• Carregando...
Secretário Nacional de Cultura Roberto Alvim.
Secretário Nacional de Cultura Roberto Alvim.| Foto: Olavo Soares/Gazeta do Povo

Não foi à toa que os nomes do Ministro da Informação e Propaganda nazista Joseph Goebbels e o do Secretário Especial da Cultura Roberto Alvim amanheceram associados e figurando entre os assuntos mais comentados nas redes sociais. Foi imediata a repercussão negativa ao vídeo em que o Secretário usa expressões idênticas a de discursos de Goebbels ao anunciar um prêmio de fomento à cultura.

O vídeo foi publicado na noite desta quinta-feira (16) na página da Secretaria Especial da Cultura, logo depois que o Secretário participou da live semanal com o presidente Bolsonaro anunciando o lançamento de um edital para produções de filmes de cunho nacionalista e outro de estímulo a produções culturais (de ópera a histórias em quadrinhos).

A lista de trending toppics do twitter inclui Goebbels, Roberto Alvim, Cultura, Nazismo, Israel, Alemanha e até Wagner (menção ao compositor alemão Richard Wagner, autor da trilha sonora que se ouve no vídeo). A hashtag #foraalvim também figura entre os assuntos do momento.

Os presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados, sugeriram através de postagens, o afastamento imediato do Secretário.

Analistas políticos pediram a demissão dele e que o governo se pronuncie sobre a fala de Roberto Alvim.

Na página do Facebook da Secretaria Especial da Cultura, onde o vídeo foi publicado, o post já tinha quase dois mil comentários hoje cedo. Os seguidores também associaram a fala de Roberto Alvim ao nazismo. Um deles chegou a publicar a citação original de Goebbels. Muitas das expressões são iguais às usadas pelo Secretário no vídeo.

O coordenador do Movimento Brasil Livre (MBL) aproveitou para mencionar a ideologia associada ao governo Bolsonaro.

Até o filósofo Olavo de Carvalho, que foi professor de Roberto Alvim e é considerado referência do pensamento conservador entre os bolsonaristas, criticou a fala do Secretário.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]