficácia da vacina contra a Covid-19.| Foto: Bigstock

O Ministério da Saúde anunciou nesta semana como será a campanha nacional de imunização contra a Covid-19. Ficou claro que, pelo plano do governo, não haverá vacina para todos os brasileiros em 2021.

Paralelamente, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB) anunciou que pode adotar uma campanha própria para imunizar os paulistas no ano que vem. Ações de outros governo estaduais sugerem que mais unidades da federação podem adotar um plano de complementação da campanha de vacinação do governo federal para garantir que mais habitantes de seus estados sejam imunizados.

Já as clínicas privadas de vacinação passam por um cenário de incertezas quanto à possibilidade de ofertar a imunização contra o coronavírus. A rede particular acredita que, na melhor das hipóteses, só terá vacinas a partir do segundo semestre de 2021. E que talvez não venha a ofertar imunização no ano que vem.

Quantas pessoas serão vacinadas pela campanha nacional de imunização?

A campanha nacional de vacinação anunciada pelo governo federal começa em março e é dividida em quatro fases, que contemplam os grupos de risco. O resto da população possivelmente não terá acesso a vacina em 2021.

Os grupos de risco definidos pelo governo são os seguintes: trabalhadores da saúde; população idosa a partir dos 75 anos de idade; pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência (como asilos e instituições psiquiátricas); população indígena; pessoas de 60 a 74 anos; pessoas com comorbidades que apresentam maior chance para agravamento da doença (como portadores de doenças renais crônicas e cardiovasculares); professores; policiais; bombeiros; funcionários do sistema prisional; e presidiários. O restante da população só será vacinado se sobrarem doses após todas as etapas.

O Ministério da Saúde afirmou que 142,9 milhões de doses de vacinas estão garantidas, através de acordos com a Fiocruz/AstraZeneca (100,4 milhões) e a Covax Facility (42,5 milhões).

Como a previsão é de imunização em duas doses, cerca de 71 milhões de pessoas devem ser vacinadas. Como o Brasil tem cerca de 210 milhões de habitantes, a vacinação não chegará nem a metade da população caso o governo não feche novos acordos. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que de 60% a 70% da população de um país tenha de ser imunizada para que a pandemia acabe.

O governo federal, contudo, tenta negociar desde o mês passado a aquisição de doses com os laboratórios Pfizer/BioNTech, Moderna, Bharat Biotech (vacina covaxin) e Instituto Gamaleya (vacina sputinik V). Atualmente dez vacinas estão na fase final de testes. No Reino Unido,  Pfizer foi a primeira a receber autorização devido a comprovação de eficácia.

Governadores querem garantir vacinas para os estados

Alguns estados avaliam a possibilidade complementar o plano nacional de imunização.

Na quinta-feira (3), sem especificar detalhes, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmou que pode adotar um plano estadual para garantir a vacinação de toda a população paulista. Isso seria feito com a vacina coronavac, desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, vinculado ao governo de São Paulo. A expectativa de Doria é que as doses sejam aplicadas a partir de janeiro de 2021.

Doria afirmou, contudo, que a ideia do governo paulista é que a coronavac possa integrar o plano nacional de imunização contra a Covid-19 – embora defenda que a vacinação em março, como anunciado pelo governo federal, é muito tardia. O acordo paulista com o laboratório chinês garante pelo menos 46 milhões de doses – o que significa a imunização de 23 milhões de pessoas, já que a coronavac exige a aplicação de duas doses.

A coronavac, contudo, ainda não apresentou os resultados da fase 3 de testes e tampouco tem autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A expectativa é que a Anvisa receba o relatório com os resultados dos testes até 15 de dezembro.

Outros governos estaduais também já fizeram movimentações que sugerem que podem complementar o plano nacional para garantir a vacina para mais pessoas nos estados.

O governo do Paraná desde agosto tem uma reserva orçamentária de R$ 200 milhões para a compra de vacinas. O estado trabalha em parceria com a China para a realização de testes e da produção do imunizante, por meio do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar). E, também negocia a compra da vacina russa.

