i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Imunização

Recém-iniciada, vacinação contra Covid-19 corre risco de parar em pouco tempo. Saiba por quê

  • PorEstadão Conteúdo
  • 19/01/2021 09:53
Vacinação contra Covid-19 corre risco de parar pouco depois de começar
Mulher recebe vacina contra a Covid-19 em São Paulo.| Foto: Governo de São Paulo/divulgação

As dificuldades na importação de doses e de insumos para produzir vacinas no Brasil são uma grande ameaça à recém-iniciada campanha de imunização contra a Covid-19. Para especialistas, há risco real de a vacinação contra o coronavírus ser interrompida em pouco tempo, por falta total de imunizantes.

O plano de imunização começou com apenas 6 milhões de doses da coronavac, importadas da China pelo Instituto Butantan. Outros dois milhões de doses da vacina de Oxford, produzidas na Índia, já deveriam ter chegado. Mas, depois de dois adiamentos, o governo desistiu de fixar nova data para receber as doses.

A quantidade de vacinas atualmente disponível não é suficiente nem mesmo para imunizar os profissionais de saúde, que somam cinco milhões de pessoas no Brasil. Para imunizar uma pessoa, são necessárias duas doses – ou seja, atualmente o Brasil vai conseguir imunizar 3 milhões de pessoas.

O Instituto Butantan já tem outros 4,8 milhões de doses em fase final de produção, mas aguarda nova autorização da Anvisa para uso emergencial. O pedido foi feito na segunda-feira (19). Ainda assim, a disponibilidade de doses no Brasil chega a apenas 10,8 milhões.

E o Butantan, por ora, não recebeu novas remessas do Insumo Farmacêutico Ativo, o princípio ativo da vacina, importado da China. "Temos um carregamento de matéria-prima pronto lá na China para ser despachado", afirmou o presidente do Butantan, Dimas Covas. "Estamos aguardando apenas a autorização do governo chinês para poder trazer e, assim, iniciar a segunda etapa de produção. Mas dependemos da matéria-prima para poder continuar esse processo." Segundo ele, o problema é de ordem burocrática.

O Butantan tem capacidade para fabricar um milhão de doses por dia. Mas, para isso, depende de insumos feitos pelo laboratório chinês Sinovac que, precisam ser importados. "A capacidade de produção foi atingida, mas precisamos dessa matéria-prima", disse Dimas Covas. A instituição estimar que ainda demore dez meses para ter capacidade de produzir a vacina sem depender de insumos importados. Uma nova fábrica do Butantan está em construção na zona oeste de São Paulo.

Dimas Covas não informou quantas doses poderão ser feitas com a matéria-prima que aguarda importação. Mas explicou que "mil litros [da matéria-prima] dão origem a um milhão de doses".

E a vacina de Oxford?

Já Fiocruz nem começou a sua produção da vacina de Oxford/AstraZeneca. O instituto ainda não recebeu nenhuma remessa dos insumos para produzir o imunizante. Embora seja vista como "vacina inglesa", o imunizante de Oxford também depende de insumos produzidos na China. Em nota, a instituição informou que a chegada dos insumos em janeiro ainda está dentro do calendário contratual. A Fiocruz pode produzir no Brasil até 1 milhõrs de doses por dia.

Por contrato, se a AstraZeneca não entregar o princípio ativo, deve fornecer as vacinas prontas. A farmacêutica diz que continua trabalhando na liberação dos lotes dos insumos de produção, na China.

Segundo o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, o governo chinês não está sendo célere na liberação da burocracia para a exportação das substâncias para a produção no Brasil do imunizante.

Sobre a importação de dois milhões de doses prontas do imunizante de Oxford, plano que o governo previa executar no fim de semana, Pazuello disse que ainda não havia recebido "resposta positiva" sobre a compra. Sem citar uma data, ele disse que teve "sinalização" de que o embarque vai se resolver nesta semana.

É importante começar a vacinação, mesmo com poucas doses

Especialistas concordam que foi muito importante ter começado a campanha de imunização contra o coronavírus, ainda que com poucas doses disponíveis.

