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#142 - Pesquisa aponta que a maioria dos brasileiros acredita que mais investimentos sociais podem diminuir a violência; e a farra do dinheiro público pago em pensões para filhas de servidores da União.

***1) O Brasil sofre com altos índices de criminalidade – foram 65,6 mil homicídios em 2017, de acordo com a última edição do Atlas da Violência. O tema ganhou mais peso desde a campanha presidencial de 2018, quando Jair Bolsonaro levantou a bandeira de combate ao crime. Diversos trabalhos científicos relacionam a diminuição da violência a investimentos em saúde, educação, moradia, cultura e emprego. Uma pesquisa do Datafolha divulgada no final de 2019 mostrou que para 57% dos brasileiros, o governo deveria investir em ações sociais, como combate ao desemprego e educação, para combater a criminalidade. Mas qual a área de investimento mais eficiente para se reduzir a violência? A correspondente em Brasília Kelli Kadanus fala do tema neste episódio do 15 Minutos.

***2) Oitenta e quatro mil pensionistas filhas maiores de idade de servidores públicos civis da União recebem um total de R$ 4 bilhões por ano. A grande maioria é de filhas solteiras, mas há também maiores casadas, desquitadas, separadas, divorciadas e viúvas. Irmãs e netas solteiras também recebem pensão. O blogueiro da Gazeta do Povo, Lúcio Vaz, explica mais essa farra com dinheiro público.

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O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia a dia, um resumo de temas relevantes. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda. O programa é publicado às 17h30 no streaming do Spotify, Google Podcast, Deezer e no iTunes.

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Ficha técnica: o ‘15 minutos’, podcast de notícias, é gravado no estúdio da Gazeta do Povo, em Curitiba # Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Jenifer Ribeiro, Maria Eduarda Scroccaro e Durval Ramos; montagem: Leonardo Bechtloff; identidade visual: Gabriela Salazar; estratégia de distribuição: Gladson Angeli e Marcus Ayres.

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