Mas, procurado pela Gazeta do Povo para saber se o estado vai comprar vacinas por conta própria, a resposta do governo foi incerta. "Primeiramente, vai depender dos registros de vacina que serão aprovados, isso irá determinar muita coisa. Não tem como fazer um planejamento em cima de dados que ainda não são concretos", aponta o diretor geral da Secretaria de Estado da Saúde, Nestor Werner Junior, em entrevista à Gazeta do Povo.

Já o governo da Bahia anunciou nesta semana a intenção de compra de 100 ultrafreezers com capacidade para armazenar as vacinas da Pfizer e da Moderna, que exigem temperaturas mais baixas que os demais imunizantes. As vacinas desses dois laboratórios, pelo menos até agora, não fazem parte do plano de vacinação do governo federal. Isso levantou a especulação de que a Bahia cogita a compra de imunizantes por conta própria.

Rede privada estima chegada da vacina na metade de 2021

Representantes de clínicas privadas de vacinação já declararam publicamente que não há uma data para que as clínicas particulares de vacinação tenham acesso a alguma vacina contra o coronavírus. Algumas clínicas acreditam que os imunizantes só estará disponíveis para a compra da população no segundo semestre de 2021. Mas há quem ache que talvez nem haja vacinação na rede privada no ano que vem.

“Podemos dizer que não terá vacina para o mercado privado em 2021. A gente concorda com lógica dos governos de que primeiro é preciso vacinar os grupos de risco. Já conversamos com a Pfizer, e ela nos disse que não há como abastecer o mercado privado. Estamos conversando com outros laboratórios para trazer a vacina ao Brasil”, afirmou o presidente da Associação Brasileira das Clínicas de Vacinas (Abcvac), Geraldo Barbosa, em entrevista à Revista Exame.

Entre as dificuldades para adquirir o imunizante, está a capacidade de produção dos laboratórios e farmacêuticas e também a possível indisponibilidade de insumos, como seringas. Além disso, os laboratórios estão priorizando a venda para os governos e não para a rede privada.

Senado aprova projeto que prevê vacina para todos 

O governo federal poderá vir a ser obrigado a fornecer vacina contra a Covid-19 para todos os brasileiros, embora o plano nacional de imunização não preveja isso.

O Senado aprovou na quinta-feira (3) um projeto de lei que estabelece regras para a distribuição da vacina contra a Covid-19. Dentre os dispositivos aprovados, está a garantia de que todos os brasileiros tenham o direito à vacinação. A proposta, de autoria do senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE), precisa da aprovação da Câmara e da sanção presidencial para virar lei.

Na sessão em que o projeto foi aprovado, os senadores criticaram a previsão do governo de começar a vacinaão apenas em março.

“Falar em vacina a partir de março chega a soar irresponsável. Quantas pessoas perderemos até março? Não creio que possamos admitir essa morosidade, essa leniência”, disse o senador Alvaro Dias (Podemos-PR) durante a aprovação da Medida Provisória 994/2020, que também foi votada na mesma sessão. A MP garante quase R$ 2 bilhões para a produção e aquisição do imunizante desenvolvido pela AstraZeneca e em parceria com a Universidade de Oxford.

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) ressaltou que a coronavac não deve ser descartada pelo governo por “picuinha”. Randolfe se referia a “guerra da vacina” entre Doria e o presidente Jair Bolsonaro.

STF julga obrigatoriedade da vacinação

Em meio à polêmica sobre a data de começo da vacinação e ao número de brasileiros que serão imunizados, o Supremo Tribunal Federal (STF) julgará em breve duas ações sobre a obrigatoriedade da vacinação contra a Covid-19.

Os ministros irão julgar ações protocoladas pelo PDT e PTB. O PDT pede que estados e municípios possam decidir se implementam a imunização obrigatória. Já o PTB quer que a obrigatoriedade seja considerada inconstitucional.

Em fevereiro, o presidente Jair Bolsonaro sancionou a Lei 13.979/2020, que a possibilidade das autoridades de saúde decretarem a vacinação compulsória.