"Certas estratégias não podem ser postergadas. Estamos no auge do número de novos casos e óbitos, qualquer estratégia com evidência científica deve ser implementada, mesmo que o ritmo da vacinação não seja o ideal", afirmou o chefe do setor de infectologia da Unesp, Alexandre Naime Barbosa. "Esse é o preço que estamos pagando pela falta de planejamento por parte do governo federal."

Especialistas destacam que o governo não levou adiante as negociações com a Pfizer e a Moderna para a compra de imunizantes. Lembram também que, num primeiro momento, o país não quis entrar no consórcio da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a compra de vacinas e, por fim, quando decidiu participar, foi com apenas 10% das doses. Segundo explicou o ex-ministro Luiz Henrique Mandetta, é uma tradição brasileira fazer esse tipo de compra em pool. É uma forma a ganhar preferência dos fabricantes.

"Isso tudo nos coloca numa condição extremamente fragilizada, sobretudo diante do aumento de demanda global para todas essas fábricas, como a da Índia, que estão com um cronograma altamente apertado em razão das próprias demandas internas e de outras externas", resume o virologista Flávio Guimarães, da UFMG.

"Mais do que nunca, vejo como alternativa a continuação do investimento brasileiro num imunizante nacional; temo que o fornecimento externo não vá oferecer a cobertura que precisamos" afirma Guimarães.

23 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 23 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • S

    salcutrim

    ± 1 horas

    O Brasil ficou nas maos da China e India, dois paises pobres que nao hornam contratos. Se tivesse feito acordo com os americanos e ate os russos, estariamos agora com as vacians como os outros paises. Enquanto o Brasil nao aprender a fazer suas parcerias com paises que cumprem seus contratos, vamos ficar assim. Os paises ricos nenhum deles ficou dependendo desses paises em desenvolvimento. Todos eles fizeram acordo com a Pfizer e a Moderna. Israel ja vacinou grande parte da sua população. Os paises europeus todos fizeram acordo com Pfizer e Moderna. O Brasil ficou na dependencia da India e da China. Estamos lascados.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • O

      ORLANDO ABRAO KALIL

      ± 13 horas

      Esse comentário foi removido pelo usuário

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • F

        Freitas

        ± 13 horas

        URGENTE - "A Fiocruz enviou ao Ministério Público Federal um ofício em que informa o adiamento, de fevereiro para março, da previsão de entrega das primeiras doses da vacina Oxford/AstraZeneca que serão produzidas no Brasil. A mudança deve dificultar ainda mais a execução do plano nacional de imunização contra a covid-19, que já sofre com incertezas quanto à importação dos insumos para a produção da Coronavac”. Não há estoque de insumos.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • A

          AB

          ± 14 horas

          ESPECIALISTA EM LOGÍSTICA

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • M

            MARTINI

            ± 14 horas

            CNN hoje (19/1/2021) com repórter ao lado do secretário municipal de saúde da Capital paulista está aguardando a vacina, a primeira a ser aplicada em enfermeira municipal, iniciando a vacinação no pessoal da Saúde do município! E âncora da emissora discorre sobre dificuldades em obter o Ingrediente Farmacêutico ATÍPICO (SIC!) - enquanto todos sabemos que produtores (China e Índia) do INGREDIENTE FARMACÊUTICO ATIVO estão dando preferência a países de seus interesses geopolíticos. E, principalmente para a China, enviamos substancial parte de nossos bois, porcos e frangos – restando aos brasileiros consumir ovos!

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • M

              Marcus Pinheiro Machado

              ± 15 horas

              GAZETA ,PARE DE ROGAR PRAGA.PEGOU A DOENÇA DO ALEXANDRE GARCIA?

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              1 Respostas
              • M

                Mirtão

                ± 14 horas

                Asno encantado detectadooooo...

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

            • G

              GLH

              ± 16 horas

              Resumindo, nos tornamos totalmente dependentes da China ! Mesmo que a opção fosse utilizar somente a "vacina inglesa", que de inglesa parece agora que só tem a embalagem. E o mundo cai de joelhos diante da China implorando por insumos pra produzir vacinas. Será que somente eu enxergo uma guerra se dessenrolando por traz disto tudo?