Também tramitam na Corte outras duas ações que pretendem fazer com que o governo se comprometa a adquirir todas as vacinas contra Covid-19 aprovadas pela Anvisa.

44 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 44 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • M

    Marcus Pinheiro Machado

    ± 0 minutos

    NÃO ESTÃO NEM AÍ

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • E

      Eduardo Prestes

      ± 10 horas

      Milhões já estão imunizados naturalmente, por terem pego a doença. O COVID é praticamente inofensivo aos jovens. Deixa pegar e em breve nem será assim urgente a vacina. Conheço dezenas de pessoas que tiveram COVID, inclusive familiares, foi como gripe mesmo. Cautela é sempre bom, .mas não há .motivo para histeria e medidas radicais.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      1 Respostas
      • F

        Francisco Krupa

        ± 3 horas

        Quanta besteira pra uma pessoa só

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

    • E

      Eduardo Prestes

      ± 10 horas

      Milhões já estão imunizados naturalmente, por terem pego a doença. O COVID é praticamente inofensivo aos jovens. Deixa pegar e em breve nem será assim urgente a vacina. Conheço dezenas de pessoas que tiveram COVID, inclusive familiares, foi como gripe mesmo. Cautela é sempre bom, .mas não há .motivo para histeria e medidas radicais.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • M

        Marcelo

        ± 17 horas

        Não vou tomar e ponto! Não fiz 6 anos de faculdade de medicina pra virar cobaia de vacina. Nenhuma vacina tem estabelecida o seu tempo de imunização. E se a imunização da Pfizer acabar em 6 meses? Vamos ficar comprando e vacinando todos de 6/6 meses? E de 6/6 meses vamos confinar todos até às equipes vacinarem todos? Quantos brasileiros morreram de gripe este ano? Ninguém sabe....virou tudo morte de covid.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        3 Respostas
        • D

          Dan

          ± 14 horas

          Concordo plenamente, a galera é tão alienada que acredita em tudo que ouve, ainda mais vindo de órgãos da saúde, a Pfizer vale dar uma pesquisada pra ver o que ela já pagou de multa milionária por violações nos seus medicamentos e até mesmo condutas criminosas no marketing /publicidade da empresa... A Pfizer vai vender pro mundo todo sua super tecnologia, vão vendo... Ela é tão rápida na produção das doses que vendeu milhões de doses já pra vários países, talvez seja pq essas doses já estão prontas até mesmo antes da pandemia... OPEN YOUR MINDS

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

        • F

          Freitas

          ± 14 horas

          Formado em Medicina? Só se for em um HOSPÍCIO. Mentalidade tacanha. Se você fosse um Veterinário, seria um perigo para os animais, cara.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

        • R

          Rubens Farias

          ± 15 horas

          A sua faculdade de medicina deve ter sido na Bolívia para ter essa mentalidade.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

      • F

        Francisco Krupa

        ± 17 horas

        Os presidiários terem preferência na vacina perante pessoas de bem? Esse governo federal é uma piada. Mas 2022 é logo ali

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        1 Respostas
        • L

          Luiz

          ± 15 horas

          Bolsonaro presidente em 2022. Pode contar com meu voto

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

      • M

        Marlon Nadal

        ± 19 horas

        Vacinação, desde que não seja com a "vaCHINA", pois esse País, comandado por um governo genocida, não tem tecnologia e, tampouco, "know-how" para produzir vacinas eficientes.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        3 Respostas
        • R

          Rubens Farias

          ± 17 horas

          Márlon como você é desinformado. O único país do mundo que sozinho consegue por um foguete em órbita, produz satélites de uma geração e muito mais . Sai do panfleto da igreja, leia mais.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

        • R

          Rogerio

          ± 19 horas

          A China não tem tecnologia? Kkkkkkkkkkkkkkkkkk Kkkkkkkkkkkkkkkkkk Kkkkkkkkkkkkkkkkkk Kkkkkkkkkkkkkkkkkk E mais um pouco Kkkkkkkkkkkkkkkkkk

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

        • F

          Felipe Gustavo Morais da Silva

          ± 19 horas

          Quem está fabricando as vacinas são indústrias farmacêuticas, não governos. Isso no mundo todo.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

      • M

        MARTINI

        ± 19 horas

        Parabéns Paraná, por ter uma autoridade pública como o diretor geral da Secretária de Estado da Saúde. Inspira confiança no meio de tanta politicagem com vacinas, entre autoridades que pouco se importam com seus cidadãos.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • R

          Rubens Farias

          ± 20 horas

          Essa mensagem é só para quem usa feijão só na feijoada e não para curar covid, ok! Imaginem que a população ativa é aquela que vai dos 25 aos 65 anos, essa faixa etária trabalha e paga impostos, aí vem esse governo de "genios" e diz que essa faixa etária que vai dos 25 aos 59 só será vacinada quem sabe daqui um ano ou mais. Pensem!

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • J

            Ju Costa

            ± 21 horas

            Podem ficar com a minha dose

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            6 Respostas
            • R

              Rubens Farias

              ± 15 horas

              Marcelo: se informe antes de falar bobagens, as vacinas todas Usam tecnologia mais do que testadas, já estão sendo testadas desde o início do ano, faltando apenas a aprovação dos órgãos reguladores, ou você acha que a Inglaterra liberaria uma vacina que não fosse segura?

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

            • R

              Rubens Farias

              ± 17 horas

              Nm: anonimato é coisa de quem não tem caráter para assumir suas opiniões, então não sou louco de passar meu dados pessoais, amanhã aparece um monte de contas na minha porta.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

            • M

              Marcelo

              ± 17 horas

              Tbm não tomo. Nem minha família toma. Não sou anti vacina, mas tbm não sou bobo. Sejam vocês os cobaias.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

            • N

              Nm

              ± 19 horas

              Rubens Farias: pode ficar com a minha tambem me passa teu cpf e rg para fazera procuração.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

            • R

              Rubens Farias

              ± 20 horas

              Aliás tem um picareta vendendo feijão milagroso que cura qualquer doença e bem baratinho só 1000 reais. Você deve ser dessa turma.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

            • R

              Rubens Farias

              ± 20 horas

              Passa no cartório e faz isso oficialmente.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

          • E

            eraldo oliveira rebelo

            ± 21 horas

            O Governo Federal reluta em vacinar a população com a vacina chinesa, a mesma vacina que o governador de Sp, João Dória está adquirindo. Temos aí, ao meu ver uma briga política, pois em mais de uma ocasião o presidente chamou essa vacina de vacina do Dória. Pois bem, já que o governo federal não quer dar o braço a torcer e adquiria a vacina chinesa, porque então não se prepara para a aquisição da vacina inglesa pfeiser, essa que já foi aprovada e que precisa dos super refrigeradores para armazenamento? A desculpa que não possuímos estrutura para essa vacina não cola, visto que outros países da América latina, já estão se organizando para sua compra. Ou seja, estamos ficando para trás.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            2 Respostas
            • L

              Luiz

              ± 15 horas

              Se informe melhor. O governo já está providenciando a compra e a compra da de Oxford que vai ser fabricada pela Fiocruz

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

            • N

              Nm

              ± 19 horas

              há poucos dias Alexandre Garcia noticiou que o Instituto Butantã não entregou a Anvisa o resultado dos testes efetuados na segunda e terceira faze. Pergunto o que há de errado com os testes? porque ainda não foram divulgados? Se os Resultados fossem bons, Doria iria divulgar aos quatro ventos, mas nada foi dito, PORQUE?