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • L

                Luiz Cesar

                ± 17 horas

                A China, tendo ou não sido a responsável pela geração do vírus, assunto que ainda rodará o mundo, se tornou reconhecidamente a dona das rédeas da economia mundial. O que me assusta é não haver comparação entre realidades para o comércio. Enquanto o País asiático que, frente à nossa realidade trabalhista, for equivalente a um escravocrata (sem DSR, 1/3 de Férias, 13º, multa por dispensa sem justa causa) e penduricalhos como FGTS, PIS, COFINS et caterva, não tiver uma taxação que eleve o custo de produção ao nosso, para fomentar nossa produção com equidade econômica, mandará na nossa economia.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • M

                  MICHAEL GUSTAV ADOLF MULL

                  ± 18 horas

                  Típicamente BR. Deixou a burocracia travar tudo até u último momento. Enquanto isto , outros países já compraram seus estoques e o BR , graças à Anvisa , entrou no fim da fila. Tudo pareçe promessa de campanha.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • M

                    Marcelo Gurgel

                    ± 18 horas

                    Gazeta do Povo com cara de Folha de São Paulo. Lamentável.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    1 Respostas
                    • A

                      Alex Fox

                      ± 15 horas

                      Comentário ridículo... não podem falar mal do governo federal ? Ficou chateado porque criticaram o "mito" ?

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                  • T

                    Targino

                    ± 18 horas

                    Se o nosso presidente estivesse mais preocupado em preparar uma vacina nacional do que em investir milhões em um remédio sem eficácia, estaríamos em um contexto muito melhor!

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • C

                      Celito Medeiros

                      ± 19 horas

                      O Planejamento do Governo na obtenção das Vacinas poderia ter sido Excelente se as Vacinas fossem entregues conforme era previsto. Quer entendamos ou não, estamos todos dependentes da estratégia da China X OMS. Produção de Vacinas na China ou na Índia, não muda isto. O nível de especulação é enorme, até normal, um sujeito seja jornalista ou cientista, tem uma opinião e passa a divulgar como se fosse norma internacional. Alguns médicos e cientistas provam a necessidade de tratamento, outros afirmam o contrário, sem definirem exatamente o que entendem por Tratamento, inflam apenas sobre a questão das ‘inas’, tido cloroquina etc, mas não é bem isto, existem diversos tipos de tratamentos.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • M

                        Mirtão

                        ± 20 horas

                        Muito teatrinho, muita rasgação de seda e euforia sendo que ninguém tem comprovação de nada ainda. Esta vacina é uma incógnita quanto aos efeitos adversos ou benéficos. Ninguém passou pela quarta fase ainda. Há grandes possibilidades destes macaquinhos de auditório passarem ridícula vergonha. Além do que, a "siencia" e os "sientistas", especialistas, jornalistas e cometaristats de jornal, não estão se dando conta que o vírus está mutando sucessivamente.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • J

                          Joao Jose da Silva

                          ± 20 horas

                          sargento Tainha diz que falta celeridade do chines ...kkkkk Brasileiros inteligentes falando que chines é uma mherda ...sao sujos..sao porcos ...so fabricam coisa de terceira categoria ...agora pedem de joelhos pressa no fornecimento das IFA's ...kkkkk Com o mercado mundial querendo as vacinas ....fuke you !!!

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • C

                            Celso Arruda Salomé

                            ± 0 minutos

                            Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • A

                              André

                              ± 22 horas

                              que o mundo reveja essa superdependencia de produção da China.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              1 Respostas
                              • J

                                José Luis Meister Peixoto

                                ± 22 horas

                                Este cenário foi sendo conduzido com planejamento estratégico pela China e o Ocidente caiu na armadilha. Agora é ir retirando as fabricas de lá ...

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                            • V

                              VIVIAN LUCIA ASINELLI MARTYNETZ

                              ± 0 minutos

                              Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • R

                                Rubens Farias

                                ± 22 horas

                                Para variar tudo nesse país de mer da e usado como propaganda política, o nível dos políticos é o mais baixo possível. Vão fazer estardalhaço com essas primeiras vacinas e depois com certeza vão aparecer os roubos os privilégios e tudo o que não presta

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                1 Respostas
                                • M

                                  MARTINI

                                  ± 14 horas

                                  País governado por oligarcas remanescentes das Capitanias Hereditárias, nunca deixará de ser colônia!

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                              • F

                                Felipe Scaramuzza

                                ± 22 horas

                                E assim a China fatura.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                Fim dos comentários.