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

          • F

            Freitas

            ± 21 horas

            OS FANATIZADOS VÃO TOMAR A VACINA CHINESA PATROCINADA POR JAIR BOLSONARO? >>> "O site oficial da Anvisa publicou nesta sexta-feira (4) o seguinte: “Na próxima semana (7 a 11/12), a equipe de inspetores da Agência irá realizar o processo de inspeção na Wuxi Biologics Co. (produtora dos insumos utilizados pela Fiocruz Bio-Manguinhos na produção da vacina da AstraZeneca)”. Os insumos da vacina da AstraZeneca, aposta do governo federal, portanto, também são fabricados na China." >> > A LÍNGUA É O CHICOTE DA BUNDA.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            5 Respostas
            • F

              Freitas

              ± 14 horas

              Luiz: Raciocínio lógico não é o seu forte. A ÍNDIA IMPORTA 70% DA CHINA. Quanto de insumo sobra na CHINA? Você sabe? Lógico que não. Então não deduza nada sem ter os dados para fechar a equação. A CHINA NÃO EXPORTA TODA A SUA PRODUÇÃO DE INSUMOS. Assim sendo, a CHINA usa muito insumo para fabricar os seus remédios. ENTENDEU?

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

            • L

              Luiz

              ± 15 horas

              Freitas: Falou bem. A China exporta os ingredientes para a Índia. A Índia produz os medicamentos. Usando o exemplo do Martini, o Brasil exporta nióbio . Usando seu raciocínio raso então o Brasil está apto a fabricar um acelerador de partículas.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

            • F

              Freitas

              ± 20 horas

              MARTINI: >>>> A Índia importa cerca de 70% de seus ingredientes farmacêuticos ativos da China, onde o custo de produção dos materiais é mais baixo. >>> PORTANTO, A CHINA MANDA NO "PEDAÇO".

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

            • R

              Rubens Farias

              ± 20 horas

              Ferrari não é feita de ferro é de fibra de carbono ,que provavelmente é produzida na china.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

            • M

              MARTINI

              ± 20 horas

              O Brasil é exportador de ferro. Portanto, no raciocínio raso, está apto a produzir Ferraris...Não sei o que acontece com a Índia, maior exportadora mundial de insumos para medicamentos - até agora não conseguiu aprovar a sua vacina!

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

          • E

            Emerson

            ± 23 horas

            Em um país de líderes negacionistas vacina não teremos nem para o mínimo e imaginem vocês se teremos para todos e todas? Partiu fazer um plano funerário e contratar coveiros pois iremos precisar.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            2 Respostas
            • E

              Eduardo Prestes

              ± 10 horas

              Ninguém nega a existência do COVID, só não estamos com medinho histéricos, temos até preocupações mais importantes como trabalhar e garantir o sustento,

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

            • F

              Felipe Gustavo Morais da Silva

              ± 19 horas

              Fala aí então qual país já está vacinando a população.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

          • S

            Salo

            ± 23 horas

            Em países com governos responsáveis suas populações já estão sendo vacinadas.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            7 Respostas
            • L

              Luiz

              ± 15 horas

              Salo: O Brasil vai começar a vacinar a população antes do Canadá.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

            • S

              Salo

              ± 16 horas

              No Reino Unido as vavinas já chegaram terça feira inicia a vacinação da população, gratuitamente. Aqui nem encomenda, so projeto de quem vacinar antes. Mas, com que vacina? Hoje 19 pessoas em Curitiba morreram de covid, estando cada dia com maior número.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

            • F

              Freitas

              ± 17 horas

              Felipe Gustavo Morais da Silva: https://veja.abril.com.br/saude/os-paises-que-ja-comecaram-a-vacinar-contra-a-covid-19/

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

            • F

              Freitas

              ± 17 horas

              Felipe Gustavo Morais da Silva: Sem entrar no mérito da discussão, mas apenas para informar: >>> A Rússia começou a imunizar a população contra covid-19 nesta segunda-feira (30), antes da conclusão da fase 3 de testes da Sputnik V. O primeiro lote da vacina foi liberado para o Hospital Central de Domodedovo, em Moscou, de acordo com a Reuters.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

            • F

              Felipe Gustavo Morais da Silva

              ± 19 horas

              Fala aí então qual país já está vacinando a população.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

            • N

              Nm

              ± 19 horas

              Pelo que sei nenhum pais começou a vacinar... tem programação de aplicação da vacina.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

            • M

              MARTINI

              ± 20 horas

              Aonde você se informa? !

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

          • S

            Salo

            ± 23 horas

            Em países com governos responsáveis suas populações já estão sendo vacinadas.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            Fim dos comentários.